Cinema

Centoequatro inaugura nova sala de cinema em Belo Horizonte

Espaço cultural no Centro aposta em filmes que não costumam em cartaz na cidade

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Acostumados a ver o fechamento dos cinemas de rua, os cinéfilos de Belo Horizonte podem comemorar. Na sexta (5), o espaço Centoequatro, no Centro da capital, abre as portas de sua sala, que vai contar com exibição comercial regular. A antiga sala multimídia do centro cultural, que recebia apenas mostras ocasionais, passou por uma reforma de quatro meses. As obras melhoraram o som, a projeção e a acomodação dos espectadores. As cadeiras, que antes eram de plástico, agora se dividem entre assentos fixos e pufes. Já o sistema de exibição é duplo e permite a mostra tanto de filmes digitais quanto de películas.

A nova sala segue o mesmo esquema dos cinemas localizados nos shoppings. Ou seja, as sextas-feiras são dedicadas às estreias e a programação acompanha os lançamentos do circuito. Mas nada de blockbusters. A iniciativa vai privilegiar principalmente filmes nacionais e internacionais que normalmente não entram em cartaz na capital. "Existe uma demanda por essas obras e elas acabam ficando sem um espaço de exibição em BH", diz Inês Rabelo, coordenadora geral do Centroequatro.

A sala funcionará de terça-feira a domingo, com três sessões diárias. Serão sempre dois filmes em cartaz e as entradas terão preço fixo de 10 reais a inteira. "Vamos atrás de festivais, distribuidoras, produtores independentes no Brasil e lá fora. Não importa de onde, o importante é ter qualidade", diz Inês.

A abertura do cinema é com a pré-estreia do filme A Cidade é uma Só, do diretor Adirley Queirós. A fita, que foi premiada pelo Festival de Tiradentes em 2012 conta a história de cinco personagens envolvidos com a especulação imobiliária em Brasília. Além dele, entra em cartaz também Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha. Dirigido por Helena Ignez e Ícaro Martins, o filme traz Ney Matogrosso no papel principal e detalha a relação do assaltante com o filho, também na vida do crime.

CINE 104. Praça Ruy Barbosa, 104, Centro. Telefone: 3222-6457. www.centoequatro.org. (80 lugares). A Cidade é Uma Só?: 19h. Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha: 17h e 21h R$ 10,00 (Ter. à dom.)

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE