Natal

Encomendar a ceia de Natal pode ser boa opção para quem não quer enfrentar a cozinha

Restaurantes de Belo Horizonte aceitam pedidos para peru, pernil, cordeiro e até bacalhau

Por: Carolina Daher - Atualizado em

Nidin Sanches/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

A chef Júlia Martins: seu menu, com várias opções de entrada, prato principal e sobremesa, custa 200 reais por pessoa. Paleta de cordeiro cozida com batatinha calabresa e alho confitado: a sugestão do bufê Bravo

Reunir a família ao redor de uma mesa farta é o retrato perfeito de um Natal feliz. O preparo de pratos lindos e deliciosos para a ceia, porém, exige tempo e talento. Para aqueles a quem falta um ou outro, encomendar a refeição é uma boa saída. VEJA BH selecionou dez endereços onde é possível pedir desde o tradicional peru com farofa até capelete de alho-poró com damasco. Para deixar ainda mais doce a festa, há opções de tortas, bombons e pudins. Tudo para garantir que a noite seja realmente memorável. E o melhor: sem o menor esforço.

Bouquet Garni

As sócias Karen Piroli e Agnes Farkasvolgyi propõem duas entradas: bacalhau confitado sobre caviar de tapioca e presunto de Parma, mussarela de búfala, figos frescos ao molho de limão-siciliano e pistache. Para o prato principal, peru com farofa de banana-da-terra, frutas secas e fios de ovos com molho cítrico, além de linguado recheado com espinafre e parmesão ao molho de manteiga, creme de leite e vinho branco e arroz com castanha. Há três opções de sobremesa: espuma de doce de leite com aroma de café, brigadeiro mole de pistache e panacota com chocolate acompanhado de frutas vermelhas. Preço por pessoa: 96 reais (pedido mínimo para dez pessoas). Encomendas até o dia 14. Entrega.

Rua Tenente Anastácio de Moura, 676, Santa Efigênia, ☎ 3465-0101. www.bouquetgarni.com.br

Bravo

A sugestão do chef Paulo Vasconcellos é a paleta de cordeiro cozida com batatinha calabresa e alho confitado ao alecrim. Fazem acompanhamento arroz de bacalhau, brócolis e azeitonas portuguesas. Para completar, ravióli de gruyère e alho-poró com crocante de bacon. A cheesecake de frutas vermelhas para a sobremesa é o toque final.Preço por pessoa: 88 reais (pedido mínimo para dez pessoas). Encomendas até o dia 15. Entrega.

Rua Pium-í, 554, Sion, ☎ 3243-0711. www.bravocatering.com.br

Buffet Catharina

O cardápio de Natal da casa tem salada waldorf com frango desfiado (aipo, maçã verde, nozes, aspargos, creme de leite e mostarda de Dijon), filé de trutas ao molho de manteiga negra com amêndoas torradas e camarões, tender com fios de ovos e frutas, peru com farofa e castanhas-portuguesas e fagottini de ricota e ervas finas ao molho bechamel. Para a sobremesa, figos recheados com nozes, espuma de amêndoas torradas, musse de chocolate meio amargo com creme de baunilha e nozes, e torta de nozes com ovos moles, fios de ovos e cerejas. Preço por pessoa: 168 reais (pedido mínimo para quinze pessoas). Encomendas até o dia 18. Não entrega.

Avenida Raja Gabaglia, 3080, Estoril, ☎ 3342-2334. www.buffetcatharina.com.br

Casa Infinita

São três as opções de ceia. A primeira tem salpicão, salmão recheado com frutas cristalizadas e risoto de castanha. A segunda, misto de folhas e creme verde, farofa de amêndoas, lombo com chutney de manga e farofa natalina (presunto, abacaxi, ameixa, damasco, passas, cebola, farinha de pão italiano e cebola). A terceira inclui gratinado de tomate com recheio de queijo gorgonzola, pernil de cordeiro assado com ervas finas e arroz natalino (bacon, amêndoas, passas, damasco e figo seco). Torta de chocolate com nozes para finalizar. Os pratos são cobrados por quilo.Preço por pessoa: 79 reais (pedido mínimo para duas pessoas). Encomendas até o dia 20. Não entrega.

Rua Ceará, 1118, Funcionários, ☎ 2531-4888 e 2531-3888. www.facebook.com/casainfinita

Célia Soutto Mayor

Três possibilidades, com preços diferenciados. A mais cara delas inclui salada caesar e salada basca (lâminas de presunto de Parma, figo fresco e molho de mel com nozes) como entrada. Lombinho especial ao molho de jabuticaba com meias-luas douradas de abacaxi, peito de peru fatiado acompanhado de farofa tropical, molho bechamel salteado com tâmaras e arroz branco são os pratos principais. Musse de limão com frutas vermelhas é a sobremesa indicada. Preço por pessoa: de 83 a 110 reais. Encomendas até o dia 14. Entrega.

Rua Marabá, 99, Santo Antônio, ☎ 3526-3131. www.souttomayor.com.br

Fora do Komun

Para beliscar, pães servidos com queijo brie, chutney de damasco e especiarias, terrine de salmão com maracujá, rosbife com alcaparras, azeitona, gorgonzola e tomate seco, além de quiche de aspargos com queijo gruyère. Para o jantar, peito de peru recheado com tomate seco, espinafre e queijo ao molho de castanha portuguesa e tender com favo de mel acompanhado de arroz ao perfume de limão-siciliano e amêndoas e farofa crocante de bacon com ameixa e castanha. Massa recheada de queijo fecha o cardápio. Para a sobremesa, bombons de avelã, brownies, frutas secas com cerejas, cones natalinos de chocolate com passas ao rum e nozes, além de mini-strudel.Preço por pessoa: 85 reais (pedido mínimo para dez pessoas). Encomendas até o dia 14. Entrega.

Rua Ludgero Dolabela, 15, Gutierrez, ☎ 3296-4168. www.foradokomun.com.br

Graciliano

Para acompanhar o peito de peru recheado de farofa de frutas secas (ameixa, damasco, passas brancas e figos turcos) e o lombo assado com cebolas carameladas, o chef Ariel Matos elegeu três pratos: cuscuz marroquino, risoto de presunto cru, tomates frescos e manjericão e capelete de alho-poró com damasco ao molho branco. Há também torta de camarão com catupiry. Na lista de sobremesas, bolo gelado de chocolate, pudim de leite condensado e torta floresta negra. Preço por pessoa: 130 reais (pedido mínimo para doze pessoas). Encomendas até o dia 14. Não entrega.

Rua Felipe dos Santos, 402, Lourdes, ☎ 3291-8193. www.restaurantegraciliano.com.br

Júlia Martins

Como entrada, a chef oferece terrine de fígado com geleia de frutas do bosque, gorgonzola com figo caramelado, burrata com tomates temperados e pães especiais. Para a refeição principal, tender ao caramelo de laranja com fios de ovos, farofa crocante de bacon e damasco, filé ao molho especial com passas, cebolas carameladas e bacon, arroz com lentilhas e cebola e bacalhau coberto por massa folhada. Para fechar a noite, as tradicionais rabanadas, bolo de nozes com baba de moça e marshmallow

e cheesecake de chocolate branco com calda de cerejas frescas. Preço por pessoa: 200 reais (pedido mínimo para dez pessoas). Encomendas até o dia 14. Não entrega.

Rua Modesto Carvalho de Araújo, 47, Belvedere, ☎ 9555-2121. www.facebook.com/chefjuliamartins

Tereza Cavalcanti

Além de preparar a comida, o bufê tem uma equipe especializada para organizar os pratos na casa do cliente. E ainda leva toda a prataria. Uma das sugestões de ceia é o peru preparado com gengibre, mel e sálvia e servido com farofa tropical (abacaxi, banana, pêssego, passas, ameixas e ovos), sauté de legumes e arroz de bacalhau. Acompanham ainda guirlanda de lombo, trouxinha de alho-poró ao molho de tomate e arroz natalino, com castanha-de-caju, nozes, damasco e passas. Para a sobremesa, torta de nozes com baba de moça. Preço por pessoa: 150 reais, incluindo a montagem (pedido mínimo para dez pessoas).Encomendas até o dia 15. Entrega.

Rua Doutor Jefferson de Oliveira, 191, Santa Amélia, ☎ 3452-5684 e 3491-5200. www.terezacavalcanti.com

Trindade Bar e Bistrô

Assinado pelo chef Felipe Rameh, o jantar começa com dadinhos crocantes de tapioca, queijo de coalho e melaço de cana, salada orgânica de folhas frescas, minitomates desidratados, queijo de cabra cremoso e manjericão. Na sequência, paleta de cordeiro marinada e cozida lentamente no próprio caldo, arroz com castanhas crocantes, batatas douradas na manteiga com alho e alecrim, minitomates assados, vagem fresca salteada na manteiga com raspas de limão-siciliano e molho rôti. Como sobremesa, degustação de doces da fazenda — leite, minifigo, goiabada, laranja — com queijo canastra. Preço por pessoa: 90 reais (pedido mínimo para três pessoas).Encomendas até o dia 21. Não entrega.

Rua Antônio de Albuquerque, 388, Lourdes, ☎ 2512-4479.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE