Crianças

Programação completa: Oficinas infantis de férias MM Gerdau

- Atualizado em

OFICINA DE PIGMENTOS MINERAIS

Terça (20), das 14h às 17h. Classificação etária de 7 a 12 anos

Sábado (31), das 14h às 17h. Direcionada a adultos e crianças

Proporcionar ao público infantojuvenil e adulto a experiência de utilizar os pigmentos minerais. A partir da manipulação de rochas e minerais, os participantes prepararão tintas. Com elas, criarão desenhos em diferentes suportes, tendo como inspiração os temas e as atrações do Museu. Para essa oficina, é recomendado aos participantes que venham vestidos com roupas confortáveis e que possam sujar.

OFICINA DE MUNDO MINERAL

Quarta (21), das 14h às 17h. Classificação etária de 4 a 7 anos

Quinta (29), das 19h às 21h. Direcionada a adultos

Aproximar o público infantil e adulto do universo dos minerais. Para isso, os participantes se transformarão em geólogos-mirins e investigarão as riquezas da Terra por meio das atrações do Museu e do contato com os minerais, aprendendo sobre suas utilizações e propriedades. Em um segundo momento, as crianças produzirão esculturas com argila.

OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL

Sexta (22), das 14h às 17h. Classificação etária de 7 a 12 anos

Apresentar as técnicas da fotografia com celular ou tablet e estimular o olhar fotográfico para paisagens e ambientes. Os espaços do Museu serão usados como cenário da oficina, a fim de estabelecer conexões entre memória e patrimônio. Após a confecção das fotos, algumas delas serão compartilhadas nas redes sociais. Para essa oficina, é necessário que o participante traga o próprio tablet ou celular que tire fotos e o cabo USB para descarregar as fotos. Não nos responsabilizamos por objetos de valor.

OFICINA DE CRISTAIS

Quinta (22), das 19h às 21h. Direcionada a adultos

Quarta (28), das 14h às 17h. Classificação etária de 7 a 12 anos

Apresentar aos participantes o mundo da mineralogia, quando terão a oportunidade de conhecer vários minerais, bem como sua composição química, propriedades físicas e aplicações. Eles ainda produzirão modelos atômicos correspondentes a estruturas químicas de diversos minerais e um mineraloide de calcantita. Para essa oficina, é necessário que o participante traga um copo de vidro vazio (tipo requeijão).

OFICINA DE ORIGAMI

Sexta (23), das 14h às 17h. Direcionada a adultos e crianças acima de 8 anos

Quinta (29), das 14h às 17h. Direcionada a adultos e crianças acima de 8 anos

Aproximar o público infantil e adulto de uma arte milenar japonesa, o Origami (Oru = dobrar; Kami = papel). Assim, a partir de dobraduras sem o uso de ferramentas, eles farão a representação de animais, plantas e objetos. A partir dessa prática, a concentração dos participantes será estimulada. Eles ainda farão uma visita ao Museu para contemplar as formas geométricas das amostras minerais, das pinturas parietais e da arquitetura do Prédio Rosa.

OFICINA DE MÚSICA - Festival Saci

Sábado (24), das 15h às 17h. Classificação etária de 4 a 12 anos

Fruto de parceria entre o MM Gerdau e oFestival SACI - Sociabilização, Arte e Cultura na Infância, o grupo Amaranto desenvolve atividades de musicalização com as crianças a partir de canções de seus dois trabalhos dedicados ao público infantil: o CD Três pontes e o espetáculo cênico-musical A menina dos olhos virados. Elas cantam juntas, experimentam abrir vozes como num pequeno coro, exploram o aparelho fonador e as vogais, executam estruturas rítmicas com o corpo e ainda criam a trilha sonora de um pequeno desenho de animação. A oficina é fruto de uma parceria entre o MM Gerdau e o Festival SACI - Sociabilização, Arte e Cultura na Infância.

OFICINA DE ARTE RUPESTRE

Terça (27), das 13h às 16h. Classificação etária de 7 a 12 anos

Apresentar a arte rupestre, preparar tintas com pigmentos minerais e registrar, a partir de desenhos, cenas do cotidiano. A intenção é potencializar a capacidade criativa de cada participante, mesmo que não tenha experiência com desenho. Demonstrar que é possível desenvolver diferentes formas de registro que expressam a realidade e a identidade de cada um, assim como fez a humanidade há mais de 30 mil anos. Para essa oficina, é recomendado aos participantes que venham vestidos com roupas confortáveis e que possam sujar.

​OFICINA DE FÓSSEIS

Sexta (30), das 14h às 17h. Classificação etária de 7 a 12 anos

Viajar pelo mundo da paleontologia e dos vestígios deixados por animais e pelos antepassados. A oficina apresenta ao público infantil a formação do planeta e os fósseis que revelam a história da humanidade. As crianças ainda terão a oportunidade de produzir fósseis artificiais e manipular amostras minerais, além de conhecer mais sobre as rochas e a formação dos solos.

Museu das Minas e do Metal. Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários (prédio rosa), ☎ 3516-7200. Grátis. Inscrições na recepção do museu ou pelo e-mail oficina@mmgerdau.org.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE