Negócios

Embaixador dos EUA adianta consulado em Belo Horizonte para 2013

Capital já responde por quase 10% dos pedidos de vistos do Brasil

Por: Cedê Silva - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, anunciou nesta quarta (5) que o consulado em BH será inaugurado "até o fim de 2013", e não em 2014 como anunciado anteriormente. Segundo o embaixador, a importância do consulado será principalmente comercial, em especial no setor de energia. Isso porque o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), em funcionamento desde maio no Santa Efigênia, já atende a demanda de pessoas querendo viajar aos EUA.

Até 29 de agosto, passaram pelo CASV de BH 20 000 solicitantes de visto, ou 8% do total de pedidos em todo o Brasil. Cerca de um quinto deles pediu apenas a renovação do visto e poupou a viagem para Rio, São Paulo, Recife ou Brasília, onde ficam os atuais consulados e a embaixada. O centro está operando abaixo da capacidade - passam ali cerca de 300 pessoas por dia, mas poderiam ser até 1 000.

Belo Horizonte já teve um consulado dos EUA, aberto oficialmente em 1957. Funcionava na Rua Goitacazes, no Centro. Ele foi fechado no primeiro ano de governo do presidente Richard Nixon (1969-1974), junto com outros dezoito escritórios em todo o mundo, num corte de gastos.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE