Literatura

Concurso literário Cidade de Belo Horizonte abre inscrições

A tradicional seleção oferece um dos maiores prêmios para vencedores

Por: João Renato Faria - Atualizado em

sxc.hu
(Foto: Redação VejaBH)

Escritores em busca de reconhecimento, se preparem. Já estão abertas as inscrições do Prêmio Literário Cidade de Belo Horizonte, um dos mais antigos e tradicionais do país. As obras poderão ser enviadas até o dia 25 de abril, em quatro categorias: conto, dramaturgia, poesia e romance. Os textos devem ser inéditos e os vencedores de cada uma delas levará 50 000 reais.

A premiação foi criada para comemorar os cinquenta anos de BH, em 1947, e foi a responsável por dar visibilidade a nomes como Luís Giffoni, cronista de VEJA BH, Maxs Portes e Roseana Murray. Ficou suspensa por dois anos, quando a prefeitura decidou reavaliar sua relevância, e só voltou à ativa em 2012. A organização se surpreendeu com o volume de obras na última edição. Foram 1 700 inscritos, contra apenas 230 de 2009, o último ano antes da pausa. "Isso mostra como o prêmio se valorizou", diz Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Os originais devem ser inscritos pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH ou enviadas pelos Correios para lá. O endereço é Rua Carangola, 288, térreo, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte/MG. CEP: 30330-240. A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos estão disponíveis no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE