Cinema

Cinema: programação para os dias 07 a 13 de março

12/03/2014 14:27

Divulgação

› PRÉ-ESTREIA
Ninfomaníaca - Parte 2
Nos últimos três capítulos do drama erótico de Joe (Charlotte Gainsbourg), o diretor dinamarquês Lars von Trier enfoca os períodos mais sombrios da vida sexual da personagem. Direção: Lars von Trier (Nymphomaniac - Vol. 2, Dinamarca/França/Bélgica/Alemanha/Inglaterra, 2013, 123min). Estreia prometida para quinta (13).
Belas Artes 1.


› ESTREIAS
✪✪✪ Até o Fim
Nada se sabe a respeito do personagem de Robert Redford neste drama que, infelizmente, recebeu uma solitária indicação ao Oscar (de melhor edição de som). Depois que seu veleiro se choca com um contêiner à deriva no mar, este homem tenta remendar o estrago no casco. Não demora para uma tempestade deixá-lo em pânico. Embora incansável na luta pela sobrevivência, ele vai percebendo que as forças estão chegando ao fim. Com apenas um magnífico ator e formidáveis sequências rodadas no oceano, o segundo longa-metragem de J.C. Chandor (do pouco visto Margin Call) jamais cai na monotonia. O desfecho de dupla interpretação dá um sabor extra a essa angustiante saga intimista. Direção de J.C. Chandor (All Is Lost, EUA, 2013, 106min). 14 anos. Estreou em 7/3/2014. Belas Artes 1, BH Shopping 9.

Ela Vai
Catherine Deneuve interpreta Bettie no drama. Viúva de 60 anos, ela tem um amante que promete há muito tempo largar a esposa. Quando o faz, troca-a por uma mulher mais jovem. Desnorteada, Bettie pega o carro e parte numa viagem sem destino certo. Direção: Emmanuelle Bercot (Elle S’en Va, França, 2013, 116 min). 12 anos. Estreou em 7/3/2014.
Belas Artes 2.

✪✪ Eles Voltam
Em seu primeiro longa-metragem de ficção, o pernambucano Marcelo Lordello traz uma premissa instigante. Cris (Maria Luiza Tavares) e seu irmão são deixados pelos pais à beira da estrada. Enquanto o rapaz sai em busca de ajuda, a menina, de 12 anos, fica à espera na companhia apenas do celular. O tempo passa e ninguém reaparece. Para matar a fome e a sede, Cris aceita ser levada por um estranho para uma pequena comunidade. Lá, conhece gente humilde disposta a resolver o impasse. Filha de um advogado com uma comerciante do Recife, a protagonista se dá conta de uma outra realidade. A primeira hora do drama transmite o recado diretamente em sua proposta de enfocar o choque social. A partir daí, o roteiro se perde em caminhos tortuosos para chegar a uma conclusão pretensamente emotiva. Direção de Marcelo Lordello
(Brasil, 2012, 95min). 14 anos. Estreou em 7/3/2014. Cine CentoeQuatro.

✪✪ Insônia
A comédia romântica gaúcha ganha o olhar da adolescente Cláudia (Lara Rodrigues). Aos 15 anos, ela vive as incertezas da idade. Enquanto uma colega descola várias paqueras, Cláudia sente o peso da timidez. Órfã de mãe, a garota mora com o pai, o argentino Rafael (Daniel Kuzniecka), e desabafa trocando mensagens com um estranho, apelidado Insônia, num chat da internet. Ao passar uns dias num hotel, Cláudia conhece Andreia (Luana Piovani), de 28 anos. Da afinidade entre as duas, nascem fortes laços de amizade. A primeira parte mostra-se simpática ao refletir as dúvidas da protagonista, praticamente as mesmas de sua amiga mais velha. Daí em diante, Andreia engata um previsível romance com Rafael e a história cai no lug­ar-comum. Rodado em 2007, o longa-metragem tenta fisgar o público-alvo dando um ar moderninho à narrativa - seja pelas animações no estilo dos gibis ou pela trilha sonora pop. A cara de novelinha juvenil, contudo, permanece. Direção: Beto Souza (Brasil/Argentina, 2012, 84min). 12 anos. Estreou em 7/3/2014.
Belas Artes 2.

✪✪ Justin Bieber’s Believe
O que diferencia Justin Bieber - Never Say Never, lançado em fevereiro de 2011, desse novo documentário musical do cantor canadense? Bieber ficou dois anos mais velho. O diretor ainda é o mesmo e a fórmula de unir show e cenas de bastidores permanece igualzinha. Se antes havia um fator novidade por trazer à tona o talento de Bieber ainda criança, agora se trata de um repeteco para agradar às fãs. No palco dos shows em Miami, em 2013, ele exibe o corpo sarado, afinação e gingado. A meninada delira em canções como Lollipop e Boyfriend. E, sim, a manjada Baby está lá, acompanhando os créditos finais. Direção: Jon M. Chu (Justin Bieber’s Believe, EUA, 2013, 92min). Livre. Estreou em 7/3/2014.
Minas Shopping 4, Pátio Savassi 7, Shopping Estação BH 1.

Nenhuma Fórmula para a Contemporânea Visão do Mundo
Nesta comédia independente, uma jovem escritora em crise, após se separar do marido, é contratada pelo gângster Al Gazarra para escrever 42 peças de teatro sobre o deus Pan. Direção: Luís Rocha Melo (Brasil, 2012, 82min). 14 anos. Estreou em 7/3/2014.
Cine CentoeQuatro.

Tinker Bell - Fadas e Piratas
Animação. Zarina, a fada guardiã do pozinho mágico, é ambiciosa e, por isso, se junta ao bando dos piratas de Skull Rock. Cabe a Tinker Bell e suas amigas tentar evitar essa união. Direção: Peggy Holmes (The Pirate Fairy, EUA, 2014, 78min). Livre.
Dublado: Shopping Contagem 4, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 1, Pátio Savassi 1, Shopping Estação BH 6. Dublado, em 3D: Itaú Power 5, Boulevard 2, Del Rey 1, Shopping Cidade 4.

✪✪✪ Walt nos Bastidores de Mary Poppins
+ Comédia dramática Walt nos Bastidores de Mary Poppins encanta na medida certa
Dublado: Del Rey 3, Shopping Cidade 1. Legendado: Boulevard 5, DiamondMall 4, Paragem 3, Ponteio 1.


› EM CARTAZ
✪✪ Uma Aventura Lego
A animação já ganhou uma perfeição tão intensa que esta parece, no primeiro olhar, um desenho tosco e antigo. Os personagens são feitos com bonecos de Lego, o famoso brinquedo de pecinhas de montar. Duros, eles têm pouquíssimos movimentos. O grande desafio, então, era dar ação ao filme. Graças a um roteiro bem-humorado e uma produção farta em cores, o resultado acaba agradando - e não só à criançada. O início, de arrancada lenta, mostra o cotidiano de Emmet. Operário da construção civil, esse cara é rechaçado pelos colegas e vive solitário. Tudo muda quando a jovem Mega Estilo o encontra com a peça de resistência, um objeto capaz de torná-lo o salvador do mundo. Na jornada para derrotar o vilão Sr. Negócios, Emmet depara com aliados como Batman, Lanterna Verde e até Shakespeare. Direção: Phil Lord e Christopher Miller (The Lego Movie, Estados Unidos/Austrália/Dinamarca, 2014, 100min). Livre. Estreou em 7/2/2014.
Dublado: BH Shopping 8, Pátio Savassi 7, Via Shopping 5.

✪✪✪✪ As Aventuras de Peabody e Sherman
A criançada vai se entreter por causa da incessante movimentação, da simpatia dos personagens e das confusões. Os adultos, por sua vez, devem “entender” a trama e identificar figuras reais históricas misturadas às fictícias. Deliciosamente nonsense, a animação mostra a união de Peabody e Sherman. Rejeitado na infância, o cãozinho Peabody dedicou-se a estudar muito e, falastrão, virou um cientista famoso. Empresário de sucesso, driblou as leis humanas para adotar o igualmente desprezado Sherman. A harmonia, contudo, se quebra quando o menino, num momento de desespero, morde uma antipática coleguinha de escola. Os pais dela vão tirar satisfação com Peabody e, sem querer, Sherman e a garota acionam uma máquina do tempo. A partir daí, a aventura põe o trio de protagonistas em situações divertidas, do Egito dos faraós à Renascença italiana. Direção: Rob Minkoff (Mr. Peabody & Sherman, EUA, 2014, 92min). Livre. Estreou em 28/2/2014.
Dublado: Betim Shopping 1, Shopping Contagem 2, BH Shopping 6 e 10, DiamondMall 3, PampulhaMall 3,Paragem 5, Ponteio 4, Shopping Cidade 3, Shopping Estação BH 1 e 4, Via Shopping 3. Dublado, em 3D: Big Shopping 4, Itaú Power 6, BH Shopping 1, Boulevard 2, Del Rey 2, DiamondMall 6, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 6, Pátio Savassi 2 e 4, Shopping Cidade 5, Shopping Estação BH 2, Shopping Norte 2.

✪✪ Caçadores de Obras-Primas
Em 1945, ao fim da II Guerra, um grupo se reuniu na Europa para reencontrar quadros e outras relíquias que, a mando de Hitler, haviam sido surrupiadas dos museus. O filme baseado em uma história real tinha tudo para dar certo, sobretudo com George Clooney como roteirista, produtor, protagonista e diretor - este é seu quinto lo­n­ga-metragem atrás das câmeras. Embora traga momentos de graça, a aventura patina entre o humor e o drama. Clooney assume o posto de líder na pele do historiador americano Frank Stokes. Ele junta outros seis companheiros para segui-lo na jornada. Entre eles, James Granger (Matt Damon), um especialista em arte do Metropolitan, de Nova York. Embora a recriação de época encha os olhos, a fita não acerta a mira e, muitas vezes, transparece a flacidez numa história à deriva. De encantadora há a delicada relação entre Granger e Claire Simone (Cate Blanchett), uma francesa solitária que fingia colaborar com os nazistas. Direção: George Clooney (The Monuments Men, EUA/Alemanha, 2014, 118min). 12 anos. Estreou em 14/2/2014.
Dublado: Via Shopping 5.

✪✪ Clube de Compras Dallas
O drama recebeu seis indicações ao Oscar e ficou com três prêmios: melhor maquiagem/cabelo, ator (Matthew McConaughey) e ator coadjuvante (Jared Leto). Canadense de Quebec, Jean-Marc Vallée (de C.R.A.Z.Y.) quis dar um panorama do tenebroso período da aids da década de 80 centrado num heterossexual. Interpretado por McConaughey, que perdeu mais de 20 quilos, Ron Woodroof é um caubói homofóbico e mulherengo do Texas. Em 1985, ao descobrir ter contraído o vírus, não aceita o resultado do exame e passa a exagerar no sexo e nas drogas. Ao se dar conta da morte iminente, parte para o México, onde um médico havia descoberto um tratamento alternativo capaz de prolongar a vida dos soropositivos. Woodroof passa a traficar o medicamento para os Estados Unidos. O roteiro ganha pontos ao trazer à tona esse personagem real e os meios encontrados por ele para lucrar com a própria doença e lutar na Justiça por seus direitos de sobrevivência. Em torno dele, porém, o registro de época soa falso, incluído aí um tipo ficcional. O gay/transexual/travesti, ou sa­be-se lá o quê, feito por Jared Leto revela-se inconsistente e serve apenas para dar um contraponto à figura machista e preconceituosa do protagonista. Direção: Jean-Marc Vallée (Dallas Buyers Club, EUA, 2013, 117min). 16 anos. Estreou em 21/2/2014.
Pátio Savassi 8, Ponteio 2.

Um Conto do Destino
Roteirista de Uma Mente Brilhante e O Código Da Vinci, Akiva Goldsman estreia na direção com um romance fantástico ambientado em Nova York em duas épocas distintas. Mecânico irlandês em Man­hattan, Peter Lake (Colin Farrell) invade uma mansão para roubá-la e, lá, encontra uma garota à beira da morte. Direção: Akiva Goldsman (Winter’s Tale, EUA, 2014, 118min). 12 anos. Estreou em 21/2/2014.
Itaú Power 2, Pampulha Mall 4, Paragem 5, Shopping Cidade 8.

✪✪✪ 12 Anos de Escravidão
Drama. No Oscar, faturou os troféus de melhor filme, roteiro adaptado e atriz coadjuvante, para a luminosa Lupita Nyong’o. O trunfo está no assunto raras vezes abordado no cinema. Inspirada na trajetória real de Solomon Northup, extraída do livro escrito por ele e publicado em 1853, a história enfoca o período em que esse negro nascido livre virou escravo. Em 1841, Solomon (papel de Chiwetel Ejiofor) tinha uma vida tranquila com a mulher e um casal de filhos em Nova York. Violinista, foi seduzido por dois empresários a fazer apresentações em Washington. Tudo ia bem até ele acordar preso e, em seguida, ser levado para o racista sul dos Estados Unidos. Vendido como escravo, Solomon foi tratado como mercadoria, mudou de donos e virou objeto de humilhação do irascível Edwin Epps (Michael Fassbender, ponto alto do elenco). Brad Pitt, um dos produtores da fita, faz uma participação quase constrangedora. Há uma falha grave: pouco se sentem os doze anos em que Solomon ficou longe da família, e o reencontro deles parece emocionalmente forçado. Entre as qualidades, o diretor Steve McQueen (de Shame) extrai o melhor de seu casting, expõe abertamente o tratamento dispensado aos negros e compõe o registro com cenas fortes. Direção: Steve McQueen (12 Years a Slave, EUA/Inglaterra, 2013, 134min). 14 anos. Estreou em 21/2/2014.
Del Rey 4, DiamondMall 1, Paragem 4, Ponteio 4.

✪✪✪✪ Ela
Não à toa, a comédia dramática levou o Oscar de melhor roteiro original. A trama se passa num futuro próximo em Los Angeles, mas teve cenas externas rodadas em Xangai, na China. Nela, Theodore (Joaquin Phoenix) sente-se solitário porque está prestes a assinar o divórcio da mulher (Rooney Mara). Seu emprego, criativo porém metódico, consiste em escrever cartas para clientes pelo computador. Do mundo virtual, vem a recompensa para os dias amargos. Theodore compra um aparelho de inteligência artificial e dele sai a voz de veludo de Samantha (Scarlett Johansson). Não demora para o protagonista se derreter pelos deliciosos papos da nova companhia e transformá-la em namorada. E ela corresponde com a mesma intensidade. A imaginação ilimitada do realizador joga o espectador num enredo de ficção científica sem escalas na realidade. É preciso embarcar no excêntrico ponto de partida para desfrutar o humor melancólico. A tristeza profunda com que o diretor/roteirista Spike Jonze aborda os relacionamentos afetivos traz, no entanto, uma evidência latente. Direção: Spike Jonze (Her, EUA, 2013, 126min). 14 anos. Estreou em 14/2/2014.
Ponteio 4.

✪✪ Frankenstein - Entre Anjos e Demônios
O personagem extraído do livro de Mary Shelley foi colocado numa trama de suspense ambientada nos dias de hoje. No início do filme, é revelado que o doutor Frankenstein morreu congelado e o monstro sobreviveu com a ajuda de uma ordem de gárgulas praticantes do bem. Chamada de Adam (Aaron Eckhart) pela rainha (Miranda Otto) desses seres, a criatura vira alvo de uma horda de demônios cujo líder (Bill Nighy) tem o desejo de criar um exército com ressuscitados. Efeitos visuais bacanas sustentam uma trama sem sustos e que foge totalmente ao texto original. Direção: Stuart Beattie (I, Frankenstein, EUA/Austrália, 2014, 93min). 12 anos. Estreou em 24/1/2014.
Dublado: Shopping Norte 4.

✪✪✪ Frozen - Uma Aventura Congelante
A animação levou o Oscar, assim como sua canção, Let It Go. Graciosa, a história enfoca a trajetória de duas princesas. Elsa, a primogênita, possui o dom de transformar em gelo tudo o que toca. Ao ser coroa­da, tem seu poder revelado para o povo do reino nórdico de Arendelle. Assustados, os habitantes pensam tratar-se de bruxaria. Elsa escapa de lá e refugia-se nas montanhas nevadas. Espevitada e destemida, sua irmã, Anna, precipita-se atrás dela e deixa o trono aos cuidados de seu noivo. Direção: Chris Buck, Jennifer Lee (Frozen, EUA, 2013, 102min). Livre. Estreou em 3/1/2014.
Dublado: Big Shopping 4, Shopping Norte 4.

✪✪✪ Gloria
Gloria (Paulina García) é uma mulher de me­ia-idade divorciada e com muita disposição para encontrar uma nova cara-metade. Mãe de um casal de filhos adultos e assídua frequentadora de casas de dança, essa senhora acaba conhecendo o sessentão Rodolfo (Sergio Hernández), ex-militar e dono de um clube de paintball em Santiago. O primeiro encontro já ter­mina na cama e o romance tem início. Se a protagonista encontrou a liberdade depois do fim do casamento, seu parceiro, embora igualmente separado, ainda mantém vínculos com a ex-esposa e as duas filhas. Diretor e roteirista, Sebastián Lelio foca uma personagem fascinante defendida no drama com simpatia por Paulina, não à toa premiada como melhor atriz no Festival de Berlim do ano passado. Direção: Sebastián Lelio (Gloria, Chile/Espanha, 2013, 110min). 14 anos. Estreou em 31/1/2014.
Belas Artes 3.

O Herdeiro do Diabo
Zack (Zach Gilford) e Samantha (Allison Miller) se casam. Pouco tempo depois, descobrem que serão pais. Aos poucos, a gravidez torna-se um incômodo e, num clima de terror, o casal depara com uma força maligna se apossando do corpo da mulher. Direção: Matt Bettin­elli-Olpin e Tyler Gillett (Devil’s Due, EUA, 2014, 89min). 14 anos. Estreou em 24/1/2014.
Dublado: Shopping Norte 3.

Hércules
A aventura épica mostra a origem de Hércules (Kellan Lutz), o semideus que é filho de Zeus e da rainha Alcmena. Além das batalhas a enfrentar, o protagonista precisa aceitar seu destino como homem e herói. Direção: Renny Harlin (The Legend of Hercules, EUA, 2014, 99min).
14 anos. Estreou em 7/2/2014.
Dublado: Itaú Power 2.

✪✪✪ O Lobo de Wall Street
Embora com cinco indicações ao Oscar, o drama saiu sem nada. Em cena o tempo inteiro, Leonardo DiCaprio (que merecia o prêmio de melhor ator) exibe vitalidade física e artística numa atuação que faz dele, sem dúvida, o motor de uma história inspirada em acontecimentos reais. No caso, a de Jordan Belfort. O protagonista entrou no mercado financeiro aos 22 anos e perdeu o emprego quando a Bolsa de Nova York despencou em 1987. Esperto e ambicioso, instalou-se numa pequena firma de Long Island. Lá, ergueu uma fulgurante carreira para, logo depois, abrir a própria empresa, associado ao malucão Donnie Azoff (Hill). O novo amigo o apresentou às drogas. A partir daí, Belfort seguiu numa escalada profissional de fraudes, trocou a esposa por uma amante de capa de revista masculina, abusou de barbitúricos, participou de orgias e conquistou o objetivo de virar milionário. Scorsese escancara essa vida de muitos vícios e virtude zero. Prepare-se para sequências escandalosas, certamente as mais atrevidas na filmo­gra­fia do cineasta. Direção: Martin Scorsese (The Wolf of Wall Street, EUA, 2013, 180min). 18 anos.
Estreou em 24/1/2014.
Pátio Savassi 4.

✪ A Menina que Roubava Livros
O início do drama de época promete uma trama calorosa e emotiva. Não é, porém, o que ocorre nas mais de duas horas de projeção desta adaptação do best-seller homônimo, escrito pelo australiano Markus Zusak. Em 1938, a menina Liesel (Sophie Nélisse) ganha novos pais ao ser deixada pela mãe comunista num pequeno vilarejo alemão. Ao contrário da severa Rosa (Emily Watson), Hans (Geof­frey Rush), o pai adotivo, a trata com carinho e a ensina a ler. A menina acaba pegando mais gosto pelos livros quando Max (Ben Schnetzer) consegue abrigo por lá. Trata-se de um jovem judeu, acolhido pelo casal e escondido no porão da casa. Em recriação fraquinha, a história não possui densidade dramática no enfoque da II Guerra. Direção: Brian Percival (The Book Thief, EUA/Alemanha, 2013, 131min). 12 anos. Estreou em 31/1/2014.
Dublado: Minas Shopping 4, Via Shopping 5. Legendado: Big Shopping 4, BH Shopping 9, DiamondMall 1.

✪✪✪✪ Philomena
O drama concorreu a quatro prêmios no Oscar e ficou a ver navios. Steve Coogan produziu e escreveu o roteiro desta versão para o cinema do livro Philomena, publicado em 2009 pelo jornalista Martin Sixsmith e lançado no Brasil pela Verus Editora. A história real traz lances comoventes e parece extraída da ficção. Em 1952, a jovem irlandesa católica Philomena (Sophie Kennedy Clark) dá à luz um menino num convento. Mãe solteira, ela fica separada do bebê, que ganha pais adotivos três anos depois. Philomena jamais conseguiu esquecer o trauma. Na Londres de 2002, sua filha procura o repórter desempregado Martin Sixsmith (Coogan) na intenção de ajudar a mãe a reencontrar o primogênito. Com faro para uma boa reportagem, ele oferece a dolorosa história de Philomena, agora vivida pela magnífica Judi Dench, a uma publicação. Levada pelo diretor Stephen Frears (A Rainha), a trama tem boas reviravoltas, certo humor e um ótimo confronto de personalidades entre os protagonistas. Direção: Stephen Frears (Philomena, EUA/Inglaterra/França, 2013, 98min). 12 anos. Estreou em 14/2/2014.
Belas Artes 3.

✪✪ Pompeia
Milo viu sua família ser exterminada a mando dos romanos. Cresceu com sede de vingança, ódio do senador Corvus (Kiefer Sutherland) e, adulto, virou um gladiador escravizado nas arenas de Pompeia no ano 79 d.C. Interpretado pelo insosso Kit Harington, Milo é saradão, forte e imbatível no coliseu. Ao conhecer a doce Cassia (Emily Brow­ning), filha de um rico investidor, o protagonista se apaixona, mas sabe que a diferença de classes tende a impedir o amor. A princípio, um épico chamado Pompeia deveria prometer um filme-catástrofe sobre a destruição da cidade italiana pela erupção do vulcão Vesúvio. Paul W.S. Anderson, diretor de três episódios da cinessérie Resident Evil, tarda a mostrar a tragédia e, enquanto isso, enrola a plateia em enredo de clichês românticos e vilanias estereotipadas. Nem mesmo quando as explosões de fogo têm início dá para perceber certo realismo na trama devido à transformação da suposta veracidade em fantasia sem fim. Direção: Paul W.S. Anderson (Pompeii, EUA/Alemanha/Canadá, 2014, 105min). 12 anos. Estreou em 21/2/2014.
Dublado: Shopping Contagem 4, Via Shopping 3. Dublado, em 3D: Itaú Power 5, Boulevard 2, Del Rey 1, Minas Shopping 2, Shopping Cidade 4, Shopping Estação BH 2. Legendado, em 3D: BH Shopping 1, Pátio Savassi 2, Shopping Estação BH 2.

✪✪✪ RoboCop
Quando foi lançado, em 1987, RoboCop era uma ficção científica. Esta refilmagem, ambientada em 2028, traz aos tempos “quase” atuais uma história muito próxima da realidade futura. Nela, os robôs fabricados pela OmniCorp agem livremente em Teerã, mas uma lei os impede de proteger a população americana. Esbravejando em seu programa de TV, um apresentador (interpretado com sagacidade por Samuel L. Jackson) quer que os drones atuem em Detroit e, por isso, apoia Raymond Sellars (Michael Keaton), o CEO da empresa. Surge, então, uma ideia a princípio promissora: criar um híbrido de homem e máquina. A cobaia do projeto será Alex Murphy (papel do sueco Joel Kinnaman, do seriado The Killing), policial que investigava um esquema de corrupção e sofreu um atentado que o deixou mutilado. Diretor dos dois Tropa de Elite, o carioca José Padilha teve um orçamento de 140 milhões de dólares e carta branca de Hollywood para realizar a fita de ação. Nota-se a dinheirama investida nas eletrizantes cenas de ação ou nos bacanas efeitos visuais. O melhor do roteiro, porém, está em sua porção dramática - no doloroso confronto de Murphy com sua família e em sua revolta em ter virado um ser cibernético. Direção: José Padilha (RoboCop, EUA, 2014, 108min).
Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 3, Itaú Power 1, Shopping Contagem 3, BH Shopping 3, Minas Shopping 3 e 6, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 6, Shopping Estação BH 5, Shopping Norte 5, Via Shopping 1. Legendado: Shopping Contagem 3, BH Shopping 3 e 5, Boulevard 3, Del Rey 5, DiamondMall 3, Paragem 2, Pátio Savassi 3 e 7, Ponteio 2, Shopping Estação BH 5.

✪✪✪ Sem Escalas
O ator irlandês Liam Neeson já foi indicado ao Oscar, em 1994, pela atuação em A Lista de Schindler. De uns anos para cá, mudou o rumo da carreira para virar um herói de fitas de ação. Após alguns filmes lamentáveis, Neeson ressurge neste suspense praticamente todo ambientado dentro de um avião. Surpresa: a trama não cai um minuto e segura a plateia em tensão permanente, ainda que tenha lá seus absurdos. Neeson interpreta Bill Marks, passageiro de um voo de Nova York a Londres, que vive um pesadelo até chegar (e se chegar) ao destino. Visivelmente estressado, Marks bebe muito e até fuma no banheiro da aeronave. Mas seu controle vai mesmo para o espaço quando começa a receber torpedos pelo celular. Um estranho pede que ele deposite uma fortuna em sua conta para não acionar uma bomba em pleno ar. Impondo sua posição de policial federal aéreo, o protagonista se apoia em uma passageira (Julianne Moore) e nas comissárias para que o ajudem a encontrar o sujeito. Embora as ameaças sejam constantes, nenhuma das pessoas a bordo parece suspeita. Marks estaria paranoico? Direção: Jaume Collet-Serra (Non-Stop, EUA/França, 106min). 14 anos. Estreou em 28/2/2014.
Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 2, Itaú Power 4, Shopping Contagem 2, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 2, Shopping Cidade 2, Shopping Estação BH 6, Shopping Norte 2, Via Shopping 1. Legendado: Shopping Contagem 2, BH Shopping 7, Boulevard 1, Del Rey 7, DiamondMall 2, Pátio Savassi 8, Shopping Estação BH 1 e 6.

✪✪✪ Trapaça
O filme com mais indicações ao Oscar (dez, o mesmo número de Gravidade) foi o grande perdedor e ficou sem nada. Embora su­perestimado, o longa-metragem tem uma condução talentosa de David O. Russell (de O Lado Bom da Vida). A comédia envolve o casal de amantes Sydney (Amy Adams) e Irving (Christian Bale), especialista em passar a perna em otários. Quando a malandragem é descoberta pelo agente do FBI Richie DiMaso (Cooper), os vigaristas precisam colaborar com o detetive. O plano consiste em pôr em maus lençóis o prefeito de Camden, Nova Jersey. Em meio às reviravoltas, entra em cena a esposa de Irving, interpretada por uma esfuziante Jennifer Lawrence. Ambientada em 1978, a história é embrulhada em impecável recriação de época e traz sensacional trilha sonora. Direção: David O. Russell (American Hustle, EUA, 2013, 138min). 14 anos. Estreou em 7/2/2014.
Itaú Power 2, BH Shopping 6, Boulevard 4, DiamondMall 6, Paragem 5, Pátio Savassi 7, Ponteio 2.

✪✪ Tudo por um Furo
Como O Âncora — A Lenda de Ron Burgundy passou batido no Brasil dez anos atrás, a distribuidora, sensatamente, mudou o título original (O Âncora 2) desta comédia. Will Ferrell retoma o personagem do apresentador de TV Ron Burgundy. Após alguns fiascos diante da câmera, ele é demitido em 1979. Perde também a esposa (Christina Applegate), que foi promovida na emissora. Seis meses depois, Burgundy tem a missão de formar uma equipe de repórteres para um novo canal de notícias com informações 24 horas (uma explícita brincadeira com a CNN). E vai atrás de seus parceiros, interpretados por Paul Rudd, Steve Carell e David Koechner. A longa duração atrapalha o ritmo ao esticar as piadas, algumas delas muito sem graça. O roteiro, porém, acerta ao fazer uma crítica ao jornalismo popularesco e, nos minutos finais, há uma avalanche de astros (Will Smith, Marion Cotillard, Jim Carrey, Liam Neeson...) numa sequência hilariante. Direção: Adam McKay (Anchorman 2: The Legend Continues, EUA, 2013, 119min). 12 anos. Estreou em 28/2/2014.
Dublado: Shopping Cidade 8. Legendado: BH Shopping 10, Boulevard 4, Del Rey 7.



Comentários
BUSCAR