Esportes

Espaços de BH oferecem aulas para quem quer praticar esportes radicais

Escalada, voo de parapente e skate são modalidades que contam com professores especializados

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Márcio Carvalho
(Foto: Redação VejaBH)

Ao contrário das partidas de futebol nos fins de semana ou das caminhadas em volta do quarteirão, não dá para praticar um esporte radical sem uma boa preparação. Afinal de contas, para subir em cima de um skate, escalar um paredão ou voar de parapente é necessário um bom conhecimento prévio do que é preciso fazer e ter uma preocupação extra com a segurança.

Para a sorte dos interessados em se aventurar, a cidade conta com aulas e cursos rápidos para diversas modalidades que capricham na adrenalina. O melhor é que elas não costumam ter contraindicações. "Temos um aluno que não tem uma das pernas", diz Yan Ouriques, proprietário da academia Rokaz, especializada em escaladas.

Confira locais e aulas abaixo:

Escalada

Academia Rokaz

Rua Antônio de Albuquerque, 189, Savassi. Tel.: 2535-9800.

Para começar a subir as paredes cheias de objetos que simulam rochas é preciso fazer um minicurso (30 reais,1h30), em que o praticante aprende normas de segurança e como manusear os equipamentos. Depois da aula inicial, é possível praticar em dias espaçados (26 reais) ou se tornar mensalista (189 reais), sempre acompanhado da supervisão de um monitor, que dá dicas constantes de como melhorar as subidas.

Parapente

Base Da Nuvem

Estrada da Serra, s/n, Serra da Moeda, Brumadinho. Tel.: 9233-1404

http://www.basedanuvem.com.br

O curso de formação de pilotos dura cerca de oito meses, com aulas uma vez por semana. Além do investimento de 4 000 reais (que pode ser dividido em doze vezes), é necessário comprar o equipamento de voo, que inclui parapente, cadeirinha, capacete e botas. Como o investimento pode ultrapassar fácil os 10 000 reais, um voo duplo (200 reais) pode ser a opção para descobrir se o coração aguenta as planagens perto das nuvens.

Skate

Blunt Skate Park

Rua Montes Claros, 189, Carmo. Tel.: 3284-2161

Quem quer se equilibrar em um skate precisa primeiro comprar um, que custa aproximadamente 380 reais. O pacote de oito aulas custa 185 reais, com uma taxa de matrícula de 35 reais. Os horários são flexíveis e as aulas podem ser feitas de manhã, tarde e noite. O esporte não tem indicação de idade e pode ser praticado inclusive por crianças a partir de 4 anos.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE