Viagem

Casal transforma boneco em protagonista de viagens pelo mundo

Batizado como Eddie, o simpático brinquedo amarelo estrela fotos em Londres, Rio de Janeiro, Barcelona e Belo Horizonte

Por: Cedê Silva - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Um simpático bonequinho viaja o mundo e publica suas fotos em pontos turísticos. Lembra o gnomo de jardim do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), e a inspiração vem daí mesmo. Mas quem faz o Eddie - a criatura amarela das fotos acima - viajar não é uma aeromoça, mas o casal de namorados Sylvain Cognard, de 29 anos, e Débora Carvalho, de 27. Ele é um administrador francês; ela é produtora de BH; ambos são apaixonados por fotografia. Os dois moram aqui e adquiriram Eddie no Museu Camera Obscura, em Edinburgo. Na gift shop de lá, o bonequinho amarelo não tem nome. O casal batizou o seu de "Eddie" em homenagem à capital da Escócia. "O sobrenome dele é Burgh", revela Débora.

No começo deste ano, a brincadeira ganhou o Tumblr e o Facebook, onde Eddie já acumula 100 fãs. "Queremos que ele tenha cara de turista cool", diz Débora. "Fizemos uns passeios turísticos aqui em BH, e resolvemos escrever os posts com voz de estrangeiro." As fotos incluem a Casa do Baile, a Igrejinha da Pampulha e o Rio São Francisco. Há também um vídeo do bonequinho dançando ao som de Dancing with Myself, de Billy Idol, no campus da UFMG. Sylvain trabalha mais na edição dos vídeos, enquanto Débora se esforça no roteiro e na fotografia.

Eddie tem grande senso de humor. Se deixa fotografar imitando a famosa pose de John Travolta em Embalos de Sábado à Noite, por exemplo. Em um dos álbums no Facebook, "Eddie's hidden files", ele aparece em Lyon, na França, nos piores momentos de uma celebridade, bebendo, usando drogas e segurando um cartaz na delegacia. "Foi no Natal de 2011", conta Débora. "Encontramos uns amigos do Sylvain e começamos a tirar fotos do boneco com comida. Aí todos começaram a brincar com ele, até a dona do restaurante veio ver o que estavam fazendo aqueles franceses malucos".

Mas o turista não dá apenas maus exemplos. É um apreciador de arte e esteve em Inhotim no mês passado. Seus posts no Tumblr são agora publicados em três idiomas: português, inglês e francês. Como o casal, já viajou por Escócia, Inglaterra, Espanha, Irlanda, e várias cidades da França. Os dois pretendem publicar em breve fotos inéditas de Eddie no Marrocos. E nesta semana, ele acompanha Sylvain e Débora em viagem ao interior do Maranhão - de onde prometem voltar com uma nova leva de fotos do turista amarelo. .

Veja também Galeria de fotos do boneco Eddie pelo mundo

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE