Fotografia

Guto Muniz reúne 25 anos de fotografias de peças de teatro em site

Com carreira dedicada a registrar artes cênicas de Minas, fotógrafo oferece mais de 4 700 imagens para o público

por João Renato Faria | 15/08/2012 19:05

Guto Muniz

Um acervo fotográfico inestimável, que registra momentos históricos das artes cênicas de Minas Gerais, logo vai estar disponível para o público. O fotógrafo Guto Muniz lança no domingo (19) o site Foco in Cena (www.focoincena.com.br), que reúne cerca de 4 700 fotos produzidas por ele em 25 anos de cobertura de teatro, em mais de 400 espetáculos.

A internet apareceu como meio ideal para divulgar as fotos quando Muniz viu o tamanho do acervo que tinha juntado ao longo do tempo, cerca de 100 000 registros. "Um livro seria impossível, são muitas imagens", diz. Ele teve um ano de trabalho intenso para selecionar as imagens que estão no ar, já que os filmes feitos entre 1987 e 2000 tiveram de ser digitalizados.

Para completar, informações sobre as peças também foram levantadas, como ficha técnica e o nome de atores. "Foi um trabalho de memória mesmo". Se destacam entre as preciosidades imagens da primeira montagem de Romeu & Julieta, do Grupo Galpão, em 1992, além dos primeiros passos de companhias como Mimulos e Primeiro Ato, além de todas edições do Festival Internacional de Teatro (FIT).

Ele antecipa que mais de 700 peças devem ser acrescentadas ao site nos próximos meses, totalizando, no final, mais de 12 000 fotos disponíveis. Quem preferir sair do virtual pode conferir o trabalho de Guto Muniz pessoalmente. Desde quarta (15) está em cartaz no Memorial Minas Gerais - Vale, na Praça da Liberdade, a exposição Foco in Cena, que traz 120 fotos do precioso acervo do fotógrafo.

Foco in Cena. Memorial Minas Gerais - Vale. Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias, Funcionários. Telefone: 3343-7317. Terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 18h; quinta, 10h às 22h; domingo, 10h às 16h. Grátis. Até 30 de novembro.



Comentários
[an error occurred while processing this directive]
BUSCAR