Saúde

Início do inverno acende alerta para a saúde

Vias respiratórias e olhos são os que mais sofrem com o frio e o tempo seco

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Na última sexta (21), comecou oficialmente o inverno. Além do frio, a estação costuma ser marcada pela baixa umidade. Quem sofre com a combinação são os olhos e as vias respiratórias. Por estarem diretamente expostos ao ambiente, eles sofrem mais com as mudanças climáticas. É comum ver, nessa época do ano, os hospitais lotados de gente em busca de atendimento, seja por uma gripe, seja por um problema mais sério como uma bronquite ou conjuntivite. Mas dá para evitar a visita ao médico com algumas dicas simples de serem seguidas. Confira:

Limpe as roupas de frio

Como costumam ficar muito tempo no armário, jaquetas, gorros, sobretudos e outras peças apropriadas para as baixas temperaturas costumam acumular ácaros, fungos e poeira. "Eles são causadores de alergias e podem desencadear crises respiratórias", alerta o professor de otorrinolaringologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Paulo Fernando Crosara. O melhor, segundo ele, é lavar as peças antes de usar, mesmo que tenham acabado de sair do armário.

Vacine contra a gripe

Uma injeção rápida pode poupar uma visita longa no hospital. "A vacina é eficiente e protege contra diversos vírus", diz Crosara. Segundo ele, quem tomou no ano passado precisa renovar a aplicação, já que os vírus sofrem mutações constantes.

Evite aglomerações e ambientes fechados

Como o costume é fechar portas e janelas por causa do frio, o ar circula pouco em ambientes com muitas pessoas. A situação é perfeita para proliferação de vírus e bactérias. O melhor é fugir de lugares abafados e deixar as casas bem ventiladas, mesmo com baixas temperaturas.

Hidrate-se

Um dos principais motivos para as doenças oculares e respiratórias é a desidratação. A solução é não descuidar da hidratação e ingerir muitos líquidos. Para os olhos, vale abusar dos colírios lubrificantes, encontrados em farmácias.

Dê um tempo das telas

Ficar horas diante do computador ou da televisão nunca é bom, pois nessa situação diminuímos o ritmo das piscadas. No inverno, é pior ainda. "Pode ressecar o olho e levar à uma lesão", avisa o oftamologista Sebastião Cronemberger. Segundo ele, o melhor é fazer pausas regulares sempre que estiver diante de uma tela. "Se sentir os olhos arderem, é sinal que passou da hora de dar um descanso para a visão."

Procure um médico

Se os sintomas forem graves, não perca tempo e corra para o hospital. Olhos arranhando, tosse incessante e uma gripe delibitante devem ser acompanhados de perto por profissionais da saúde.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE