Saúde

Confira dicas para começar a se exercitar e fazer bonito no verão

Quem quer ter resultados no fim do ano deve começar uma atividade física já

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Está sonhando em aparecer com a barriga sequinha e o corpo sarado no verão e fazer bonito na praia ou na piscina? Pois a hora de começar a se preocupar com isso é agora, durante o inverno, já que os resultados de quem busca emagrecer e definir os músculos não são imediatos. "Ainda dá tempo, mas o prazo está acabando", alerta Diogo Fiorini, professor de educação física da academia Companhia Athletica.

Confira dicas para começar a se exercitar:

Comece leve

Se você não está acostumado a fazer atividades físicas, o melhor é ir devagar e aumentar a intensidade aos poucos. "O ideal é começar com meia hora por dia, para adaptar os exercícios à rotina", diz Fiorini.

Faça o que gosta

Segundo o professor Diogo Fiorini, é mais fácil começar a se exercitar fazendo alguma atividade com a qual já estamos habituados. "É melhor que seja algo que já dá prazer a pessoa", diz. Ele ressalta que as atividades aeróbicas - como correr, nadar e andar de bicicleta - costumam ser as mais indicadas para quem quer emagrecer.

Trace metas de curto prazo É uma boa ideia dividir o objetivo final em pequenas conquistas mensais. Além de ajudar na motivação, antecipa a sede que todo mundo tem por resultados. Só não vale se programar para algo irreal. "Essas metas têm de ser realistas", diz Fiorini.

Cuide da alimentação Os exercícios físicos ajudam bastante a ficar com um corpão para o verão, mas não fazem milagre sozinhos. É preciso cuidado com o que se come e ficar atento às calorias ingeridas. "Não adianta nada malhar e ir comer no fast food", diz Fiorini.

Procure um profissional Se exercitar sozinho é até possível, mas quem procura um resultado digno de ser exibido de sunga ou biquíni deve consultar professores de educação física e nutricionistas. "Assim, será possível criar treinos e dietas personalizados, que ajudem a pessoa a atingir seu objetivo", diz Fiorini.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE