Serviço

Comprar a ceia pronta é boa opção para quem quer passar longe do fogão no Natal

Restaurantes e bufês de BH oferecem desde o tradicional peru até receitas como escabeche de salmão

Por: Carolina Daher e Glória Tupinambás - Atualizado em

Gustavo Andrade/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Receitas como chester com calda de abacaxi estão entre as dezesseis opções do Super Nosso: festa com sabor de tradição

Enfeites, taças, talheres, velas. São tantos detalhes que a noite de Natal pode acabar virando um pesadelo para quem vai receber a família e os amigos em casa. Aos que dispõem de pouco tempo — ou talento — para as panelas, uma alternativa é encomendar a ceia, garantindo mesa farta e muitos elogios. É possível comprar o menu completo ou apenas alguns itens para arrematar o jantar. Uma boa dica vem do chef Frederico Rodrigues, do Super Nosso. "Para calcular a quantidade de comida, faça a seguinte conta: 250 gramas de carne, 100 gramas de salada e 150 gramas de acompanhamento por pessoa", diz ele. "No caso de crianças, diminua 40% nas quantidades." Confira a seleção de VEJA BH com dez estabelecimentos que aceitam encomendas.

Belo Comidaria

Inaugurada neste ano, a charmosa casa estreia o cardápio natalino dando prioridade aos assados. As opções são leitão desossado, paleta de cordeiro com ervas e pato recheado braseado. Para garantir a harmonia da ceia, o sócio Rafael Mantesso recomenda começar com salada de pupunha e mil-folhas de batata-doce. Como prato principal, a paleta de cordeiro combina com a conserva de pimentões. Para fechar com estilo, aposte no famoso bolo de chocolate de 12 centímetros de altura.

Encomendas: até domingo (22)

Preço por pessoa: 133 reais (pedido mínimo para oito pessoas)

Entrega: não

Rua Orange, 67, São Pedro, ☎ 3643-1569, www.belocomidaria.com.br.

Bouquet Garni

Como entrada, a chef Karen Piroli indica a salada de mussarela de búfala, anchovas, tomates-cereja, pinholes tostados e azeitonas portuguesas ao molho de limão-siciliano, o patê de campagne com mostarda de frutas e pães. Já como prato principal, o lombinho confitado ao molho de jabuticabas acompanhado de purê de inhame e o tortelli de queijo queimado ao molho de tomate e manjericão. Para adoçar, mix de chocolate com cassis, nozes, capim-limão e coco com abacaxi.

Encomendas: até segunda (16)

Preço por pessoa: 110 reais (pedido mínimo para dez pessoas)

Entrega: sim

Rua Tenente Anastácio de Moura, 676, Santa Efigênia, ☎ 3465-0101, www.bouquetgarni.com.br.

Bravo

Para receber com elegância, o chef Paulo Vasconcellos recomenda o ravióli de mussarela de búfala, tomate fresco e manjericão. Na sequência, o arroz de bacalhau imperial, brócolis e azeitona portuguesa; a paleta de cordeiro feita a baixa temperatura com alecrim, batatas baby e alho confitados; e o rosbife de filé na mostarda

e cuscuz com legumes. Para adoçar a mesa, alfajor líquido.

Encomendas: até quarta (18)

Preço por pessoa: 125 reais (pedido mínimo para dez pessoas)

Entrega: sim

Rua Pium-í, 554, Sion, ☎ 3243-0711, www.bravocatering.com.br.

Buffet Catharina

Inaugurado em 1953, um dos mais tradicionais bufês da cidade propõe abrir a noite com uma salada de bacalhau, batata, azeite e pimentões. Como prato principal, receitas típicas, a exemplo do tender com fios de ovos e frutas e o peru com farofa e castanhas brasileiras. O involtini de linguado espanhol com camarões VG ao molho de manteiga negra e o tortellini de queijo cremoso com alho-poró servem de acompanhamento. Há quatro opções de sobremesa, entre elas musse de chocolate belga com amêndoas torradas e docinhos individuais.

Encomendas: até sexta (20)

Preço por pessoa: 114 reais (pedido mínimo para quinze pessoas)

Entrega: não

Avenida Raja Gabaglia, 3080, Estoril, ☎ 3342-2334, www.buffetcatharina.com.br.

Célia Soutto Mayor

Entre as muitas opções do cardápio, a salada caesar com molho de tomate-cereja ao bisque de azeite e manjericão com queijo brie serve de entrada. Para a refeição principal, pernil braseado com ervas, meia-lua de abacaxi, molho de frutas vermelhas e damasco acompanhado de rolê de mussarela com tomate seco e rúcula, tartine de manga e beignets de bacalhau. A festa termina com taças de maracujá, limão e banana, além de docinhos individuais variados.

Encomendas: até sexta (20)

Preço por pessoa: 120 reais (pedido mínimo para dez pessoas)

Entrega: sim

Rua Marabá, 99, Santo Antônio, ☎ 3526-3131, www.souttomayor.com.br.

Fora do Komun

São quatro tipos de entrada, incluindo o escabeche de salmão ao perfume cítrico e a quiche de pancetta, damasco e queijo gruyère. O filé suíno ao molho de figos turcos e o peito de peru recheado ao molho de frutas vermelhas são servidos com arroz ao pesto e nozes ou com capelete de queijo ao molho pomodoro. Para a sobremesa, brigadeiro de chocolate belga, mini-brownie e damasco recheado com amêndoas.

Encomendas: até terça (17)

Preço por pessoa: 80 reais (pedido mínimo para dez pessoas)

Entrega: sim

Rua Ludgero Dolabela, 15, Gutierrez, ☎ 3296-4168, www.foradokomun.com.br.

Graciliano

Pastelzinho assado de chester com abacaxi e cuscuz com frutas secas abrem a noite na proposta da casa. O lombo assado na geleia de pimenta-biquinho tem como acompanhamento farofa natalina (banana-da-terra, abacaxi, passas, ameixa e damasco) e risoto crocante de limão-siciliano. A opção de massa é um conchiglioni de camarão com molho de tomate. Para sobremesa, cheesecake de chocolate com avelãs.

Encomendas: até sexta (20)

Preço por pessoa: 150 reais (pedido mínimo para seis pessoas)

Entrega: sim

Rua Felipe dos Santos, 402, Lourdes, ☎ 3291-8193, www.restaurantegraciliano.com.br.

Super Nosso

Os pratos são vendidos por quilo. Ofereça como entrada a salada de bacalhau (59,90 reais) e a de folhas verdes com figo e parma (39,90 reais). Entre as carnes, há lombo recheado com tâmara e castanha-do-pará (59,90 reais), chester com calda de abacaxi (59,90 reais) e leitão à pururuca (69,90 reais). Para acompanhar, arroz com lentilha (35,90 reais) e farofa de abacaxi (29,90 reais).

Encomendas: até domingo (22)

Entrega: não

Avenida Afonso Pena, 3328, Cruzeiro, ☎ 3215-9600 (mais oito endereços), www.supernosso.com.br.

Trindade Bar e Bistrô

O Trindade montou um cardápio de Natal baseado na culinária árabe. Os chefs Frederico Trindade e Felipe Rameh inovaram ao criar como prato principal paleta de cordeiro braseada acompanhada de cuscuz marroquino, arroz basmati com frutos secos e coalhada seca.

Encomendas: até quinta (19)

Preço por pessoa: 100 reais (pedido mínimo para quatro pessoas)

Entrega: não

Rua Alvarenga Peixoto, 388, Lourdes, ☎ 2512-4479, www.trindadebrasil.com.br.

Villa Giannina

Do extenso cardápio, a sugestão de entrada é a quiche de bacalhau com salada de folhas, mussarela de búfala envolvida em berinjela, presunto de parma e nozes. Para o prato principal, o peito de peru com brie e geleia de damasco vem acompanhado de arroz sete cereais, passas claras e amêndoas, além de musseline de alho-poró. Boa opção vegetariana é a lasanha de espinafre com gorgonzola. Para fechar, musse de chocolate recheada com crocante de pistache e calda de amora.

Encomendas: até terça (17)

Preço por pessoa: 90 reais (pedido mínimo para dez pessoas)

Entrega: sim

Praça Carlos Chagas, 59, Praça da Assembleia, Santo Agostinho, ☎ 3292-7276, www.villagiannina.com.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE