Evento

Evento no Expominas terá esportivos de marcas famosas como Porsche e Ferrari e test-drives exclusivos

A Bienal do Automóvel, maior feira de carros de Minas, reúne as novidades do setor e atrações para toda a família

Por: Carolina Daher - Atualizado em

Gustavo Andrade/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Os sócios Áureo Brandão, Fernando Duran e Rodrigo Freitas, da AvantGarde: veículos de grife

ronco dos motores pode soar como música para os ouvidos de quem é apaixonado por carros. Para eles, nada é mais divertido do que encontrar em um único lugar as grandes novidades desse universo. A Bienal do Automóvel - o maior evento do segmento de Minas Gerais e o segundo do país - realizará sua quarta edição entre quarta (20) e domingo (24) no Expominas, na Gameleira. Diferentemente do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ao longo dos anos se transformou em um palco para montadoras nacionais e estrangeiras exibirem seus últimos lançamentos, o evento mineiro não reserva grandes estreias, mas traz os maiores investimentos das montadoras para o setor. A Chevrolet, por exemplo, aposta no Camaro 2014. O superesportivo, que ficou ainda mais famoso por causa da música Camaro Amarelo, da dupla Munhoz e Mariano, custa 210 000 reais e aparece com o design renovado. Já a Fiat apresenta doze modelos, entre eles o Strada Adventure três portas, lançado em outubro por 49 480 reais. "O Salão do Automóvel é um show de mulheres bonitas e máquinas potentes. Aqui em BH temos isso e muitos outros espaços para encantar toda a família", garante Hudson Navarro, coordenador-geral da bienal.

Realmente, há espaços para agradar a diversos públicos. Os aficionados das marcas exclusivas poderão fazer a festa no estande da AvantGarde Motors. Lá estarão os modelos de grife como Aston Martin, Lamborghini e Dodge. O Bent­ley Continental, carro usado pela realeza britânica, merece uma vistoria mais detalhada. "Seu acabamento é uma obra de arte", afirma Áureo Brandão, sócio da concessionária, que levará o modelo Bentley Flying Spur W12. A supermáquina inglesa, que custa 889 000 reais, dividirá espaço com outro objeto de desejo: um Porsche 911 Carrera S. "Apesar de ser discreto e não gostar de ostentar, o mineiro adora um esportivo", acredita Brandão, que viu o mercado de luxo crescer nos últimos dois anos. "As vendas dobraram", completa ele, que só em outubro comercializou 75 veículos considerados premium.

Outros dois estandes prometem ser ponto de encontro daqueles que irão passear pelos 290 000 metros quadrados destinados ao evento. No Espaço Ferrari, cerca de vinte veículos da marca do cavalo rampante estarão expostos. Um modelo que vai encher os olhos é o 308 GTS, que ficou famoso ao ser pilotado pelo detetive Magnum, do seriado homônimo, febre nos anos 80. "A Ferrari sempre foi campeã em tudo", diz Otávio Pinto de Carvalho, presidente da Veteran Car Club de Minas Gerais, responsável pelo estande. Já Guilherme Jardim, diretor do Alfa Romeo Clube de Minas Gerais, promete surpreender os visitantes com catorze modelos fabricados a partir da década de 50. Entre os bólidos, chama atenção o Giulietta Quadrifoglio Verde 2012, único no Brasil. No local ainda terá uma pequena loja onde poderão ser adquiridos suvenires da marca italiana. Nos cinco dias de bienal são esperados mais de 150 000 visitantes. Na quinta-feira (21), das 9 às 18 horas, haverá workshop aberto ao público sobre as soluções para os diversos modelos de transporte nas grandes cidades. Aproveitando o gancho, a Renault apresenta aos mineiros o seu Twizy, carro 100% elétrico que já circula pela Europa e aguarda homologação para rodar pelo Brasil. Custa 7 000 euros.

Quem estiver com criança pode visitar a exposição de miniaturas de veículos. Serão cerca de 350 réplicas perfeitas de modelos nacionais e importados. "Todos ficam fascinados, os filhos e os pais", afirma Jorge Amaro, presidente do Miniatura Esporte Clube. Com peças raras e inusitadas, a mostra contará ainda com cópias de fórmulas 1, caminhões de bombeiros e ônibus ingleses. Os pequenos poderão também se divertir em um parque com cama elástica, pintura no rosto e máquinas de jogos.

Na parte externa da feira será montada a Arena Radical, onde haverá apresentação de freestyle motocross, com direito a manobras acrobáticas radicais em que os pilotos podem chegar a mais de 6 metros de altura. Além de exibições de bike trial, modalidade em que o ciclista deve controlar a bicicleta de maneira a transpor obstáculos e terrenos acidentados sem cair ou apoiar os pés no chão.

A Volkswagen terá um test-drive do Novo Golf, com o acompanhamento de pilotos. Para quem ficou triste com o fim da Kombi - que deixará de ser fabricada a partir do próximo mês, depois de mais de cinco décadas ininterruptas de produção -, estará exposto um exemplar da Kombi Last Edition. Na versão comemorativa, ela aparece com vários elementos especiais, como carroceria azul e teto branco, nostálgicas cortinas nas janelas laterais e bancos forrados de vinil. Com apenas 1 200 unidades produzidas e um preço sugerido de 85 000 reais, a veteraníssima perua se despede das ruas brasileiras em grande estilo. Provavelmente, logo entrará na lista dos objetos de desejo dos grandes colecionadores.

Gustavo Andrade/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

No espaço Alfa Romeo: modelos raros e suvenires da marca

Programe-se Bienal do Automóvel 2013

Quando: quarta (20), quinta (21) e sexta (22), das 14h às 22h; sábado (23), das 10h às 22h; e domingo (24), das 10h às 21h.

Local: Expominas. Avenida Amazonas, 6030, Gameleira, ☎ 3296-4718. www.bienaldoautomovel.com.br.

Ingressos: de R$ 20,00 a R$ 40,00. Grátis para crianças até 5 anos.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE