Moda

Belo-horizontina Renata Karlburger abre o primeiro brechó de luxo da cidade

Novidade é inspirada em endereços que a empresária visitou mundo afora

Por: Isabella Grossi - Atualizado em

Gustavo Andrade/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Renata e algumas das peças do estoque da RK Deluxe: mais de sessenta marcas nacionais e internacionais

Foi-se o tempo em que os brechós atraíam só blogueiras de moda, fashionistas, moderninhos e adeptos do estilo vintage. O garimpo de roupas e acessórios de segunda mão caiu nas graças de um público bem exigente: mulheres de alto poder aquisitivo interessadas em preciosidades saídas dos closets de grã-finas que enjoaram de suas peças. Os brechós de luxo, comuns em países da Europa e nos Estados Unidos, agora fazem sucesso no Brasil. Esse tipo de estabelecimento, que já existia em São Paulo e no Rio de Janeiro, pode ser encontrado também em Belo Horizonte. Depois de visitar muitos endereços mundo afora - físicos e virtuais, como o Powerlook, criado no Rio pela advogada Flávia Sampaio, namorada do bilionário Eike Batista -, a empresária Renata Karlburger resolveu abrir a loja virtual RK Deluxe. Lá é possível encontrar peças novas e usadas de grifes como Dior, Hermès, Prada, Chanel, Louis Vuitton e Christian Louboutin com preços, em média, 50% menores do que quando elas estavam nas vitrines.

Inaugurada no mês passado, a RK Deluxe tem em seu estoque cerca de sessenta marcas nacionais e internacionais, entre roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios. Os itens vieram dos guarda-roupas da própria Renata, de suas amigas e conhecidas. "Às vezes você escolhe a roupa para uma ocasião especial e não a usa nunca mais", afirma a advogada Verônica Riehl. "Uma peça que passa muitos meses sem sair do cabide provavelmente não será mais utilizada." O melhor, argumenta Renata, é "reciclar". E faturar algum dinheiro. "Hoje em dia não é chique ter um closet abarrotado de coisas", afirma a empresária.

Na RK, o modelo mais barato, uma carteira da Guess, sai por 90 reais. O mais caro, um vestido feito pelo estilista paraense Lino Villaventura, custa 8 000 reais. Sua primeira dona, a advogada Verônica, pagou 13 000 reais por ele. Acessórios de marcas estrangeiras, como as bolsas da grife francesa Hermès, são os itens mais procurados. Graças à sua rede de contatos, Renata tem tesouros como um modelo Picotin laranja que está sendo oferecido por 3 700 reais, menos de um quarto do preço original, de 15 000 reais. Suas clientes procuram pechinchas, mas não abrem mão da qualidade. Os modelos precisam estar em excelente estado de conservação. "Comprei por 300 reais um casaco Prada branco que, novo, não sairia por menos de 1 500", conta a matemática Eva Adriana Costa. "Ninguém diria que era usado."

Antes de serem postas à venda na vitrine virtual da loja, as peças oferecidas têm de passar por um rigoroso controle de qualidade. A primeira eta­pa é a certificação de autenticidade, feita por uma designer de moda. Depois, a avaliação é da etiqueta interna, que deve estar intacta. No caso dos sapatos, é fundamental que eles tenham sido pouco usados. "Pelas dobras do couro, é possível saber se foram ou não", explica Renata. As mercadorias são entregues no sistema de consignação à empresária, que cobra uma taxa de 40% de comissão sobre a venda. As compras on-line podem ser pagas no cartão de crédito, em até doze parcelas. Para clientes de Belo Horizonte e da região metropolitana, não é cobrada taxa de entrega.

Formada em letras, a belo-horizontina nunca exerceu a profissão. Sempre trabalhou no ramo da moda. Já foi vendedora em lojas das grifes Forum, Levi's e Ellus e também em multimarcas de Boston e de Londres, cidades onde morou. Inspirada pelos brechós de luxo que conheceu, resolveu testar o mercado mineiro. Apostou na loja virtual para evitar despesas altas. O interesse pelos produtos anda tão grande que ela já está pensando em abrir um endereço físico da RK Deluxe na capital. "É bem provável que seja na Savassi", adianta. As madames estão na torcida.

Usados AAA

Confira alguns endereços virtuais onde comprar peças de segunda mão de grifes cobiçadas

› Belo Horizonte

RK Deluxe

www.rkdeluxe.com.br

› Miami

LuxeDH - www.luxedesignerhandbags.com

› Rio de Janeiro

Personal Brechó - www.personalbrecho.com

Powerlook - www.powerlook.com.br

› São Paulo

Lebeh - www.lebeh.com.br

Madame Recicla - www.madamerecicla.com

Peguei Bode - www.pegueibode.com.br

Recicla Luxo - www.reciclaluxo.com.br

Trash Chic - www.trashchicvirtual.com.br

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE