Feriado

Dez pousadas em Minas para aproveitar o feriado a dois, com os amigos ou com a família

Cachoeiras, montanhas e boa comida são atrações nas hospedarias

Por: Carolina Daher - Atualizado em

Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Feriados são sempre bem vindos. Ainda mais quando estão raros, como no segundo semestre de 2014. O recesso de Assunção de Nossa Senhora, na próxima sexta (15), é uma boa oportunidade para sair da cidade e fugir da rotina. Selecionamos dez pousadas mineiras onde relaxar com estilo, em um ambiente cercado por montanhas.

Pousada Pequena Tiradentes

196 KM da capital

O grande diferencial é a arquitetura da pousada, que reproduz uma vila do século XVIII. Seus 62 apartamentos funcionam dentro de pequenas casas coloniais separadas por vielas estreitas, como na própria cidade de Tiradentes. Ao passar pelo portão de madeira de demolição, a sensação é a de entrar em um cenário cinematográfico. O conceito de hotel-butique possibilita ao hóspede comprar da louça do café da manhã à cama onde se dorme. Há quartos preparados para receber famílias, com os do 1º andar dedicado às crianças, e a cama de casal em um mezanino privativo. O Espaço Kids, comum a todos os hóspedes, é perfeito para entreter os pequenos. Para se refrescar, o visitante tem à disposição duas piscinas: uma externa com bar, onde são servidos drinques e tira-gostos, e uma preaquecida com teto reversível. Os hóspedes contam ainda com jacuzzi, sauna, sala de leitura e academia de ginástica. Exclusivas para casais, as acomodações ouro dispõem de hidromassagem e lareira e ficam localizadas em uma área reservada e silenciosa da pousada.

Diárias para casal a partir de 824 reais, com café da manhã. Desconto de 50% para pacotes de uma semana. Crianças de até 3 anos não pagam.

Avenida Governador Israel Pinheiro, 670, Tiradentes, ☎ (32) 3355-1262 e (32) 8815-8027. www.pequenatiradentes.com.br.

Solar D'Araucária

472 KM da capital

São 30 quilômetros de estrada de terra, mas quando se chega à pousada, encravada em um bosque de araucárias, fica claro que o esforço valeu a pena. A trilha sonora é o barulhinho do Ribeirão Campestre, que cruza toda a propriedade. Os dezoito chalés - todos com lareira e hidromassagem ou ofurô - recebem decorações distintas. O catorze, em estilo oriental, oferece no 1º andar lareira, jacuzzi e futon duplo. No mezanino, diante da vista de uma cachoeira, a cama king-size é coberta com lençol térmico. Os produtos são da grife L'Occitane. Na área externa, jacuzzi a céu aberto, piscina e sauna. No restaurante, o Nó de Pinho, a carta de vinhos tem mais de quarenta rótulos com preços entre 59 e 469 reais.

Diárias para casal a partir de 590 reais, com café da manhã. Crianças de até 10 anos não pagam.

Estrada para São Sebastião das Três Orelhas, km 2, Retiro, Gonçalves, ☎ (35) 3654-1260 e (35) 9984-0545. www.solardaraucaria.com.br.

Hotel Fazenda Boitempo

88 KM da capital

Bem cedinho, o cheiro de café vai tomando conta dos ambientes. Na cozinha, Maria da Conceição Dias prepara quitutes como broa de fubá, pão de queijo e biscoito de polvilho. Durante o dia os hóspedes podem acompanhar o cotidiano de uma fazenda: ordenhar as vacas, alimentar os bezerros e pescar no lago. Dá para explorar a região a cavalo, jogar futebol ou se divertir na piscina. Localizada em um dos distritos de Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade, a propriedade leva o nome de um de seus poemas. O mesmo ocorre com as dezessete acomodações. O almoço, preparado em fogão a lenha, é recheado de receitas mineiras.

Diárias para casal a partir de 325 reais, com pensão completa (café, almoço e jantar). Acima de cinco diárias, desconto de 10%. Crianças de até 6 anos não pagam.

Fazenda Barra de Santo Antônio, s/nº, Chapada de Ipoema, Itabira, ☎ (31) 9939-1000 e 9616-8617.www.hotelfazendaboitempo.com.br.

Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Pousada do Mondego

107 KM da capital

Das janelas que se abrem para as varandas, é possível vislumbrar o casario colonial de Ouro Preto. No apartamento master, que conta com mobiliário no estilo dona Maria I e lustres art déco, o hóspede encontra pequenos luxos modernos, como TV por assinatura e wireless. O casarão, construído em 1747, tem 21 acomodações, com formatos diferenciados. Há uma galeria com obras de importantes artistas, como Guignard e Aleijadinho. Na loja Divina Graça, são vendidos artigos de decoração, a exemplo de anjos barrocos de madeira. A Mondego oferece ainda duas jardineiras antigas, que ajudam os hóspedes a vencer as inúmeras ladeiras da cidade.

Diárias para casal a partir de 442 reais, com café da manhã. Acomodadas em berço, crianças até 3 anos não pagam.

Largo do Coimbra, 38, Centro Histórico, Ouro Preto, ☎ (31) 3551-2040. www.mondego.com.br.

Pousada Canto dos Prazeres

117 KM da capital

A vista é de tirar o fôlego. Construída de frente para o Parque do Itacolomi, a pousada tem detalhes que inspiram romance. Logo na entrada, uma sala envidraçada exibe piscina aquecida e lareira. Velas e flores estão por todos os cantos. São apenas oito apartamentos. Os presidenciais tem hidromassagem. Para que ninguém precise pensar em relógio, o café da manhã vai até as 13 horas. No menu há pequenas delícias italianas, como a fritada e o frico, prato típico de Veneza feito com batata e queijo. Os hóspedes dispõem também de sauna seca.

Diárias para casal a partir de 415 reais, com café da manhã e chá à tarde durante a semana. Nos fins de semana, os pacotes começam em 990 reais. Não aceita menores de 18 anos.

Rua Alto do Campo, 131, Lavras Novas, ☎ (31) 3554-2211 e (31) 9786-4625. www.pousadacantodosprazeres.com.br.

Provence Cottage & Bistrô

499 KM da capital

Eleita em 2013 a melhor pousada do Brasil pelo GUIA QUATRO RODAS, a Provence é um recanto sofisticado. É possível ver o cuidado dos donos, Ari Kespers e Whitman Colerato, em todos os detalhes. Logo na chegada, os hóspedes são presenteados com espumante, chocolates artesanais e um queijo canastra. O clima é totalmente europeu, e os seis chalés são inspirados em antigas hospedarias francesas. Todas as acomodações contam com banheira de hidromassagem e lareira. Os kits de banho da L'Occitane, a roupa de cama Trussardi e as cafeteiras Nespresso fazem a diferença. A suíte Cassis oferece ainda um ofurô exclusivo na varanda. O bistrô da pousada também é estrelado no guia. No jantar, o menu degustação com opção de cinco entradas, prato principal e sobremesa sai a 170 reais por pessoa. Experimente a tapioca brûlée com sorvete de jabuticaba, mil folhas de capim limão e consomê de chocolate amargo.

Diárias para casal a partir de 494 reais, com café da manhã, durante a semana. Nos fins de semana, o preço mínimo é de 593 reais. Não aceita menores de 18 anos.

Rua Cedrus Libani, 380, Parque das Araucárias, Monte Verde, ☎ (35) 3438-1467. www.provencecottage.com.br.

Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Hotel Fazenda das Amoreiras

493 KM da capital

O nome vem das 6 000 amoreiras plantadas na propriedade. É destino certo para quem tem filhos. Para os pequenos, o roteiro de atividades é intenso. Pode-se visitar a fazendinha, onde é possível alimentar as galinhas ou ordenhar as vacas. Nos quatro lagos são feitos passeios de pedalinho e torneios de pescaria. Os monitores dão plantão aos finais de semana e ministram oficinas de brigadeiro e pão de queijo. Em caso de chuva, as brincadeiras na água são transferidas para a piscina coberta e aquecida. Para os pais, há salão de jogos, sauna, academia de ginástica, hidromassagem e mini-spa. O hotel dispõe ainda de várias quadras esportivas.

O pacote de sexta a domingo (mínimo) para casal sai por 1 100 reais, com pensão completa (café, almoço, chá da tarde e jantar). Para crianças de até 11 anos é cobrada uma taxa de 138 reais a diária.

Estrada da Fazenda Fabiano, km 1, Ponte Nova, Extrema, ☎ (35) 3435-4000 e 0800 284 3050. www.hotelfazendadasamoreiras.com.br.

Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá

372 KM da capital

À luz de velas, relaxar em uma banheira. Para completar, um cheiro de chocolate no ar. Esse é apenas um dos muitos banhos (de 69 a 300 reais) oferecidos pelo hotel. No cardápio de relaxamento, figuram cerca de oitenta terapias. E isso não é tudo. Inaugurada em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas, a construção impressiona por sua imponência. Os jardins foram criados pelo paisagista Burle Marx. Não falta no complexo uma praça de esportes com quadras e piscina. Bicicletas, caiaques, pedalinhos e playground fazem a alegria dos pequenos, juntamente com a programação especial desenvolvida por monitores com shows e teatro. Vale visitar a fonte Dona Beja. Segundo a lenda, era ali que a cortesã mineira se banhava todos os dias.

Diárias para casal a partir de 928 reais, com pensão completa (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar). Crianças de até 6 anos não pagam.

Estância Parque do Barreiro, s/nº, Araxá,☎ (31) 3236-1900 e (34) 3669-7000. www.tauaresorts.com.br/araxa.

Águas do Treme Lake Resort

83 KM da capital

São apenas doze apartamentos, e o master conta com banheira de hidromassagem. A roupa de cama é Trussardi, e os kits de banho, Trousseau. No lago de 60 000 metros quadrados, é possível pescar dourado, surubim, tilápia e pacu, que podem ser preparados como petiscos. A piscina tem entrada submersa para a sauna. Os hóspedes ganham passeios à fazenda vizinha, a Querença, onde podem ver de perto a preparação de doces caseiros. Outra opção é o serviço day use (45 reais por pessoa).

Diárias para casal a partir de 780 reais, com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Da terceira diária em diante, crianças de até 12 anos não pagam.

Papagaios, km 4, s/nº, zona rural de Inhaúma, ☎ (31) 3716-4800. www.aguasdotreme.com.br.

Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Hotel Fazenda Fonte Limpa

140 KM da capital

Construída em 1742, a fazenda conseguiu conservar sua arquitetura original. Além da casa-sede, o antigo pouso de tropeiros e o celeiro foram transformados em apartamentos. Não espere sofisticação, o lugar é rústico - e aí está a sua graça. Ficar acomodado em uma construção do século XVIII já vale a experiência. Nos fins de semana, as crianças podem buscar ovelhas no pasto e passear de charrete e a cavalo. Das três piscinas, uma é coberta e aquecida. Um dos dois restaurantes funciona no local que um dia foi a senzala. No cardápio, a boa comida mineira. As verduras e os legumes vêm da horta e os laticínios são fabricados ali mesmo. Desmentindo a teoria de que o dia na roça termina cedo, o hotel conta com uma pequena boate para os mais animados.

Diárias para casal a partir de 450 reais, com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Da quarta diária em diante, desconto de 20%. Crianças de até 4 anos não pagam.

Rodovia BR 040, Santana dos Montes, ☎ (31) 3726-1134. www.fazendafontelimpa.com.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE