Minas, são muitas

Minas, são muitas

Cidade: Nova Era | Distância da capital: 137 quilômetros | Região: central | Número de habitantes: 17 528 | Principais atrações: Museu Municipal de Arte e História, Ponte Benedito Valadares e Igreja Matriz São José da Lagoa

- Atualizado em

Nidin Sanches/Odin - Acervo da Prefeitura Municipal de Nova Era
(Foto: Redação VejaBH)

A ponte hoje e a inauguração: presença de Getúlio Vargas (desfazendo o laço) e Benedito Valadares (à dir.)

E m 1938, a ponte de madeira que ligava os bairros Centro e Centenário, sobre o Rio Piracicaba, no então povoado de São José da Lagoa, foi destruída por um temporal. A partir daí, a travessia passou a ser feita por balsas. Como a prefeitura não tinha dinheiro para construir uma nova estrutura, o prefeito Nelson de Lima Bruzzi (1900-1989) recorreu ao governador Benedito Valadares (1892-1973), que encaminhou o pedido ao governo federal. Para dar uma forcinha à solicitação, em 13 de dezembro do mesmo ano o povoado foi elevado à categoria de município e recebeu o nome de Presidente Vargas. A mudança parece ter surtido efeito, já que em 13 de maio de 1940 foi aberta a Ponte Benedito Valadares, com 86 metros de extensão.

A Quinzena Cívica, como ficou conhecido o período que precedeu a inauguração, foi de festejos pelas ruas, com oferta de churrasco a toda a população. No dia da solenidade, milhares de pessoas aguardaram ansiosamente a chegada do então ditador e de sua comitiva na Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. Às 16 horas de uma ensolarada segunda-feira, logo após uma salva de 21 tiros, Vargas e Valadares foram os primeiros a atravessar a ponte, a pé.

Mas a homenagem ao presidente du­­rou pouco. Já em 1942 a cidade passou a se chamar Nova Era. Fotos e documentos desse e de outros acontecimentos estão guardados no Museu Municipal de Arte e História de Nova Era. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o museu conta com mais de 500 peças que relembram vários momentos desse povoado de 310 anos.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE