Telefonia

Celulares de Minas Gerais terão nono dígito em outubro

Mudança afeta 26,8 milhões de linhas em funcionamento no estado

Por: João Renato Faria - Atualizado em

2413_online_celular01.jpg
(Foto: Redação VejaBH)

Quem costuma ligar para celulares de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, já sabe que os telefones de lá ganharam mais um dígito. Agora, o 9 que antecede os números já tem data marcada para começar a valer em Minas Gerais, onde estão em funcionamento 26,8 milhões de linhas.

Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, o nono algarismo passará a valer a partir do dia 11 de outubro. Em uma primeira fase, as ligações sem o dígito serão completadas, mas uma mensagem alertará sobre a mudança de formato. Depois, só será possível ligar para um número móvel incluindo o 9 no começo dos números.

A mudança é gratuita, automática e obrigatória. Os números fixos não sofrerão alterações. Segundo a Anatel, ela é necessária para aumentar as combinações de algarismos e, consequentemente, o número de telefones que poderão ser oferecidos. Com oito algarismos, cada DDD conta com cerca de 40 milhões de combinações. Com a adição do nono dígito, cerca de 90 milhões de combinações serão possíveis.

Junto de Minas Gerais, Sergipe e Bahia também passarão a adotar o nono dígito em outubro. Antes, em maio, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte sofrerão a alteração, que já vale nos estados de Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE