futebol

Gramado do Mineirão passa por reformas para 2015

Cobertura vegetal ficou danificada por causa de alagamentos

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Juliana Flister
(Foto: Redação VejaBH)

A imagem do Mineirão sem seu gramado, apenas com terra, chama a atenção, principalmente para os apaixonados por futebol. Mas tem um bom motivo.

Aproveitando o recesso no calendário do futebol, a Minas Arena, empresa que gerencia o estádio, resolveu trocar a cobertura vegetal do estádio antes da próxima temporada. A justificativa é remover uma camada de fibra que acabou causando problemas no escoamento de água nos últimos jogos do ano. Com as as poças formadas pela chuva, foi mais difícil rolar a bola.

A instalação da camada de fibra foi uma exigência da Fifa e é usada nos países europeus para fixar melhor a grama. "Questionamos o uso dela aqui, ainda mais em uma quantidade excessiva, de cerca de 27 toneladas", diz Severiano Braga, gerente de operações da Minas Arena. Além de retirar o composto, a areia também será trocada. "Vamos usar uma com granulação maior, para permitir que a chuva escoe mais rápido."

O plantio da grama Bermuda Celebration, a mais usada em todo mundo, já começou e estará pronta a tempo da primeira rodada do Campeonato Mineiro, no dia 1º de fevereiro. A expectativa é não só evitar o transtorno com a chuva, mas também voltar a receber os grandes shows no gramado. "Ele estará pronto para suportar o público e a sequência de jogos", garante Braga.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE