Turismo

Visitantes são recebidos em novo local no Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Centro de Informação ao Turista deixou o Rainha da Sucata e está no prédio da antiga Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Lucia Sebe/Secom MG
(Foto: Redação VejaBH)

O visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade está sendo recebido em um novo local. Desde a última semana, o Centro de Informação ao Turista funciona no prédio verde da antiga Secretaria Estadual de Transportes e Obras e que estava sendo ocupado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). No saguão, o atendimento é feito por oito monitores, que se revezam entre 9h e 19h. Voluntários da Fifa também estão por lá, com informações sobre a Copa das Confederações.

A mudança temporária foi provocada pela reforma do Edifício Tancredo Neves, conhecido pela população como Rainha da Sucata. O controverso edifício, que abrigava o Museu de Mineralogia, passa por obras que deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2014. O curioso é que ele havia sido projetado em 1985 já para abrigar um espaço de informações aos visitantes da cidade. "Teremos telas touchscreen com informações sobre os espaços e a programação dos espaços e museus", diz a gerente executiva do circuito, Cristiana Kumaira. O teatro de arena também será revitalizado, com novos camarins e estrutura de palco.

Já o prédio verde deverá ter nova função quando o Centro de Informação ao Turista voltar para o Rainha da Sucata. Inicialmente, ele estava previsto para receber o Museu do Homem Brasileiro, mas a ideia foi cancelada. "Estamos analisando o que vem para cá", diz Cristiana. Ela destaca que qualquer que seja a escolha, o edifício deverá passar por uma obra demorada. "São estruturas muito antigas, que precisam ser restauradas antes de qualquer coisa", diz.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE