Televisão

Discussão sobre o uso de tecnologia em sala de aula abre nova temporada do programa Roda de Conversa

O impacto das novas mídias no ensino é tema do primeiro episódio, que será exibido no sábado (6), pela Rede Minas

Por: Rafaela Matias - Atualizado em

Zirlene Lemos
(Foto: Redação VejaBH)

O uso de celulares em sala de aula ajuda ou atrapalha? Como lidar com a rápida propagação de conteúdo pornográfico nas escolas? A proibição é a melhor estratégia?

Perguntas como essas estão em debate no episódio de estreia da nova temporada do programa Roda de Conversa, que será exibida pela Rede Minas, a partir do sábado (6). "As novas mídias estão provocando enorme mudança nas salas de aula", afirma o jornalista Marcílio Lana (à esq. na foto), apresentador do programa. "Os alunos mudaram e as instituições de ensino não conseguem mais se manter tradicionais." Para discutir o assunto, foram convidados os professores Adriano Teixeira, doutor em informática na educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Elisa Schlünzen, doutora em Educação pela PUC-SP; e Diógenes da Silva, doutor em engenharia computacional pela University of Southern California.

Produzido pela Secretaria Estadualde Educação, o Roda de Conversa irá ao ar quinzenalmente, sempre às 11 horas. Um dos objetivos da atração é aproximar o debate sobre o cotidiano escolar das famílias. "A educação é o caminho para o desenvolvimento do país", afirma a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola. "Por isso, é necessário que as famílias e que os setores organizados da sociedade participem e contribuam na elaboração de políticas públicas nessa área." Ensino em tempo integral, empreendedorismo, violência e sexualidade são alguns dos temas abordados pelos especialistas.

Os programas são gravados na Escola de Formação e Desenvolvimento de Educadores de Minas Gerais (Magistra) e funcionam também como ferramenta de formação continuada para os educadores da rede estadual. Os profissionais recebem um certificado da Magistra quando comprovam que assistiram aos debates.

Após a exibição pela Rede Minas, o conteúdo do programa Roda de Conversa fica disponível na internet, no site crv.educação.mg.gov.br, e em canal do Youtube (www.youtube.com/magistraseemg).

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE