Cinema

Cinema: programação para os dias 02 a 08 de agosto

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

PRÉ-ESTREIA

✪✪ A Memória que Me Contam

A carioca Lúcia Murat explora quase um único assunto: os traumas do regime militar - vide os documentários Que Bom Te Ver Viva (1989) e Uma Longa Viagem (2011) e a ficção Quase Dois Irmãos (2004). Sem virar o disco, suas memórias estão de volta neste drama. No presente, Irene (Irene Ravache), alter ego de Lúcia Murat, é uma cineasta cuja amiga, Ana, encontra-se inconsciente num hospital. Irene, Ana e mais um grupo de companheiros foram ativistas de esquerda e presos durante a ditadura. O passado aparece por meio de lembranças e com Simone Spoladore na pele de Ana, inspirada em Vera Sílvia Magalhães, colega da diretora que morreu em 2007. No papel do marido de Irene, o ator italiano Franco Nero entra no roteiro numa alusão ao caso do terrorista Cesare Battisti. A realizadora ainda "moderniza" sua história enfocando o dilema dos filhos desses revolucionários - entre eles há um casal gay. Mas nem os esforços de parecer atual tiram o ranço passadista do filme. Contudo, o elenco, que inclui ainda os experientes Otávio Augusto, Zecarlos Machado, Hamilton Vaz Pereira e Clarisse Abujamra, segura as pontas. Direção: Lucia Murat (Brasil, 2012, 95min). 14 anos. Estreou em 14/6/2013.

Belas Artes 3.

✪ Simplesmente uma Mulher

Se de tempos em tempos surge uma trama parecida com a da aventura dramática Thelma & Louise, eis a novidade da vez: um pálido rascunho do cultuado filme dirigido por Ridley Scott em 1991. Marilyn (Sienna Miller) tem um marido imprestável e, ao perder o emprego e flagrá-lo com outra, pega o carro e sai de Chicago em direção a Santa Fé, no Texas, para participar de um concurso de dança do ventre. No caminho, dá carona a Mona (papel da iraniana Golshifteh Farahani), uma muçulmana que atende no mercadinho da sua vizinhança. Essa jovem está desesperada porque provocou, acidentalmente, a morte da sogra. Não dá outra: elas ficam amigas e são procuradas pelos respectivos parceiros e pela polícia. Francês de origem argelina, Rachid Bouchareb (de London River) fica à mercê de um roteiro minguado de originalidade e não consegue empolgar nem mesmo nas provocantes cenas de dança. Direção: Rachid Bouchareb (Just Like a Woman, EUA/Inglaterra/França, 2012). 14 anos. Estreou em 19/7/2013.

Ponteio 2.

ESTREIAS

✪✪✪ Hannah Arendt

O drama enfoca a trajetória verídica de Hannah Arendt, interpretada por Barbara Sukowa. Judia alemã, ela fugiu de seu país com a ascensão do nazismo, acompanhada do marido (papel de Axel Milberg). No início da década de 40, o casal chegou a Nova York e, lá, Hannah tornou-se professora universitária. A filósofa e escritora foi convidada pela revista The New Yorker para cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann, em Israel, em 1961. Por revelar que judeus estiveram envolvidos nos crimes de guerra, seus artigos se tornaram polêmicos. Além da narrativa envolvente, o filme traz imagens reais, em preto e branco, do julgamento de Eichmann. Direção: Margarethe von Trotta (Hannah Arendt, França/Alemanha/Luxemburgo, 2012, 113min). 14 anos. Estreou em 2/8/2013.

Belas Artes 1, Ponteio 3.

✪✪✪ Meu Amigo Claudia

Ícone do underground paulistano nos anos 80, a travesti Claudia Wonder (1955-2010) foi cantora punk, atriz em filmes de sexo explícito, escritora e militante dos direitos dos gays. O diretor Dácio Pinheiro reúne depoimentos e imagens de arquivo em uma homenagem quase singela, valorizada pela força de uma personagem imprevisível. Direção: Dácio Pinheiro (Brasil, 2009, 86min). 14 anos. Estreou em 2/8/2013.

Cine CentoeQuatro.

EM CARTAZ

✪ Os Amantes Passageiros

A trama, praticamente ambientada dentro de um avião, parece um roteiro rascunhado da década de 80, quando o diretor Pedro Almodóvar ousava com afetações e humor transgressor. Hoje, a comédia soa datada e vulgar. Na trama, um voo entre Madri e Cidade do México terá de fazer um pouso forçado. Enquanto a classe econômica é dopada com soníferos, os sete passageiros da executiva são "brindados" com um coquetel de vodca e mescalina, um alucinógeno, pelos três comissários gays (Javier Cámara, Carlos Areces e Raúl Arévalo). O efeito da droga faz o sexo rolar sem censura. Direção: Pedro Almodóvar (Los Amantes Pasajeros, Espanha, 2013, 90min). 16 anos. Estreou em 28/6/2013.

Belas Artes 3.

✪✪✪ Amor Pleno

Antes um diretor bissexto, Terrence Malick aparece com um novo trabalho dois anos depois da estreia no Brasil do anterior, A Árvore da Vida. A fórmula visual continua a mesma, embora este drama romântico seja bem menos complexo e viajandão. No centro do roteiro está o vaivém da relação do americano Neil (Ben Affeck) com a mãe solteira Marina (Olga Kurylenko), que ele conheceu numa viagem à França. Ao lado da filha, ela vai viver com o amado numa cidadezinha de Oklahoma. Tempos depois, o tédio se anuncia, e o relacionamento desanda. O realizador, primoroso nos enquadramentos, deixa a câmera inquieta rodopiar por corpos, cômodos, ruas e campos. Na maioria das vezes, os raros diálogos não casam com as imagens e prevalecem as narrações em off dos personagens revelando os desdobramentos do romance - seria algo como se o espectador estivesse "vendo" um livro. Esses maneirismos estéticos, de uma beleza arrebatadora, podem tanto parecer ousadia quanto pretensão. Direção: Terrence Malick (To the Wonder, EUA, 2012, 112min). 14 anos. Estreou em 26/7/2013.

Belas Artes 3, Paragem 3, Ponteio 4.

✪✪ O Cavaleiro Solitário

No Texas do século XIX, John Reid (Armie Hammer), um advogado almofadinha, está de volta ao povoado em que nasceu. Ele quer trazer justiça ao lugar e começa sua empreitada caçando o fora da lei Butch Cavendish (William Fichtner). Meio a contragosto, Reid precisa da ajuda do índio Tonto (John­ny Depp), que deseja a morte do bandido. Num misto de ação, comédia e faroeste, o longa-metragem ganha clima de matinê moderna por causa das cenas de ritmo alucinante. Se o começo é promissor e a meia hora final arrebata pela eficiência técnica, o miolo da história arrasta-se em caminhos tortuosos. Direção: Gore Verbinski (The Lone Ranger, EUA, 2013, 149min). 14 anos. Estreou em 12/7/2013.

Dublado: Itaú Power 4, Minas Shopping 5.

✪ O Concurso

Com evidente influência de Se Beber, Não Case!, esta comédia tem início promissor. Quatro rapazes, que certamente tiveram uma noitada de cão, vão fazer o último exame para uma vaga de juiz federal no Rio de Janeiro. A trama volta três dias no tempo para mostrar como eles chegaram lá. No Ceará, o humilde Freitas (Anderson di Rizzi) deixou a mulher grávida (Carol Castro). O gaúcho Rogério Carlos (Fábio Porchat), um gay enrustido, foi pressionado pelo pai machão (Jackson Antunes) para passar no concurso. Rapaz tímido do interior de São Paulo, Bernardo (Rodrigo Pandolfo) conta com a torcida de sua cidade. Os três encontram o quarto adversário na capital fluminense. Trata-se do advogado carioca Caio (Danton Mello), que, malandrão, vai levá-los a destinos errantes. Os esforçados protagonistas fazem de tudo para extrair graça de um texto ruim, mas nem assim a trama decola. Sobram clichês em situações que não convencem - até traficantes com o gabarito da prova entram no enredo. Ainda assim, Porchat e a dupla Pandolfo e Sabrina Sato, em personagens grosseiramente estereotipados, conseguem divertir. Direção: Pedro Vasconcelos (Brasil, 2013, 86min). 12 anos. Estreou em 19/7/2013.

Betim Shopping 3, Itaú Power 3, BH Shopping 5, Boulevard 1, Del Rey 7, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 4, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 1, Via Shopping 3.

✪✪ Depois de Lúcia

Premiado na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, o drama mexicano toca fundo um tema da moda: o bullying. A forma escolhida pelo diretor, em seu segundo longa-metragem, é a do realismo extremamente cruel. Por isso, prepare-se para sair da sessão bastante incomodado. As situa­ções desconfortantes pelas quais passa Alejandra (Tessa Ia) são de tirar o espectador do sério. Depois de perder a mãe num acidente e ainda fragilizada pelo luto, essa garota de 15 anos, acompanhada do pai, muda-se de Puerto Vallarta para a Cidade do México. A princípio, é bem recebida numa rodinha de amigos. Tudo se transforma, porém, após Alejandra transar com um colega e um vídeo com as cenas de sexo ser espalhado entre os estudantes. A partir daí, a adolescente vira vítima de humilhações e agressões, e seu silêncio e sua passividade são igualmente perturbadores. Embora traga à tona um assunto pertinente, o diretor entrega papéis importantes a intérpretes não profissionais. Isso acaba enfraquecendo a proposta e expondo a instabilidade do roteiro. Com Hernán Mendoza, Gonzalo Vega Sisto, Francisco Rueda e Paloma Cervantes (103min). Direção: Michel Franco (Después de Lucía, México/França, 2012, 103min). 14 anos. Estreou em 22/3/2013.

Pátio Savassi 2.

✪✪ A Espuma dos Dias

Numa Paris atemporal, objetos ganham vida, um ratinho tem cara de gente e Colin (Romain Duris) ainda não achou sua cara-metade. Instigado pelos amigos a arranjar uma namorada, o protagonista encontra na doce Chloé (Audrey Tautou) a parceira ­ideal. Diretor de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Gondry abusa da duração do romance e floreia uma trama vazia com uma direção de arte retrô de encher os olhos. Direção: Michel Gondry (L'Écume des Jours, França/Bélgica, 2013, 125min). 14 anos. Estreou em 28/6/2013.

Belas Artes 2, Cine CentoeQuatro,

Ponteio 4.

✪✪ O Homem de Aço

A aventura volta às origens para explicar como o personagem chegou à Terra. Seu planeta, Krypton, estava em via de extinção devido a uma disputa pelo poder, e seu pai, Jor-El (Russell Crowe), o enviou ainda bebê para cá. Adulto e interpretado pelo belo canastrão Henry Cavill, ele faz bicos como pescador e garçom. Mas possui uma missão pessoal: derrotar o vilão Zod (Michael Shannon), que saiu de Krypton com sede de vingança. O realizador acerta mais na narrativa do passado. A partir da metade, o longa-metragem tira de cena a nostalgia e torna-se um genérico sem alma de um filme de ação, com intermináveis batalhas aéreas. Direção: Zack Snyder (Man of Steel, EUA/Canadá/Inglaterra, 2013, 143min). 12 anos. Estreou em 12/7/2013.

Dublado: Big Shopping 3, BH Shopping 9, Pampulha Mall 3, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 1, Shopping Norte 4.

Dublado, em 3D: Boulevard 6, Del Rey 1.

Legendado: Del Rey 3, Paragem 3.

Legendado, em 3D: Pátio Savassi 3, Ponteio 3.

✪✪✪ Meu Malvado Favorito 2

Depois de três menininhas órfãs derreterem seu coração em Meu Malvado Favorito (2010), o vilão Gru mudou. Virou um paizão que até se veste de princesa para agradar às filhas. Agora fabricante de geleias, Gru (dublado por Leandro Hassum) tem uma missão investigativa na nova animação. Contratado por uma organização secreta, ele vai se infiltrar num shopping center para encontrar o ladrão de um soro capaz de transformar pes­soas e animais em seres monstruosos. Na mira dele está Eduardo Perez (voz de Sidney Magal), dono de um restaurante mexicano. Maria Clara Gueiros faz a voz de Lucy Wilde, assistente do protagonista. Os minions, empregados amarelinhos de Gru, continuam esbanjando graça e fazem um desfecho musical muito divertido. Dica: não saia da sala antes de eles voltarem para o "teste do filme dos minions". Nesse momento, bolhas de sabão parecem saltar da tela na versão em 3D e arrebatam a criançada. Direção: Pierre Coffin e Chris Renaud (Despicable Me 2, EUA, 2013, 98min). Livre. Estreou em 5/7/2013.

Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 3, Itaú Power 3, BH Shopping 10, Boulevard 1, Del Rey 3, DiamondMall 3, Minas Shopping 3, Paragem 3, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 1, Shopping Norte 4.

Dublado, em 3D: BH Shopping 1.

Legendado: Pampulha Mall 3.

✪✪ Minha Mãe É uma Peça

O espetáculo homônimo, estrelado e criado em 2006 por Paulo Gustavo, foi transformado numa divertida comédia. O monólogo ganha aqui personagens e novas situações. Embora o roteiro seja simples e episódico, o humor negro e o elegante escracho do humorista garantem a diversão. Paulo Gustavo faz uma homenagem em forma de caricatura à sua mãe, Dona Hermínia. No enredo, essa aposentada superprotetora e sem papas na língua tem três filhos - o primogênito mora longe de Niterói. Com ela, vivem a gorducha Marcelina (Mariana Xavier) e o gay Juliano (Rodrigo Pandolfo). Quando descobre que os dois preferem viver com o pai (Herson Capri) e a madrasta dondoca (um papel sob medida para Ingrid Guimarães), a mãe sai de casa e vai passar uma temporada com a tia, interpretada por Suely Franco. Direção: André Pellenz (Brasil, 2013, 85min). 12 anos. Estreou em 21/6/2013.

Itaú Power 1, BH Shopping 5, Boulevard 4, Del Rey 7, DiamondMall 2 e 3, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 3.

✪✪ Renoir

Na Riviera Francesa de 1915, Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) atravessa uma das fases mais difíceis de sua vida - o pintor morreria em 1919, aos 78 anos. Viúvo, ele sofre de artrite, que o impede de segurar o pincel a contento. A vinda da aspirante a atriz, cantora e dançarina Andrée Heuschling (Christa Theret) dá novos ares ao ambiente. Ela servirá como modelo nas telas de nudez do mestre impressionista. A ambiciosa moça também se jogará nos braços de Jean (Vincent Rottiers), o filho de Renoir que voltou da guerra ferido. Parecia muito promissor um drama biográfico sobre duas celebridades francesas - Jean Renoir (1894-1979) se tornou um famoso cineasta na década de 30 e dirigiu A Grande Ilusão e A Regra do Jogo. Embora com deslumbrante fotografia, o filme tem no disperso roteiro seu maior defeito. Enquanto o romance entre os jovens toma tempo e pouco acrescenta à trama, o velho Renoir aparece para pintar, reclamar das dores e dizer frases de efeito. Direção: Gilles Bourdos (Renoir, França, 2012, 111min). 14 anos. Estreou em 12/7/2013.

Belas Artes 3.

✪✪ Tese sobre um Homicídio

O cinema argentino é conhecido e quase sempre elogiado por suas crônicas autênticas. Aí surge uma fita policial que parece querer imitar os concorrentes americanos. Embora tecnicamente competente e de arrancada promissora, vai pelo caminho dos clichês e das reviravoltas muitas vezes previsíveis. O final frustra ainda mais. Na trama, o eficiente Ricardo Darín (O Filho da Noiva) interpreta o irredutível Roberto Bermúdez, um advogado aposentado que se dedica a passar sua experiência aos jovens. Entre os novos alunos de seu seminário está o carreirista Gonzalo (Alberto Ammann). Além de achar o rapaz arrogante, o professor tem quase certeza de que ele estuprou e matou uma moça no estacionamento da universidade. A obsessão para incriminá-lo serve de guia para o enredo. Direção: Hernán Goldfrid (Tesis sobre un Homicidio, Argentina/Espanha, 2013, 106min). 14 anos. Estreou em 26/7/2013.

DiamondMall 4.

✪✪ Truque de Mestre

Um grande espetáculo em Las Vegas recebe como atração um quarteto de ilusionistas. Do palco, Daniel (Jesse Eisenberg), Merritt (Woody Harrelson), Henley (Isla Fisher) e Jack (Dave Franco) escolhem um espectador francês da plateia, teletransportam o cara a Paris e o fazem roubar milhões de euros de um banco. A dinheirama cai do teto sobre o público extasiado. Realidade ou um incrível truque? Para investigar, entra em cena um agente do FBI ­(Mark Ruffalo), acompanhado de uma oficial francesa da Interpol (Mélanie Laurent). O suspense mostra habilidade em entreter com uma trama repleta de reviravoltas, mas, a certa altura, os momentos fantasiosos são tantos que fazem desandar o enredo. Tampouco convence a revelação final. Direção: Louis Leterrier (Now You See Me, França/EUA, 2013, 115min). 12 anos. Estreou em 5/7/2013.

Dublado: Itaú Power 4, Minas Shopping 3 e 5. Legendado: Pátio Savassi 8, Ponteio 2.

✪✪✪✪ Turbo

Sem deixar o ritmo cair, a trama desta deliciosa animação, uma combinação de aventura e humor, apresenta Theo, um caracol cujo sonho é participar da Fórmula Indy. Acontece que, por ser um lerdo bichinho de jardim, nem os amigos nem o irmão, Chet (voz de Bruno Garcia), acreditam em seu potencial. Uma noite, porém, ele vai parar no motor envenenado de um carrão de rachas e fica turbinado. Theo ganha uma velocidade ímpar e parte em busca do sonho: vencer as 500 Milhas de Indianápolis. O 3D funciona muito bem, sobretudo na vibrante sequência da corrida, na qual o espectador tem a noção virtual de estar dentro de um bólido na pista. Repare: embora inspirado no desenhista brasileiro Ennio Torresan, o personagem Guy Champéon, um piloto francês, lembra demais o campeão de Fórmula 1 Alain Prost. Direção: David Soren (Turbo, EUA, 2013, 96min). Livre. Estreou em 19/7/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 4, Itaú Power 2, BH Shopping 7 e 10, Boulevard 3, Pátio Savassi 7.

Dublado, em 3D: BH Shopping 1, Del Rey 2, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 2.

✪✪✪ Wolverine - Imortal

Começa em 1945, em Nagasaki, pouco antes de a bomba atômica destruir a cidade na II Guerra, a nova aventura do herói, interpretado pela sexta vez por um descolado Hugh Jackman. Mesmo preso num poço, Logan, ou Wolverine, consegue salvar Yashida (Hiroyuki Sanada), um jovem soldado japonês. Nos dias de hoje, o taciturno protagonista vive isolado nos Estados Unidos quando é procurado por Yukio (Rita Fukushima). A moça pede que ele volte ao Japão para rever o agora velho Yashida (Hal Yamanouchi), que está à beira da morte. O diretor James Mangold (Johnny & June), felizmente, não apoia o roteiro em efeitos visuais e cenas frenéticas, assim como nos tumultuados O Homem de Aço e O Cavaleiro Solitário. Ele traz uma história envolvente e de fundo existencialista - Wolverine sente o cansaço da imortalidade, sobretudo pela saudade de sua amada, Jean Grey (Famke Janssen), que lhe aparece constantemente como um fantasma. Contudo, os dramas não impedem a fita de alçar voo e dar à plateia enérgicas sequências de ação (a melhor delas sobre um trem-bala) e uma surpresa no desfecho. Direção: James Mangold (The Wolverine, EUA, 2013, 126min). 14 anos. Estreou em 26/7/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 1, BH Shopping 7, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 2, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 5, Shopping Norte 5, Via Shopping 2.

Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 5, BH Shopping 1, Boulevard 2, Del Rey 2, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 6, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 4, Via Shopping 4.

Legendado: BH Shopping 4, Boulevard 3, Del Rey 5, DiamondMall 2, Paragem 2, Pátio Savassi 7, Shopping Estação 5.

Legendado, em 3D: Itaú Power 5, Boulevard 2, Del Rey 2, DiamondMall 6, Minas Shopping 2, Paragem 1, Pátio Savassi 6, Ponteio 1, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 4, Via Shopping 4.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE