Férias

Centros culturais de BH têm programação especial para as férias

Objetivo de espaços como o CCBB e o Sesc Palladium é entreter crianças e adultos com arte e história

Por: Glória Tupinambás - Atualizado em

Fotos Gustavo Andrade/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

A advogada Arlene Maia com o monitor Davidson Maurity, no Laboratório Aberto (foto), e uma sessão de contação de histórias: duas boas atrações no CCBB

Para quem está de férias, não faltam, em museus e espaços culturais da cidade, opções divertidas para preencher os dias de folga com arte e história. Na programação especial preparada para a segunda quinzena deste mês, há exposições, espetáculos, oficinas e visitas guiadas em horários ampliados. As atividades contemplam crianças e adultos e são, em sua maioria, gratuitas. Os destaques do roteiro estão nos nove endereços que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade. "As propostas são bem diversificadas", diz a gerente executiva do circuito, Cristiana Kumaira. "A ideia é proporcionar aprendizado em ambientes lúdicos e inspiradores." Em um mesmo dia é possível participar de oficinas de música e artes plásticas, além de conferir mostras sobre temas tão distintos quanto a pré-história e a robótica, sem precisar sair da praça. A seguir, os principais itens da agenda para a temporada.

› Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Rodas de contação de histórias conduzem os visitantes ao universo da literatura na biblioteca. A instituição promoverá várias atividades gratuitas para o público infantojuvenil até quarta-feira (22). Os amantes dos livros vão se divertir também com a mostra É o Bicho, uma interessante seleção de poemas sobre animais escritos por renomados autores como Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Duas atrações foram montadas para agradar aos adultos: as exposições Cultura em Dicionários e Paulo Mendes Campos, sobre a obra e a vida do escritor e jornalista mineiro. Praça da Liberdade, 21, Funcionários, ☎ 3269-1166. Segunda a sexta, 8h às 20h; sábado, 8h às 12h. Grátis.

www.circuitoculturalliberdade.com.br.

› Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB preparou para janeiro uma agenda cheia de novidades. O carro-chefe é o Laboratório Aberto, onde os visitantes são convidados a construir objetos relacionados à exposição Amilcar de Castro: Repetição e Síntese. Outras opções são o Musicando, que estimula o público a participar de experimentações sonoras, e a Contação de Histórias, que está com horários ampliados e passou a atender a garotada com idade a partir de 3 anos. Para os adultos, o destaque é o projeto Estação Boêmia, que, às sextas-feiras, às 19 horas, reúne os visitantes para ouvir histórias sobre bares e pontos de encontro da Rua da Bahia na década de 50. Deficientes visuais e auditivos também foram contemplados nestas férias, com o projeto Estação Sensorial. Praça da Liberdade, 450, Funcionários, ☎ 3431-9400. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. www.circuitoculturalliberdade.com.br.

› Espaço do Conhecimento UFMG

O mês de janeiro ficou pequeno para o tamanho da programação de férias, que acabou estendida até 2 de fevereiro. A lista inclui oficinas, sessões de astronomia e de jogos de tabuleiro, além das exposições. Uma das atrações por lá é o heliodon, um modelo que simula a trajetória do Sol. Também

fazem sucesso as atividades de robótica, que incentivam o público a dar os primeiros passos na montagem de aparelhos. O planetário funcionará em horário ampliado. Praça da Liberdade, s/nº, ☎ 3409-8350. Terça a domingo, 10h às 17h; quinta, 10h às 21h. Grátis. www.espacodoconhecimento.org.br.

› Fundação Clóvis Salgado

Nas oficinas do projeto Arte e Cidade, os participantes — sejam crianças, jovens ou adultos — vão desenvolver suas habilidades no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia e no Palácio das Artes, entre os dias 28 e 31 deste mês. As atividades serão divididas em quatro grupos: Registro de Artista; Olhar Urbano; Espaço, Lugar: Arte e Arquitetura; e Corpo Paisagem. As oficinas são gratuitas, mas é preciso fazer inscrição prévia. Espaço Educativo da Fundação Clóvis Salgado. Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, ☎ 3236-7400. Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Avenida Afonso Pena, 737, Centro, ☎ 3222-6917. Grátis. www.fcs.mg.gov.br/programacao.

› Museu das Minas e do Metal

É do fundo da terra que vêm as surpresas do museu para as férias. Haverá oficinas gratuitas na terça (21) e na quarta (22), para crianças com idades entre 5 e 12 anos. A primeira, com o tema Pigmentos, revela a magia das cores dos minerais e do barro para estimular a criatividade na produção de máscaras africanas. Na oficina Fósseis, a proposta é uma viagem ao mundo da paleontologia

e dos vestígios deixados por animais desde a formação do planeta. Praça da Liberdade, Prédio Rosa, ☎ 3516-7200. Terça a domingo, 12h às 18h; quinta, 12h às 22h. Grátis. www.mmm.org.br.

› Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Depois de quase um ano fechado para reformas por causa de um incêndio, o museu reabriu suas portas em dezembro com atrações especiais para as férias escolares. O grande destaque é a exposição Fauna Exótica, que apresenta o Idi Amin, o gorila morto em 2012 que era a mascote do zoológico de Belo Horizonte e teve o corpo tratado por uma técnica de curtimento de couro para ficar exposto no espaço. As mostras A Era dos Répteis e Cavernas: Espaços Subterrâneos de Vida são outro atrativo. Para o período, as visitas monitoradas foram ampliadas. Avenida Dom José Gaspar, 290,

Coração Eucarístico, ☎ 3319-4152. Terça a sábado, 9h às 17h. R$ 5,00.

› Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Caminhadas pela mata, jogos didáticos, brincadeiras e oficinas estão na lista de atrações do projeto Quatro Estações — Verão no Museu, que deve movimentar o espaço entre os dias 27 e 31. As atividades são para crianças de 6 a 11 anos, que podem se inscrever na sétima edição da colônia de férias da instituição. Entre as atrações estão também os espaços permanentes de exposição, como a seção de paleontologia — com esqueletos de grandes mamíferos, a exemplo das preguiças-gigantes —, o jardim botânico e o borboletário. Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês, ☎ 3409-7600. Terça a sexta, 9h às 12h e 13h às 16h; sábado e domingo, 10h às 17h. www.mhnjb.ufmg.br.

› Sesc Palladium

O projeto De Férias! tem intensa programação de teatro, cinema e música, além de oficinas, a partir de terça (21). Há atrações para todas as idades, sempre com entrada gratuita. Os destaques são os espetáculos De Mudança e Palhaços à Vista, da Cia. Circunstância; o Concerto em Ré, do Grupo Maria Cutia; e as oficinas Jogos e Brincadeiras, que serão realizadas na terça (21) e na quarta (22), às 17h.

Avenida Augusto de Lima, 420, e Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, ☎ 3270-8100. Todos os dias, 9h às 21h. www.sescmg.com.br.

› Museu dos Brinquedos

A agenda especial para a criançada inclui apresentações circenses, oficinas de arte e uma animada colônia de férias, com brincadeiras no pátio. Haverá também a exposição GambioGame, que conta

a história dos jogos eletrônicos por meio de mais de cinquenta exemplares, de diferentes épocas e nacionalidades, em instalações lúdicas. Avenida Afonso Pena, 2564, ☎ 3261-3992. Segunda a sábado, 10h às 17h. R$ 10,00. www.museusdosbrinquedos.org.br.

› Oi Futuro

A mostra Os Três Patetas é a principal atração, com curtas do lendário grupo cômico americano sendo exibidos até o sábado (25). Para o público adulto, o destaque é uma mostra de cinema dinamarquês. Outra boa opção é a programação de aniversário do Museu das Telecomunicações, no mesmo endereço. Avenida Afonso Pena, 4001, Mangabeiras, ☎ 3229-2979. Terça a sábado, 11h às 21h; domingo, 11h às 19h. Grátis. www.oifuturo.org.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE