Trânsito

Vagas no subsolo

Edital para a construção de garagens subterrâneas deve sair até sexta (13)

Por: Thiago Alves - Atualizado em

Odin
(Foto: Redação VejaBH)

O primeiro da cidade: o estacionamento da área hospitalar, sob a Avenida Pasteur, terá 748 vagas

A construção de garagens subterrâneas na região central, uma proposta que vem sendo debatida desde a década de 90, deve finalmente virar realidade. "Ainda na primeira quinzena de julho vamos publicar o edital para as obras", promete o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo Faulhaber. Boa notícia para os motoristas que penam na hora de estacionar seus carros. As 20 688 vagas rotativas de Faixa Azul espalhadas pelas ruas não conseguem atender a cidade, que já tem uma frota de mais de 1,4 milhão de veículos. Debaixo da terra, haverá 3 740 novas vagas distribuídas em oito localidades.

Para definir os endereços das garagens, a prefeitura diz que levou em consi­­deração a demanda. "Todos estão em re­­­­­­giões onde hoje se leva de 45 minutos a uma hora para conseguir estacionar", explica o secretário. Além de ser uma chateação, essa espera reflete no trânsito. A primeira unidade a ficar pronta será a da região hospitalar, sob a Avenida Pasteur, no Santa Efigênia. Terá entrada pela Rua Padre Rolim e saída pela Rua Rio Grande do Norte (veja o mapa). Em regime de parceria público-privada (PPP), o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2013. O investimento total será de 288 milhões de reais, o que significa um custo por vaga de 77 000 reais.

Além da área hospitalar, estão programados estacionamentos subterrâneos na Sa­­vassi (ruas Tomé de Souza, Paraíba e Fernandes Tourinho), Lourdes (Avenida Álvares Cabral), Barro Preto (Avenida Augusto de Lima) e Praça Sete (ruas Espírito Santo e Tupinambás). Em qualquer um dos oito endereços, a primeira hora não poderá custar mais do que 7,90 reais — valor abaixo da média de 8,30 reais cobrada na região centro-sul, segundo pesquisa divulgada no mês passado pelo site Mercado Mineiro.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE