Online

Dos fluídos à suspensão, saiba o que revisar no carro antes de pegar a estrada

Problemas que não atrapalham no trânsito da cidade podem se agravar quando o veículo estiver carregado e em alta velocidade

- Atualizado em

SXC.HU
(Foto: Redação VejaBH)

Com a chegada das férias de verão, é grande o número de belo-horizontinos que pegam as estradas rumo ao interior ou ao litoral. É nesse período que aumenta o número de acidentes com vítimas. Tanto devido à imprudência ao volante quanto devido à falta de manutenção dos automóveis. "As pessoas pedem para alinhar e balancear e acham que assim o carro já está pronto para viajar", diz o mecânico Gideoni Ferreira, da High Torque. "Mas é preciso fazer o serviço completo para garantir a segurança." Para não se arriscar, vale a pena dar um pulo na oficina e levar o veículo para uma revisão. Em Belo Horizonte, segundo pesquisa realizada do site Mercado Mineiro, o serviço de checagem geral sai, em média, por 203 reais. Alguns itens podem ser verificados sem o auxílio de um especialista, outros devem ser conferidos por profissionais. Confira abaixo uma lista do que é necessário ser checado antes de pegar a estrada.

Alinhamento e balanceamento

Verifique numa reta se a direção do carro está puxando para um dos lados. Se esse for o caso, o carro pode estar desalinhado. Já vibrações ao volante em alta velocidade podem ser sintomas de uma roda desbalanceada.

Barulhos na suspensão

Batidas secas, rangidos ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados numa oficina ou em uma autorizada. As condições das nossas vias podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.

Chave de roda, macaco e triângulo

Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo.

Fluidos

É importante checar o nível e a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos. Se o prazo de troca estiver próximo, não há mal em adiantá-lo para ter uma viagem segura.

Limpadores de para-brisa

Verifique as condições das palhetas do limpador de para-brisa. Para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se elas limpam corretamente.

Pneus

Verifique a calibragem dos pneus, inclusive do estepe. Siga as recomendações exatas para o seu carro no manual do proprietário.

Sistema de iluminação

Verifique se alguma lâmpada do veículo está queimada. A substituição é algo rápida e pode prevenir um acidente.

Outros itens

Sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos devem ser checados numa oficina de confiança ou na autorizada.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE