Entretenimento

Segunda edição da Virada Cultural terá quase 500 atrações se apresentando em 62 endereços

Serão 24 horas de agito, entre as 19 horas do sábado (30) e as 19 horas do domingo (31)

Por: Rafael Rocha - Atualizado em

Netun Lima
(Foto: Redação VejaBH)

Uma multidão na Praça da Estação, em 2013: para este ano,a expectativa é queo evento atraia300 000 pessoas

Dormir é para os fracos, diz o manual dos notívagos. Até para eles, porém, o próximo fim de semana será um teste e tanto de resistência. A segunda edição da Virada Cultural na cidade, entre as 19 horas do sábado (30) e as 19 horas do domingo (31), terá quase 500 atrações convidadas pela Fundação Municipal de Cultura. Shows, exposições, filmes e oficinas, entre outras atividades - em sua maioria gratuitas -, integram a extensa programação, que ocupará 62 espaços como parques, bibliotecas, centros culturais e praças (confira abaixo os destaques em cinco endereços). Há nomes que fazem sucesso nacionalmente, como a sertaneja Paula Fernandes, o sambista Diogo Nogueira e os roqueiros do grupo Raimundos, e muitos ícones da cena alternativa local, como a banda Graveola e o Lixo Polifônico.

"Nosso propósito foi privilegiar as atrações daqui e fomentar a produção cultural de Beagá", afirma Simone Araújo, diretora de ação cultural da fundação. Segundo ela, foram investidos 3 milhões de reais na produção do evento. Entre os artistas belo-­horizontinos que subirão aos palcos há opções na medida para fãs de todos os estilos. Para quem curte um rap, Flávio Renegado. Aos saudosistas dos sucessos dos anos 70, Márcio Greyck. A expectativa da prefeitura é atrair um público de 300 000 pessoas, 50% mais do que o registrado em 2013. Motivo para desgrudar do sofá e se jogar na rua é o que não faltará.

Os principais destaques

Entre artistas nacionalmente conhecidos e nomes da cena alternativa, confira algumas atrações em cinco endereços

Arte Veja BH - Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

1. Praça da estação

O lugar sediará dois dos principais shows: Diogo Nogueira, no sábado (30), às 19h30, e Paula Fernandes, no domingo (31), às 17h30. Aline Calixto, Flávio Renegado e Raimundos são outros que passam por lá. Para fechar a programação, Vesperata de Diamantina.

2. Rua Guaicurus

No sábado (30), quem estará neste palco será Márcio Greyck, às 22h30. Os sergipanos da Coutto Orchestra farão sua primeira apresentação por aqui, às 19 horas do domingo (31). O espetáculo No Soy un Maricón é outra opção do dia.

3. Sesc Palladium

Parceiro da prefeitura na Virada Cultural, o Sesc montará um palco na Rua Rio de Janeiro, onde a cantora Céu fará uma homenagem a Bob Marley, às 20 horas do sábado (30). A Batalha do Passinho, competição de dança que se tornou famosa no Rio de Janeiro, acontecerá às 14 horas do domingo (31), com convidados belo-horizontinos.

4. Parque Municipal

Toquinho se apresenta com a Orquestra Sinfônica Arte Viva às 22h30 do sábado (30). Marina Machado e Juliana Perdigão também marcam presença. Uma tela de cinema será montada ao ar livre para a exibição de filmes.

5. Praça da Liberdade

A música instrumental será o forte deste palco, que receberá o vibrafonista americano Ted Piltzecker, às 22 horas do sábado (30). Ainda estão na lista Lô Borges, Chico Amaral, Chico Lobo e Célio Balona.

+ Confira a programação completa

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE