Rock

Mineirão foi cenário de gravação de clipe do Skank

Há quinze anos, a banda mineira escolheu a arena para filmar o videoclipe de É Uma Partida de Futebol

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Eugenio Savio
(Foto: Redação VejaBH)

Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti (da esq. para a dir.) e as cenas gravadas no Mineirão, em 1997: paixão verdadeira no videoclipe

Aquele Atlético e Cruzeiro de 16 de março de 1997 tinha tudo para passar batido na memória dos torcedores. O clássico, que marcava o fim da primeira etapa do Campeonato Mineiro, não prometia muitas emoções. Afinal, a Raposa havia anunciado que poria em campo uma equipe mista, sem estrelas como Palhinha e Dida, que seriam poupados para a disputa da Copa Libertadores. Graças ao Skank, porém, o jogo tornou-se um dos mais comentados daquela década. Foi naquele dia que a banda resolveu gravar o videoclipe de É uma Partida de Futebol. "Pensamos que seria legal filmar essa música na arquibancada, no meio da torcida", lembra o vocalista do grupo, o cruzeirense Samuel Rosa. Para os músicos, a escolha do Mineirão foi natural. "Ele é parte da nossa vida, é um lugar aonde íamos desde criança", diz o baixista atleticano Lelo Zaneti.

Apesar da pouca relevância da partida, que acabaria em empate de 1 a 1, o Mineirão recebeu naquele dia 40 000 pagantes por causa da expectativa em torno da filmagem do clipe. Se dentro de campo o resultado foi morno, fora foi uma goleada. Na edição daquele ano do Video Music Brasil, premiação da MTV, o Skank levou três estatuetas. A música acabou incluída na trilha sonora oficial da Copa do Mundo de 1998, na França, e embalou a turnê europeia do grupo, que tocou em países como Espanha, Itália e Portugal. Além disso, abriu as portas para a banda descer da arquibancada e passar a frequentar o gramado do Mineirão. Em 2008, o quarteto se apresentou no intervalo de um jogo entre Brasil e Argentina. Dois anos depois, levou 50 000 pessoas à arena para o show de três horas que marcou o fechamento do estádio antes da reforma para a Copa de 2014. "Foi um privilégio encerrar essa etapa de um estádio que nos marcou tanto", diz Lelo, que pretende se apresentar na arena reformada. "Fazemos questão." Os fãs também.

Assista ao clipe É uma partida de futebol

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE