Animais

Feiras de adoção oferecem animais de estimação em BH

Eventos são oportunidade para quem quer ter um bichinho de graça

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Cães e gatos abandonados recolhidos pela carrocinha ganham uma nova chance em Belo Horizonte. Muitos dos animais encontrados nas ruas da capital vão parar em feiras de adoção, para encontrarem um novo lar. Na cidade, são várias as veterinárias, pet shops e entidades que organizam eventos para quem levar um amigo para a casa sem precisar pagar os altos preços de um filhote de raça.

Uma das mais importantes é a Adote um Amigo, feita pela prefeitura em parceria com uma ONG. Desde 2010, 935 cães e gatos conseguiram uma nova casa. Segundo o secretário adjunto municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, o bem estar do animal é colocado em primeiro plano. "A maior parte dos animais que chegam aqui foram abandonados pelos antigos donos", diz. Todos são examinados, cuidados e vacinados antes de serem oferecidos para a população.

De acordo com Pimenta, retirar os bichos das ruas e levar para a casa das pessoas ajuda também na saúde pública. "Temos números que mostram que os animais de estimação têm índices de quatro a cinco vezes menor de doenças como leishmaniose em relação aos bichos que vivem na rua", diz. Para adotar, é preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência. Os candidatos à adoção costumam passar por uma conversa prévia para que sejam identificadas condições de manter os animais em casa. "Quando nós vemos que a pessoa não vai saber cuidar, a adoção é barrada", explica o secretário.

Quem tiver interesse na doação mas não puder visitar uma das feiras deve procurar diretamente o Centro de Controle de Zoonoses. Várias pet shops, como a Bom Garoto!, no Gutierrez, também têm animais para adoção. "Temos sempre dois cães à disposição de quem quiser cuidar", diz Stael Lasmar, dona da loja.

Onde buscar o seu bichinho:

74ª Feira de Adoção de Animais

Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo. Centro de Controle de Zoonoses

Sábado (23), de 9h às 14h

Big Shopping

Av. João César de Oliveira, 1275, Eldorado - Contagem.

Domingo (24), de 10h às 14h.

Bom Garoto!

Rua General Andrade Neves, 135, Gutierrez. Telefone: 3332-6721

Oferece campanha de adoção permanente, com animais vacinados e com um ano de consulta grátis.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE