Comidinhas

Com os recheios à mostra, naked cake faz sucesso em recepções moderninhas

Bolo sem cobertura exige cuidados especiais

Por: Carolina Daher - Atualizado em

Nidin Sanches/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

A chef Júlia Martins e uma de suas criações: mais de sessenta encomendas desde junho

Um dos mais polêmicos pensadores contemporâneos, autor de vários livros sobre consumo, o filósofo francês Gilles Lipovetsky costuma dizer que o novo luxo está em não ostentar. Entre suas dicas para dar sentido à vida encontra-se: "Priorize o ser, não o ter". Enquanto muitos emergentes ainda se cobrem de grifes badaladas para exibir a ascensão social, há quem esteja em um caminho contrário, trocando opulência por autenticidade. Talvez venha daí a nova moda do naked cake - o bolo pelado. Sem cobertura, ele está fazendo o maior sucesso em recepções ditas moderninhas. Com todos os recheios deliciosamente à mostra, como num apelo para ser devorado, o naked cake é o hit do momento nas pâtisseries e docerias mais requisitadas da cidade. "Eu tive a minha primeira encomenda desse tipo no fim de 2010", lembra Ana Cristina Paiva, do Bolos da Ana. "Mas só pediam as pessoas muito antenadas com as tendências." Naquele ano, a cantora americana Hilary Duff foi uma das pioneiras a escolher um naked cake para suas bodas. Depois, virou moda mundo afora. O boom das encomendas por aqui, no entanto, só ocorreu neste ano.

O primeiro que a chef Júlia Martins preparou foi em junho, para o casamento da advogada Fabiana Ferreira. "Eu queria fugir de todos os padrões tradicionais de uma recepção", conta a noiva, que optou por um almoço no Vale dos Cristais, em Nova Lima, para apenas setenta convidados.

2341_gastronomia02_dest.jpg
(Foto: Redação VejaBH)

Apesar da sua aparência mais simples, estruturar todos os componentes de um naked cake exige cuidados especiais. "Ele precisa ser feito de um dia para o outro, para que não se desmanche", afirma Júlia. Para enfeitar as camadas sobrepostas, ela usa frutas delicadas como framboesa, cereja, amora, morango e pitanga, mais flores comestíveis. Nos últimos quatro meses, recebeu mais de sessenta pedidos. Foram tantas consultas que Júlia resolveu dar aulas aos que querem aprender a preparar um desses bolos. O curso, que custa 790 reais, terá uma nova edição no próximo mês. "Ensino todos os macetes", promete. Carolina Fernandes, da Xocolatl, é outra que se viu obrigada a pôr em seu cardápio de serviços o naked cake. Ela apostou em recheios diferentes, como framboesa, damasco e manga. No lugar do pão de ló, usa massas exclusivas feitas de maçã verde e pistache. Tradicional na cidade, o bufê Célia Soutto Mayor também despiu seus bolos. "É uma moda que veio para ficar", aposta Patrícia Soutto Mayor.

Há quinze anos no mercado de pâtisseries, Elisa Castro diz que em 2001 a apresentadora Martha Stewart, uma das gurus do bom gosto nos Estados Unidos, já falava sobre o naked cake. Segundo Elisa, o bolo pelado é muito comum entre americanos e europeus. "É uma tendência legal, mas não serve para todo mundo", diz. "Só combina com festas em estilo provençal ou ao ar livre." Para ela, festas em salões requintados pedem versões clássicas, como as de pasta americana. "As noivas não podem se deixar levar por modismos. Precisam lembrar que o bolo ficará eternizado no álbum do casamento."

Um doce strip-tease

Confira sete endereços para encomendar a receita

• Bolos da Ana

De 150 a 200 reais o quilo. ☎ 9613-8038. www.facebook.com/bolosdaanabh

• Carolina Dinelli Bolo e Chocolate

De 120 a 950 reais.☎ 3484-5085 e 9361-1999.www.carolinadinelli.blogspot.com

• Célia Soutto Mayor

De 175 a 1 200 reais. ☎ 3526-3100. www.souttomayor.com.br

• Elisa Castro Pâtissière

De 800 a 1 000 reais. ☎ 3547-7316 e 9977-5096. www.elisacastro.com.br

• Isabela Franco Atelier de Bolos & Doces

69 reais o quilo.☎ 2535-6760. www.isabelafranco.com.br

• Júlia Martins

De 125 a 1 500 reais. ☎ 9555-2121. www.chefjuliamartins.com.br

• Xocolatl Bolos Artísticos e Chocolates Finos

76 reais o quilo. ☎ 9466-5760. www.xocolatlcarolinafernandes.com.br

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE