Saúde

Confira dicas para não prejudicar a pele no verão

Contra o sol da estação, a pedida é usar e abusar do protetor solar

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

O verão começou e com ele, muito calor. Nesta época do ano, nada melhor do que pegar uma praia ou piscina para espantar as altas temperaturas. Mas quem decide tirar o traje de banho do armário deve ter atenção com o sol, já que o astro fica mais intenso nessa época do ano. Com a pele mais exposta à luminosidade, várias medidas devem ser tomadas para evitar queimaduras. O dermatologista Antônio Carlos Martins Guedes alerta que a maior parte das pessoas não se protege da maneira correta dos raios solares. Segundo ele, é comum o protetor solar ser aplicado uma vez só. "Para ser efetivo, deve ser passado a cada duas horas", diz.

Confira as dicas para se prevenir dos raios solares:

Não economize no protetor solar

Principal aliado contra os raios solares, o protetor solar deve ser aplicado meia hora antes de sair de casa e depois, de duas em duas horas. A loção também deve ser passada após um banho de piscina ou de mar e de uma atividade física em que haja transpiração. O fator de proteção merece atenção: deve ser escolhido de acordo com o tom da pele da pessoa. Quanto mais clara, mais forte ele deve ser.

Fuja do bronzeador

O produto que garante um corpo dourado após uma bela tostada ao sol não garante proteção nenhuma contra a luminosidade. Seu uso provoca mais malefícios do que benefícios à pele. "É tão nocivo que deveria ser banido", alerta Guedes.

Preste atenção ao horário

O médico alerta que qualquer exposição ao sol pode queimar a pele. Mas que a faixa de horário entre 10h e 15h deve ser evitada. "É quando a luminosidade está mais intensa". Durante este intervalo, os pais devem ter atenção redobrada com as crianças, que têm a derme mais sensível e são mais suscetíveis à queimaduras.

Use roupas leves

Camisetas e bermudas são a pedida para o calor, já que ajudam a pele a transpirar e se refrescar. O hábito que muita gente tem de entrar na água com uma blusa também merece atenção. Nunca deixe a peça secar no próprio corpo. "Roupa molhada provoca irritação na pele, principalmente em crianças", diz Guedes.

Hidrate bem o corpo

Com as altas temperaturas do verão, a perda de líquidos pelo corpo é maior. Além de espantar o calor, sempre ter por perto uma garrafinha de água é uma maneira de não se desidratar. "Ajuda não só a pele, mas também o organismo a se manter saudável", diz Guedes.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE