Promoção

Promoção Canarinhos de Itabirito

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Quer ganhar um 01 (um) par de convites para a apresentação do coral Canarinhos de Itabirito no dia 5 de outubro, no Teatro Santo Agostinho? Então clique aqui e complete a frase "eu mereço ir ao show do Canarinhos de Itabirito porque..."

Lembre-se de colocar as seguintes informações no e-mail:

  • Nome completo
  • RG
  • Telefone de contato
  • Endereço completo

Importante: as inscrições só serão consideradas válidas se tiverem todas as informações pedidas.

O autor da melhor frase ganha o prêmio.

O prêmio deverá ser retirado na sede da Veja BH, na Avenida do Contorno, 5919, Savassi.

+ Leia o regulamento completo da promoção. Canarinhos de Itabirito comemoram 40 anos de atividades com lançamento de seu primeiro CD no Teatro Santo Agostinho O Coral Canarinhos de Itabirito completa 40 anos de atividades em 2013. Para marcar a data, realiza uma série de eventos (veja no final deste texto), prepara turnê para o Chile e lança, no dia 5 de outubro, o CD "A música de Padre Xavier", em homenagem ao seu fundador, Pe. Francisco Xavier Gomes (1918-1981). O concerto de lançamento acontece no Teatro Santo Agostinho, na capital mineira, às 20h30.

O CD é um registro histórico - o primeiro na trajetória do coral mineiro - das canções criadas e arranjadas pelo seu fundador. No repertório, quase todas as canções são inéditas, exceto "Botão de rosa" (faixa 1) e "Ipê você" (faixa 2), que foram registradas pelo cantor Thelmo Lins, no CD "Encontro dos rios", de 2000. Padre Francisco criava as melodias e, às vezes, dividia a composição com parceiros. As composições "Cavalo campolina" (faixa 5), "O Sabiá" (faixa 6) e "Canção de natal" (faixa 10) ganharam letras de José Belvino do Nascimento, ou Dom Belvino, bispo emérito de Divinópolis, que reside atualmente em Entre Rios de Minas.

Outras canções são bem paroquianas e falam do seu dia-a-dia como pároco da Igreja da Boa Viagem, cargo que assumiu de 1967 até a sua morte, em 1981. Faz parte desta lavra a bem humorada "Sinos da Boa Viagem" (faixa 8), que integrou a primeira apresentação oficial do coral, em 1973. Na canção, ele brinca com personagens locais, como o sineiro Tarciso, o cônego Faustino e o cobrador de dízimo Zé Cristino, que foi o mais idoso integrante do coral até seu falecimento, há alguns anos. Desta mesma época, é "Margarida, Seu Veneto, Seu Cônego Tobias" (faixa 7), uma divertida parlenda musicada que faz uso de metáfora para musicalizar as crianças, apresentando três personagens (notas musicais): o pai, a mãe e o filho, constituindo três tipos de vozes.

O CD traz dois preciosos achados: a versão do Padre Xavier para o clássico "Aquarela do Brasil" (faixa 3), de Ary Barroso, canção que marcou o coral em inúmeras apresentações pelo país; e o "Hino de Itabirito" (faixa 4), em que revela seu grande amor pelo município que o acolheu e onde conseguiu realizar o grande sonho de formar o instituto musical de meninos cantores. Na voz dos Canarinhos, o hino ganhou um arranjo festivo. Completam o repertório do CD "Hino ao jovem Jesus" (faixa 9) e a instrumental "Carloseana" (faixa 11), em homenagem ao casal que o apoiou na montagem do coral. A ex-mestrina Ana Maria é, atualmente, a presidente benemérita do coral.

De acordo com o maestro Éric Lana, diretor musical e artístico do CD e do coral, "as canções e melodias de Padre Xavier são, em sua maioria, constituídas por melodias simples, dotadas de grande lirismo e autenticidade. A escrita musical preserva a extensão das vozes, facilitando a interpretação e difusão oral de suas composições. Sua poesia manifesta a interação do homem com a natureza como fruto de dádivas divinas", analisa.

Serviço

Evento: Concerto de lançamento do CD "A música de Padre Xavier", do coral Canarinhos de Itabirito

Data: 5 de outubro de 2013, às 20h30

Local: Teatro Santo Agostinho (Rua Aimorés, 2679, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)

Venda promocional ao preço de meia entrada no site www.sympla.com.br

Informações: www.teatrosantoagostinhobh.com.br

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE