Eleições

Antonio Anastasia é eleito senador em Minas Gerais

Ex-governador teve 56% dos votos válidos

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Como esperado, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) foi eleito senador em Minas Gerais neste domingo (5). Com 92,48% das urnas apuradas, às 19h45, o tucano tinha 56,67% dos votos válidos (ou 4.690.970 votos). Em relação às pesquisas de intenção de voto realizadas às vésperas da eleição, a votação do segundo colocado, Josué Alencar (PMDB), filho do ex-vice-presidente José Alencar, surpreendeu. Ele teve 40,27% dos votos (3.333.484).

Mais + Pacto federativo na mira de Antonio Anastasia + De volta ao bairro de Lourdes, ex-governador Antonio Anastasia retoma os hábitos de cidadão comum + Treze belo-horizontinos compartilham suas memórias de infância em BH

Belo-horizontino de 53 anos, Antonio Anastasia (PSDB) diz que nasceu com vocação para o serviço público. Considerado um aluno brilhante por colegas e professores da faculdade de direito, nunca quis ter escritório de advocacia próprio. Recém-formado, passou em um concurso da Fundação João Pinheiro. Seu patrimônio declarado, de 562 000 reais, inclui o apartamento onde mora sozinho, em Lourdes, e algumas aplicações financeiras. A revisão do pacto federativo foi a principal bandeira da sua candidatura. "Não é assunto compreensível para todos, mas afeta diretamente a vida das pessoas", diz. "Com a alta concentração de recursos nos cofres da União, estados e municípios não têm como atender às demandas da população." Segundo ele, é preciso mudar as regras para dar mais autonomia a prefeitos e governadores.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE