Serviço

Spas de BH atraem a criançada com banhos coloridos e massagens com cheirinho de frutas e chocolate

Centros de relaxamento e beleza se organizam para receber os pequenos, com direito até a festas de aniversário para a meninada

Por: Carolina Daher - Atualizado em

Nidin Sanches/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Manuela França, de 11 anos: "Venho aqui para relaxar. Fico cansada com o trânsito"

Spa Lótus

O que oferece: pacotes com sessões de cromoterapia, auriculocupuntura, massagem com velas aromatizadas de morango, chocolate ou uva e banho de hidromassagem com óleos essenciais e ervas medicinais para crianças com 7 anos ou mais.

Preço: a partir de 440 reais.

Rua Arturo Toscanini, 48, Savassi, ☎ 2555-3135. www.spalotus.com.br

Foi-se o tempo em que os donos dos spas torciam o nariz para a algazarra da meninada. Quando os templos do bem-estar viraram moda no Brasil, no início dos anos 90, a maioria se recusava a receber os pequenos. A justificativa era que eles faziam barulho demais e atrapalhavam o ambiente de tranquilidade. Hoje, porém, spa também é programa de criança. "Meninas e meninos levam uma vida estressante, têm um dia a dia frenético e precisam de relaxamento", acredita a médica Izabel Leite, proprietária do Spa Lótus, na Savassi. Izabel criou um programa especial para clientes com idade entre 7 e 14 anos, depois de testar os efeitos das terapias na própria filha adolescente, Poliana. Muito tímida, a garota chegou a frequentar um analista, mas não conseguiu se adaptar ao divã. A mãe, então, investiu em homeopatia, acupuntura e massagem. "Poliana ficou ótima, e resolvi oferecer o serviço aos filhos dos frequentadores", conta. Uma das primeiras a se interessar foi a gerente de marketing Ana Paula Rodrigues França, que levou a herdeira Manuela, de 11 anos. Além das aulas do 6º ano do ensino fundamental, a menina faz cursos de dança, de teatro e de natação. "Venho aqui para relaxar", diz Manuela. "Fico cansada com o trânsito e os horários." De tempos em tempos, ela se submete a um tratamento de duas horas de duração que inclui sessões de cromoterapia, auriculocupuntura (acupuntura com sementes em pontos específicos da orelha) e massagem com velas aromatizadas de morango. Para finalizar o relax, toma um caprichado banho de hidromassagem com óleos essenciais. Pelo pacote, a mamãe, Ana Paula, desembolsa 440 reais. "Vale a pena", afirma.

Gustavo Andrade/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Ana Luiza Borges Oliva, de 4 anos: aniversário no centro de relax e beleza

Vila Spa

O que oferece: localizado no hotel Caesar Business, o spa propõe vários tipos de pacote, inclusive festas para até trinta crianças. O day infantil, para pequenos a partir de 2 anos, dura quatro horas e conta com massagem relaxante, banho de piscina, manicure e pedicure, penteado e maquiagem com direito a cílios postiços.

Preço: a partir de 280 reais.

Avenida Luiz Paulo Franco, 421, Belvedere, ☎ 2123-9871. www.vilaspa.com.br

Com apenas 8 anos, Anne Pinto também adora uma boa massagem. "É uma delícia", suspira, enquanto recebe as pedras quentes nas costas. "Algumas crianças se entregam mais do que os adultos", relata a massoterapeuta Mairna Dantas, do Spa Ben Vivere, na Savassi. A mãe da menina, a fisioterapeuta Érika Pinto, costuma levá-la como acompanhante quando vai ao centro de tratamento. "É uma forma de estimulá-la a ter os mesmos hábitos que eu tenho", diz. Comportadíssima, Anne recebe a máscara facial sem reclamar. Aliás, é raro ver criança fazendo bagunça - elas se sentem como adultas.

Spa Premier

O que oferece: o dia de princesa para meninas a partir de 5 anos dura em média quatro horas. Elas têm direito a massagem, escalda-pés, esfoliação corporal, máscara facial de relaxamento e banho com pétalas de rosas.

Preço: a partir de 400 reais.

Alameda da Serra, 119, Pilotis, Vila da Serra, ☎ 3286-8596. www.spapremier.com.br

Os spas viraram ainda uma alternativa para a comemoração de aniversários. "Atendemos bastante o público na faixa de 10 anos, que não quer mais festinha de criança e ainda não é adolescente", explica a gerente do Premier, Luane Morais Araújo. Para grupos de no máximo oito crianças, os pacotes custam entre 400 e 500 reais por convidado. No Bella Donna, no Mangabeiras, além de aproveitarem as terapias, as meninas podem se divertir com perucas, boás e óculos. "Elas fazem foto de tudo", conta a proprietária, Glória Brandão. Já o Vila Spa, no Belvedere, recebe até trinta crianças de uma só vez. Recentemente, a psicóloga Graziella Borges levou a filha Ana Luiza, de 4 anos, para conhecer o espaço onde pretende realizar sua festa de aniversário, em outubro. "Eu quero cabelo e maquiagem bem rock'n'roll", avisa a garota, fã das bonecas do desenho animado Monster High.

Para não esgotarem a paciência de seus pequenos clientes, os spas costumam reduzir a duração das terapias. "Não gosto de massagem, só do banho de banheira", declara Gabriela Perácio Carvalho, do alto de seus 6 anos. Para agradar, os espaços oferecem lanches com opções saudáveis, como frutas e sucos naturais, mas também muitas guloseimas. A palavra "chocolate" foi o que chamou a atenção de Pedro Henrique Coelho Barbosa, de 8 anos, quando sua mãe, a empresária Ivania Aziz, sugeriu um banho de chocolate como presente, no último Dia das Crianças. Esse é um dos serviços do Spa Sempre Mais, na Savassi. O menino gostou tanto do programa que voltou outras duas vezes. "Eu e meu marido frequentamos o espaço. Talvez por isso Pedro tenha a cabeça mais aberta, sem preconceito, e não ache que cuidar de si é coisa de menina", analisa Ivania. Segundo ela, levá-lo ao centro de tratamento é uma forma interessante de quebrar seu cotidiano, que inclui aulas de tae kwon do, violão, inglês e teclado.

Gustavo Andrade/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Ana Luiza Borges Oliva, de 4 anos: aniversário no centro de relax e beleza

Spa Ben Vivere

O que oferece: os pacotes são montados de acordo com a preferência dos clientes. São aceitas crianças a partir de 5 anos. Um das opções inclui massagem relaxante com óleos essenciais, escalda-pés e banho de espuma.

Preço: a partir de 185 reais.

Rua Pernambuco, 618, Savassi, ☎ 3286-8329. www.clinicabenvivere.com.br

Spa Bella Donna

O que oferece: encontros e aniversários para grupos acima de cinco crianças, com idade a partir de 6 anos. Lá, as convidadas fazem massagem relaxante e tomam banho de espuma colorida. Depois seguem para o salão, onde esmaltam as unhas, arrumam o cabelo e são maquiadas.

Preço: a partir de 195 reais por pessoa.

Avenida Bandeirantes, 912, Mangabeiras, ☎ 3889-0011. www.belladonnabh.com.br

Aos pais que costumam levar os filhos a spas, o dermatologista Leonardo Amédée Péret faz um alerta: é preciso prestar atenção aos cremes. "Os produtos devem ser hipoalergênicos, com pouco ou nenhum perfume, e sem corantes, para não irritar a pele", explica. "Recomenda-se, ainda, que o banho não seja muito quente nem demorado." Já a psicóloga Maria Luíza Rocha de Andrade pede bom senso. Não faz sentido sobrecarregar a agenda das crianças com compromissos além da escola e depois recorrer a terapias de relaxamento. Segundo ela, não bastasse serem submetidos a um excesso de atividades, muitos pequenos sofrem com as consequências do uso viciante de aparatos tecnológicos, como videogames, tablets e smart­phones. Nos spas, é comum encontrar garotos com nódulos de tensão nas costas. "Crianças, com raras exceções, não deveriam ter insônia, depressão ou o corpo tensionado por uso exagerado de computador", diz Maria Luíza. "É muito sério uma menina ou um menino precisar relaxar em uma clínica." Para a psicóloga, visitas aos spas tem de ser vistas como uma brincadeira, não como um tratamento. E o que não falta, nesses endereços, é diversão - para todas as idades.

Spa Sempre Mais

O que oferece: várias opções de banho dedicadas aos pequenos a partir de 7 anos. Para o de chocolate é usado um produto à base de cacau que cria uma espuma parecida com a de milk-shake. O de algodão inclui massagem com esfoliante.

Preço: a partir de 240 reais.

Rua Sergipe, 921, Savassi, ☎ 3273-7919. www.sempremaisestetica.com.br

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE