Bichos

Bichos

Bichos

Por: Daniela Nahass - Atualizado em

Nidin Sanches/Odin
(Foto: Redação VejaBH)
Eu e meu pet

A pastora-belga Pantera é a responsável pela segurança da casa do designer Ivan Pedro Jorge, que vive com a mãe, Norma Cavati, de 83 anos. A cadela, que está com 10 anos, já salvou Jorge de um assalto — avançou na mão de um ladrão antes que ele sacasse a arma. "Pantera pressentiu o perigo e atacou", conta o designer. Ele viaja muito, mas fica tranquilo em deixar a mãe sozinha porque sabe que a mascote está sempre por perto.

2353_bichos02_dest.jpg
(Foto: Redação VejaBH)

Bicho não é presente

Nesta época do ano, quando as pessoas estão escolhendo os presentes de Natal, não é raro que algumas se decidam por dar pets a filhos, namorados ou amigos. Para a presidente da ONG Cão Viver, Mariza Catelli, é imprescindível consultar a pessoa a ser presenteada para saber se ela quer ou não ter um animal. Além disso, cães e gatos podem viver de 13 a 15 anos e precisarão de cuidados específicos em todas as fases da vida. "Animal não é presente. Se a pessoa quiser ter um pet, poderá adotá-lo", ressalta Mariza. Todos os anos, a Cão Viver realiza campanhas no Natal e no Dia das Crianças para conscientizar a população.

Fama natalina

Elas vivem em regiões geladas do planeta, mas ficam famosas no Brasil durante o período de Natal, pois são as responsáveis por puxar o trenó voador cheio de presentes do Papai Noel. Na vida real, as renas não voam e podem ser encontradas nas regiões árticas do Canadá, Alasca, Rússia, Escandinávia e Islândia. Elas se alimentam de bambus, folhas e ervas rasteiras, e tanto os machos quanto as fêmeas possuem chifres.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE