Saúde

Evento na capital alerta sobre os perigos da obesidade

De acordo com o Ministério da Saúde, quase metade dos adultos belo-horizontinos estão com excesso de peso

Por: Rafaela Matias - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Que a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde todo mundo sabe. Que o controle do peso e a alimentação equilibrada garantem mais qualidade de vida também. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que 47% por da população adulta de Belo Horizonte está acima. Outros 15% já chegaram à obesidade - ou seja, têm Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30.

Com o objetivo de chamar atenção para o problema, o Parque das Mangabeiras receberá no domingo (19), às 9 horas, a 1ª Caminhada de Prevenção à Obesidade, que contará com o acompanhamento de especialistas e atividades voltadas à conscientização sobre a doença. A importância de praticar atividades físicas será um dos principais pontos de discussão. "Em termos de saúde, é muito clara a diferença entre quem pratica exercícios e quem é sedentário", afirma a nutricionista do Instituto Mineiro de Obesidade, Ana Paula Meireles, uma das responsáveis pela caminhada.

Entre as atrações está a blogueira e escritora Lu Fernandes, ex-obesa que falará sobre sua história de reeducação alimentar. Para que pessoas com diferentes condicionamentos físicos possam acompanhar, a caminhada será em nível leve e terá supervisão do preparador físico do Clube Atlético Mineiro, Roberto Chiari.

As inscrições são gratuitas. Os participantes deverão levar 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá) para ser doado a uma instituição de caridade. Informação no site www.institutodeobesidade.com.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE