Veja BH recomenda

Veja BH recomenda

17/08/2012 11:13

Marcelo Lyra
Elba Ramalho: merecida homenagem a Luiz Gonzaga

Show
Elba Ramalho.
Neste ano, um sem-número de espetáculos homenageia Luiz Gonzaga, que completaria seu centenário em dezembro. Nem poderia ser diferente. Afinal, trata-se de um dos artistas fundamentais do cancioneiro nacional. Um desses festejos acontece na quinta (23), no Sesc Palladium, dentro do projeto Compositores.BR. Para exaltar a memória do Rei do Baião foi escolhida a cantora paraibana Elba Ramalho. Uma das principais representantes da música nordestina, ela é escolada no repertório de Gonzagão. Há dez anos gravou um disco só com canções dele. Elba aparece na segunda parte do show, interpretando obras marcantes como Asa Branca e Sala de Reboco. Antes, um duo de acordeão formado pelas mineiras Iara de Andrade e Sarah Assis revela versões de clássicos do sanfoneiro criadas para a ocasião, como Qui Nem Jiló e Xote das Meninas.





José Luiz Pederneiras
O espetáculo Sem Mim: canções medievais e poesia com o mar

Dança
Grupo Corpo.
O tradicional programa duplo apresentado anualmente pela companhia mineira brinda o público com dose extra de Rodrigo Pederneiras. Sem Mim (2011), a mais recente criação do coreógrafo, e Benguelê (1998) ficam em cartaz entre quinta (23) e domingo (26) no Palácio das Artes. Com trilha sonora de João Bosco, Benguelê resgata influências africanas, mouras e europeias para dar ritmo a um balé com jeito de congado, maracatu e candomblé. Mais romântico, Sem Mim usa o mar como metáfora para o anseio de jovens apaixonadas à espera do amado. O cenário de Paulo Pederneiras envolve o elenco, que tem o corpo coberto por uma segunda pele com adornos de tatuagem. Arrojo da figurinista Freusa Zechmeister. Composta por Carlos Núñez e José Miguel Wisnik com base em canções medievais galegas, a música é interpretada por artistas como Chico Buarque e Milton Nascimento.




Divulgação
Alice Taglioni e Patrick Bruel em Paris-Manhattan: a comédia será exibida no Belas Artes

Cinema
Festival Varilux de Cinema Francês 2012
. Pela terceira vez, Belo Horizonte recebe essa já tradicional mostra de cinema. O evento apresenta anualmente em 32 cidades brasileiras um panorama da atual produção cinematográfica francesa. Comédias, dramas, uma animação e um thriller gótico estão previstos na programação. Entre as dezessete fitas exibidas figuram sucessos de crítica e público, como o longa Adeus Berthe — O Enterro da Vovó, de Bruno Podalydes, atração do último Festival de Cannes. Fenômeno de bilheteria, a comédia Intocáveis, de Olivier Nakache e Éric Toledano, já levou cerca de 20 milhões de franceses aos cinemas e abre a mostra. Outra fita de humor selecionada é Paris-Manhattan, que conta a história de uma bela farmacêutica apaixonada pelos filmes de Woody Allen. Para quem curte suspense, a dica é O Monge. A adaptação do romance gótico de Matthew G. Lewis, publicado em 1796, tem o astro francês Vincent Cassel no elenco. As sessões ocorrem no Belas Artes até quinta (23).




Divulgação
A celebrada pianista Anna Malikova: apresentação no próximo sábado (25)

Concerto
Anna Malikova.
A pianista russa é a sétima convidada da temporada especial do projeto Concertos Didáticos FEA, que levou nomes como Nelson Freire e Arthur Moreira Lima aos palcos do Conservatório da UFMG. Nascida no Uzbequistão, a artista começou cedo no ofício da música, àquela altura já revelando sua versatilidade ao transitar com fluência por diversos estilos. Graduou-se no Conservatório Tchaikovsky de Moscou em 1991 e, dois anos depois, foi coberta de honras no concurso que a lançou internacionalmente, o ARD de Munique. Fazia doze anos que o prêmio não era concedido a um pianista. Anna concilia uma agenda intensa de concertos com a sua atuação como membro do júri de concursos como o Chopin, em Moscou e Pequim, e o Vianna da Motta, em Lisboa. No sábado (25), apresenta repertório com obras de Franz Schubert (1797-1828), Franz Liszt (1811-1886) e Robert Schumann (1810-1856).



Comentários
[an error occurred while processing this directive]
BUSCAR