Comportamento

Em um território dominado por mulheres, blogueiros de BH fazem sucesso com papo de homem

Entre os assuntos abordados pelos escritores, estão moda e relacionamentos amorosos

Por: Guilherme Torres - Atualizado em

Breno da Matta
(Foto: Redação VejaBH)

Depois de levar um fora quando estava prestes a juntar as escovas de dentes com a namorada, o publicitário Ique Carvalho, de 34 anos, criou o blog The Bro Code (algo como o código dos caras). Sua proposta de falar com a ala masculina sobre relacionamentos, porém, só decolou quatro anos mais tarde, em novembro de 2013, após outra decepção amorosa. O post de desabafo Faça Amor Não Faça Jogo teve mais de 200 000 likes no Facebook. "É como um manual para o homem ser romântico, mas sem parecer bobo", diz. "As mulheres ficam derretidas por esse tipo." Recentemente, ele mudou o nome do blog para The Love Code (o código do amor). Na blogosfera, um território dominado pelas mulheres, páginas mantidas por homens como Carvalho têm feito sucesso. A dele, por exemplo, tem um número expressivo de visualizações: 1,3 milhão por mês. "A página se tornou uma espécie de canal para paquera entre os visitantes", afirma. O publicitário diz ter recusado propostas de marcas voltadas para o público feminino e de uma emissora de TV, que quiseram levar o blog para sua plataforma on-line. Sua única receita com o endereço virtual é cerca de 1 000 reais mensais por hospedar um banner do Google.

Se existe um tema que predomina nesse universo dos blogs é a moda. Hoje há diversas páginas feitas por mulheres que se tornaram referência nacional, caso da mineira Thássia Naves. As meninas consultam esses sites para saber o que é tendência e o que devem vestir. Essa é uma seara que só agora os homens começam a desbravar. Leonardo Azevedo, ex-aluno do curso de moda, é um deles. Em seu blog, o look do dia é o carro-­chefe, mas ele também dá dicas em vídeo e texto sobre roupas e produtos de beleza. Em abril, sua página teve 580 000 acessos. "Faço sucesso porque mostro coisas acessíveis, que todos podem adquirir", explica. "Não há muita gente que pode comprar uma peça Givenchy." Perto do faturamento das blogueiras mais badaladas, o dele ainda é modesto. Seus quatro anunciantes fixos lhe garantem 5 000 reais por mês. Mas o rapaz, que atrai leitores entre 15 e 25 anos, já começou a ser contratado para ações promocionais de grandes empresas. Neste mês, testou um novo modelo de carro. Em breve, aparecerá falando sobre um produto de uma indústria de alimentos.

No restrito círculo de homens que gravita nessa esfera, outro destaque é o publicitário Gabriel Gontijo. Seu site, o Papa­­lizerkid, completa um ano neste mês. A proposta é visual. Não há textos com in­­formações sobre as peças nem dicas de como combiná-las. A ideia é servir de inspiração. "Eu nunca estudei moda e não me sinto confortável em publicar meia dúzia de regras de como usar ou não usar tal peça", afirma. Mas, quando questionado pelos visitantes a respeito de alguma combinação, dá seus palpites. No endereço virtual, Gontijo compartilha seus gostos e sua quedinha (ou quedona) por grifes de luxo. São frequentes posts com peças da Balmain e da Saint Laurent. As últimas paixões que exibiu foram uma mochila Chanel e uma bolsinha a tiracolo da Givenchy. Embora ele já tenha participado de ações promocionais de algumas marcas, em sua página não há espaços reservados para publicidade. O belo-horizontino garante que não pretende transformar seu blog em uma empresa. "O Papalizer não é um guia prático para se vestir, apenas um espaço com a minha cara. Quem disse que o meu estilo é o correto?" Os rapazes que o acompanham estão convencidos de que é, sim.

Leonardo Azevedo

Site: www.armariomasculino.com

Perfil: posts com o look do dia e dicas em textos e vídeos sobre tendências de moda masculina e beleza. "Eu mostro coisas acessíveis, que todos podem adquirir", diz ele.

Visualizações no último mês: 580 000

Ique Carvalho

Site: www.thelovecode.com.br

Perfil: dicas sobre relacionamentos amorosos e familiares. "É como um manual para o homem ser romântico, mas sem parecer bobo", explica. "As mulheres ficam derretidas por esse tipo."

Visualizações no último mês: 1,3 milhão

Gabriel Gontijo

Site: www.papalizerkid.com

Perfil: ensaios no formato look do dia para servir de inspiração, sem dicas nem informações sobre tendências. "Eu nunca estudei moda e não me sinto confortável para publicar meia dúzia de regras de como usar ou não usar tal peça", afirma. "Quem disse que o meu estilo é o correto?"

Visualizações no último mês: 6 000

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE