Trânsito

Esse caos pode ter fim: sistemas combinados de transporte público

Por: Paola Carvalho - Atualizado em

2269_transporte01.gif
(Foto: Redação VejaBH)

A prefeitura aposta no transporte rápido de ônibus (BRT, na sigla em inglês) como solução de curto prazo para melhorar o transporte público na cidade e, ao mesmo tempo, desafogar o trânsito. Com o custo total de 830 milhões de reais, dois corredores exclusivos para ônibus estão sendo construídos nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. O sistema, que deverá estar concluído no primeiro semestre de 2014, terá capacidade para transportar 700 000 passageiros por dia. Sua importância é incontestável, mas não será suficiente. "A capacidade do BRT é dez vezes menor que a do metrô", afirma Paulo Resende, professor e coordenador do núcleo de infraestrutura e logística da Fundação Dom Cabral (FDC).

Com apenas 28 quilômetros de extensão, o metrô de Belo Horizonte é incipiente. O governo federal já prometeu uma verba de 3,1 bilhões de reais para construir mais 26,5 quilômetros até 2016, o que elevará a capacidade dos atuais 200 000 passageiros por dia para 980 000. Mesmo assim, a rede continuará muito distante dos 280 quilômetros de extensão, medida considerada ideal pelos especialistas para atender a toda a cidade. "Precisamos de um projeto de longo prazo, de investimento contínuo", diz o consultor e ex-presidente da BHTrans Osias Baptista. "Em Nova York já são oitenta anos de investimentos permanentes."

A solução ideal para a capital, reiteram os especialistas, é a combinação dos diferentes sistemas. Além do BRT e do metrô, há espaço também para o monotrilho. Veículo leve que trafega sobre trilhos elevados, o modelo tem a vantagem de não tirar espaço das vias. "Ele é ideal para áreas planas, como sobre o leito do Ribeirão Arrudas, na Avenida dos Andradas e na Via Expressa", aponta José Aparecido Ribeiro, um dos líderes da ONG SOS Mobilidade Urbana e presidente do Conselho Empresarial de Política Urbana da Associação Comercial de Minas (ACMinas).

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE