Jogos

Dez jogos de tabuleiro que vale a pena conhecer e três lugares onde jogá-los

Partidas eletrônicas não substituem diversão ao redor da mesa com amigos

Por: Cedê Silva - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Com orçamentos milionários e até astros de Hollywood para dublar os personagens, os jogos eletrônicos fazem o maior sucesso. Mas nada substitui a experiência de reunir os amigos ao redor do bom e velho tabuleiro. Velho? Nem tanto. Nos últimos anos, chegaram ao Brasil versões traduzidas de jogos que são premiados best-sellers na Europa e nos Estados Unidos. Colonizadores de Catan (1995) e Domínio de Carcassonne (2000), por exemplo, foram lançados pela brasileira Grow em 2011 e 2012, respectivamente. Eles fazem parte da linha dos chamados eurogames, nos quais o papel da sorte é reduzido e nenhum jogador é eliminado antes do fim da partida. Listamos três locais onde experimentar jogos de tabuleiro e dez títulos que vale a pena conhecer.

1) Jogos do ConhecimentoToda quinta-feira, no Espaço TIM UFMG do Conhecimento, na Praça da Liberdade, aficionados e curiosos se misturam em mesas para experimentar jogos importados ou testar tabuleiros em desenvolvimento por designers brasileiros. Um dos de maior sucesso é Pandemic, jogo cooperativo no qual os participantes tentam impedir epidemias de se espalharem pelo mundo.

Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Praça da Liberdade, s/nº. Às quintas, das 17h às 21h. ☎ 3409-8350.

2) Kobold's DenO cartão de visitas desta pequena loja na Savassi traz uma piada compreensível apenas por experientes jogadores de RPG: trata-se de um "Business Card of Charisma +2". A casa realiza torneios do jogo de cartas Magic: The Gathering e tem mesas para os clientes travarem partidas do jogo que quiserem. Nas prateleiras, há jogos importados (como Last Night on Earth, sobre zumbis), traduzidos (como Colonizadores de Catan) e brasileiros (como Violentina).

Rua Alagoas, 1460, loja 19, Savassi. ☎ 3234-8830.

3) SoHo OrbiSe o cardápio não tem eurogames, tem a montanha de batata frita com queijo e bacon (R$ 63,00), um dos pedidos mais populares. Inaugurada em 1992, a casa é palco de animadas partidas de jogos tradicionais como Combate, Imagem e Ação e Perfil.

Rua Tomé de Souza, 133, Savassi. ☎ 3221-7743.

Galeria + Conheça um pouco sobre cada jogo

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE