Belo-horizontinos de 2012

Televisão: Débora Falabella

A atriz esbanjou talento como a vingativa protagonista de Avenida Brasil, o maior fenômeno recente da teledramaturgia brasileira

Por: Carolina Daher - Atualizado em

Mônica Imbuizeiro
(Foto: Redação VejaBH)

Pode-se dizer que Débora Falabella parou o país. No dia 19 de outubro, de cada 100 televisores ligados, oitenta estavam sintonizados no último capítulo da novela global Avenida Brasil. Até a presidente Dilma Rousseff mudou o horário de um comício para sua presença não coincidir com as cenas finais. Na tela, a cozinheira Nina/Rita, interpretada por Débora, perdoou sua arquirrival Carminha (Adriana Esteves) depois de tentar por 178 capítulos pôr em prática seu plano de vingança. O clima era de Copa do Mundo, e Débora e Adriana fizeram uma tabelinha perfeita para marcar o gol da vitória. "Foi um trabalho forte e emocionante", resume Débora, de 33 anos. "Tenho orgulho dele porque marcou a história da dramaturgia." Sua trajetória de sucesso começou aos 12 anos, quando entrou para um grupo de teatro de Belo Horizonte. Filha do ator Rogério Falabella e da cantora lírica Maria Olímpia, cresceu assistindo a ópera, teatro e cinema, o que acabou determinando sua escolha profissional. Em 1998, ela estreou na TV na novelinha Malhação. Desde então, teve mais de quinze papéis na Rede Globo, além de uma rápida passagem pelo SBT, em Chiquititas. No cinema, entre outros filmes, atuou em Lisbela e o Prisioneiro e Cazuza — O Tempo Não Para.

Nacionalmente reconhecida, Débora nunca deixou de lado suas raízes. "Eu vivi em Beagá até os 20 anos, por isso é a minha cidade de coração", conta. Junto com dois amigos mineiros, fundou aqui em 2005 o Grupo 3 de Teatro, pelo qual pretende interpretar nove personagens na próxima temporada. "O ano de 2013 será de dedicação ao teatro e, talvez, ao cinema. Nada de TV", promete. Por enquanto, ela só quer descansar — e namorar. Avenida Brasil rendeu mais do que prêmios à mineirinha: trouxe um novo amor. "Este ano foi especial também por isso", afirma. Pouco mais de um mês depois de terminar um relacionamento com o ator Daniel Alvim, ela assumiu o namoro com Murilo Benício, seu colega de elenco. Assim que concluiu as gravações, o casal embarcou em lua de mel para Nova York e só voltou ao Brasil no último dia 6. Apaixonado, Benício já declarou que se sente casadíssimo. Se eles fazem planos para o futuro? "Assim como todo casal", diz ela, enigmática. Que venha 2013.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE