Cidade

Filhote de gorila nasce no Zoológico de Belo Horizonte

Trata-se do primeiro parto da espécie em cativeiro na América do Sul

Por: Rafaela Matias - Atualizado em

Suziane Fonseca/FZB-BH
(Foto: Redação VejaBH)

A gorila Lou Lou, de 10 anos, surpreendeu técnicos e veterinários da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte ao dar à luz na madrugada desta terça (5). Até o fim da tarde de segunda, a mãe não apresentava nenhum sinal de que o parto estava próximo. O novo membro, que é filho do macho Leon, de 16 anos, só foi notado pelos tratadores no início da manhã. De acordo com a Fundação Zoobotânica, o recém-nascido foi bem recebido pelo pai e pela fêmea Imbi, de 14 anos, que também está grávida.

Para que continue assim, alguns cuidados estão sendo tomados com o objetivo de evitar o estresse da nova família. Por enquanto, o bebê ficará apenas sob os cuidados da mãe, só podendo haver interferência humana em casos de extrema necessidade. Além disso, a área foi isolada e os visitantes só poderão observar à distância.

Esse é o primeiro nascimento de gorilas em cativeiro na América do Sul, tornando nosso zoológico uma referência na ambientação da espécie. A gorila Imbi deve confirmar o sucesso, dando à luz mais um filhote. A previsão é que o próximo parto ocorra até o dia 17 de setembro. Os gorilinhas ficarão com os pais até completarem 8 anos de idade.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE