Consumo

Saiba como fazer sua parte para economizar água em casa

Dicas para ajudar o meio ambiente são simples e fáceis

Por: João Renato Faria - Atualizado em

2393_online_agua01.jpg
(Foto: Redação VejaBH)

Que o país enfrenta uma estiagem, todos sabem. Mas queda no nível das represas em Minas Gerais e o anúncio de que a nascente do Rio São Francisco secou acenderam uma luz de alerta. Para não faltar água, é preciso que cada um faça a sua parte, começando pela mudança de hábitos dentro de casa.

Saiba como ajudar:

Feche a torneira

Parece algo óbvio, mas muita gente ainda escova os dentes ou se barbeira com a torneira da pia aberta. "Isso é básico, o primeiro passo para reduzir o consumo", diz Givanildo Cruz, agente de saneamento da Copasa.

Fique de olho nos vazamentos

Válvulas de descarga com fluxo permanente, torneiras que pingam e demais vazamentos podem representar um número alto de desperdício no fim do mês. "São problemas que devem ser resolvidos o mais rápido possível", diz Cruz. Entupimentos também são problemáticos, já que exigem água para empurrar o que está travando o fluxo rumo ao esgoto. "Não se deve usar o vaso sanitário como lixo", diz Cruz.

Não demore no banho

Um tempo entre oito e dez minutos é suficiente. "Um banho de quinze minutos gasta 135 litros de água", alerta Cruz. Reduzir o tempo pela metade também significa reduzir o consumo. Outra sugestão é um hábito muito comum em países da Europa, mas ainda longe de chegar aqui: fechar a torneira para ensaboar. "Por lá, já existe a cultura de não desperdiçar a água."

Organize a cozinha

Ao lavar vasilhas, use papel toalha para tirar o excesso de sujeira antes de abrir a torneira. Ensaboar o máximo de objetos antes de enxaguar também é uma boa ideia. "Assim, é possível economizar até 100 litros por pia lavada", diz Cruz.

Evite a mangueira

Ao lavar o carro usando a mangueira, o consumo pode chegar fácil a 450 litros. Com um balde, esse uso cai drasticamente. "Não é preciso mais do que isso para enxaguar o automóvel", diz Cruz. Não custa também reforçar: nunca use a mangueira para lavar a calçada.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE