Saúde

Chuvas aumentam o risco de escorpiões em casa

Só em janeiro, o Centro de Zoonoses de BH recebeu 150 chamados relacionados ao animal peçonhento

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Vneivannett/sxc.hu
(Foto: Redação VejaBH)

As garras e a cauda com ferrão dos escorpiões costumam assustar. Não é para menos: a picada venenosa do animal pode até levar à morte, principalmente no caso de crianças e idosos. Nessa época do ano, as chuvas aumentam o risco dos escorpiões aparecerem dentro das casas. Por causa do volume de água maior, eles saem das galerias e esgotos, onde costumam viver, em busca abrigos mais secos. Só em janeiro, o Centro de Zoonoses da prefeitura de Belo Horizonte recebeu 150 chamados sobre escorpiões. "Normalmente, nossas casas oferecem vários locais para os escorpiões", diz a gerente de controle de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana Brandão.

Se um destes aracnídeos aparecer em sua casa, tente capturar e depois acione a prefeitura pelo telefone 156. "Se não for possível prender, mate-o com um calçado de sola grossa ou objeto que dê alguma proteção", diz Silvana. Se alguém da família for picado, deve ser levado ao hospital João XXIII. Lá, existe um setor especializado, abastecido com soro anti-veneno, para atender pessoas intoxicadas.

Confira algumas dicas que ajudam a evitar a presença de escorpiões em casa:

Use telas para lacrar os ralos da casa

Como os escorpiões normalmente saem dos esgotos e galerias pluviais, estes locais são a passagem deles para o interior das casas. "Outra alternativa são aquelas tampas giratórias, que podem ser fechadas após o uso", diz Silvana.

Mantenha a casa limpa

Não acumular lixo e entulho em quintais e realizar manutenções periódicas nas caixas de gordura e de esgoto são excelentes maneiras de manter os escorpiões afastados. Eliminar as baratas, alimento preferido deles, também é fundamental.

Elimine frestas nas paredes, muros, pisos

As pequenas aberturas são um dos abrigos preferidos dos escorpiões. Como as espécies mais comuns no Brasil não passam de sete centímetros de tamanho, eles podem se esconder nessas fendas. Usar soleiras de borrachas nas portas também é uma boa proteção.

Agite os sapatos antes de calçar

Durante a noite, os escorpiões podem buscar abrigo dentro dos sapatos. "Se forem pressionados pelo pé, costumam reagir com ferroadas", diz Silvana. Por isso, o ideal é dar uma balançada nos calçados antes de usar.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE