Exposições

Oi Futuro exibe trabalhos de 27 profissionais na 1ª Mostra de Fotojornalismo Mineiro

Imagens publicadas nos jornais de Belo Horizonte revelam olhar sensível sobre a capital mineira

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Leandro Curi
(Foto: Redação VejaBH)

Crianças brincam na fonte da Praça da Estação: a foto de Leandro Couri para o jornal Estado de Minas foi uma das selecionadas

Uma tarde de calor na Praça da Estação pode não parecer uma boa ideia para a maioria das pessoas. Mas há quem veja beleza nesse cenário. Principalmente se houver duas crianças se divertindo nas fontes que brotam do chão. O fotógrafo Leandro Couri, em mais um dia de trabalho para um jornal da cidade, clicou a cena, que integra a 1ª Mostra de Fotojornalismo Mineiro.

A partir de quinta (24), a Galeria 2 do Oi Futuro vai expor 69 imagens publicadas em 2012 pelos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, Metro e O Tempo. São registros de casos policiais, do drama causado pelas enchentes, dos bastidores da política, e, principalmente, do cotidiano da capital. A seleção das fotos foi feita, com a ajuda dos editores de cada veículo, pelo fotógrafo e professor da PUC Minas Eugênio Sávio. Ele conta que, além de uma oportunidade de ver belas imagens de Belo Horizonte, a mostra é uma forma de homenagear o ofício dos fotojornalistas. "Para fazer boas fotos como essas, não basta ter uma câmera moderna na mão ou saber a técnica", diz. "É preciso ter um olhar sensível e mais sofisticado." Sávio, que também coordena o projeto Foto em Pauta (com exposições e debates sobre fotografia), afirma que o trabalho dos colegas é pouco valorizado pelos veículos brasileiros. A ideia é que a primeira edição da mostra sirva de incentivo para os profissionais e que, no ano que vem, o projeto ganhe sequência.

1ª Mostra de Fotojornalismo Mineiro. Oi Futuro - Galeria 2. Avenida Afonso Pena, 4001, Mangabeiras, ☎ 3229-3131. Terça a sábado, 11h às 21h; domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 31 de março. A partir de quinta (24).

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE