Prêmio

Belo Horizonte receberá o Oscar da joalheria brasileira

Premiação do Auditions será na segunda (12), no Palácio das Artes

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Na segunda (12), o Palácio das Artes sediará a final de um dos concursos mais importantes de design de joias do mundo. O prêmio Auditions, organizado pela AngloGold Ashanti Brasil e que chega à sua décima edição, vai revelar os vencedores em duas categorias. O evento vai contar com os atores Murilo Benício, Rodrigo Lombardi, Eliane Giardini e Luíza Brunet. Taís Araújo, que usou as peças no ensaio fotográfico que será apresentado ao público, também tem presença garantida.

Na categoria Prêmio Auditions, foram 1 386 inscritos. Deste total, foram selecionados doze finalistas. Cada um recebeu 400 gramas de ouro para criar as peças, dentro do tema brasilidade. Além do molde em cima do metal, as joias também receberam tecidos e fibras na composição. Já para o Prêmio 10 Anos Auditions, foram convidados pela organização seis artistas entre os vencedores dos últimos anos.

Com o segundo lugar no número de participantes, com 307 inscritos, Minas Gerais fez bonito. Dos 18 finalistas, nove são do estado. Para Hélcio Guerra, presidente da AngloGold Ashanti Brasil, a importância do ouro e da mineração na história de Minasajuda a explicar a presença massiva de mineiros na final. "Temos também boas escolas e profissionais de muita qualidade", afirma.

A proposta do Auditions é explorar novas tendências. Assim, a criação de algo para o dia-a-dia fica em segundo plano. "Estas peças são como os carros conceituais", compara Guerra. Segundo ele, detalhes e ideias que surgem durante a produção costumam virar joias comerciais em larga escala após o concurso."O importante é incentivar a criatividade". As mulheres, que não dispensam uma novidade, com certeza agradecem.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE