Cinema

Cinema: programação para os dias 03 a 09 de maio

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Rosario Dawson e James McAvoy: narrativa complexa

› PRÉ-ESTREIA

✪✪✪ O Sonho de Wadjda

Belas Artes 3.

› ESTREIA

✪✪ O Abismo Prateado

No drama do diretor de Madame Satã, Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada com Djalma (Otto Jr.) e mãe de um adolescente. Sua vida parece feliz até o dia em que ela recebe uma mensagem no celular. Seu marido decidiu abandoná-la, ir até Porto Alegre e, de lá, ganhar o mundo. Inspirado na letra de Olhos nos Olhos, de Chico Buarque ("Quando você me deixou, meu bem"), o roteiro se passa em apenas um dia e flagra o desespero dessa mulher em procurar uma resposta para a atitude do companheiro. Totalmente entregue ao papel, Alessandra é quase uma figura única numa trama de poucas palavras, simplicidade narrativa e emoções contidas. Fica difícil, porém, acreditar em algumas situações, como o encontro dela com um pai solteiro, interpretado por Thiago Martins. Direção: Karim Aïnouz (Brasil, 2011, 83min). 14 anos. Estreou em 3/5/2013.

Cine Centoequatro.

› EM CARTAZ

✪✪ Atrás da Porta

O diretor húngaro de Mephisto (1981) e Adorável Julia (2004) foi buscar o tema de seu novo drama no livro autobiográfico de sua conterrânea Magdá Szabó (1917-2007), com quem não possui parentesco. Embora tenha uma montagem equivocadamente rápida e o formato quadradão de um telefilme, a história cativa pelo embate entre duas fortes personagens. Interpretada pela alemã Martina Gedeck, a escritora Magda muda-se com o marido para uma casa na Budapeste da década de 60. A primeira providência é arranjar uma empregada para fazer os serviços domésticos. Ao contatar a vizinha Emerenc (papel da grande Helen Mirren), recebe em troca desprezo e desaforos. Emerenc teve um passado difícil após perder toda a família ainda criança. Por isso, virou uma senhora amarga, rancorosa, de poucas palavras e acessos temperamentais. Ela, contudo, aceita o trabalho e, aos poucos, patroa e empregada vão descobrir que dependem uma da outra. Direção: István Szabó (The Door, Hungria/Alemanha, 2012, 97 min). 14 anos. Estreou em 12/4/2013.

Belas Artes 3.

✪ Um Bom Partido

Nem o bom diretor italiano Gabriele Muccino, de O Último Beijo (2001) e À Procura da Felicidade (2006), consegue dar ânimo a esse roteiro intragável e previsível. Embora repleta de estrelas, a aventura romântica é uma lenga-lenga machista. Gerard Butler interpreta George, um ex-jogador de futebol que foi à ruína financeira. Separado da mulher (Jessica Biel), que está prestes a se casar com outro, e pai de um garotinho, esse cara simpático descola um trabalho como treinador infantil. As mães das crianças, contudo, pouco dão bola para as partidas e querem mesmo atacar o protagonista de modos abusados. Entre as periguetes classudas estão as personagens de Uma Thurman, Catherine Zeta-Jones e Judy Greer. Direção: Gabriele Muccino (Playing for Keeps, EUA, 2012, 105min). 12 anos. Estreou em 26/4/2013.

Paragem 5, Pátio Savassi 2.

✪✪✪✪ A Caça

Diretor de Festa de Família (1998) e Submarino (2010), o dinamarquês Vinterberg atinge a maturidade num drama de impacto profundo. Além da soberba atuação do protagonista Mads Mikkelsen, o longa-metragem traz um enredo atual em registro incisivo. Na pele do professor Lucas, Mik­kelsen trabalha numa escolinha infantil de uma pequena cidade da Dinamarca. Divorciado e pai de um adolescente, Lucas é querido pelas crianças e admirado pela comunidade. Sua vida, porém, sofre um revés quando a filha pequena de um amigo insinua ter tido brincadeiras íntimas com ele. A partir daí, o enredo abre-se em discussões pertinentes sobre a (suposta) pedofilia e suas consequências. Direção: Thomas Vinterberg (Jagten, 2012, 115min). 14 anos. Estreou em 22/3/2013.

Belas Artes 3.

✪✪✪ Os Croods

Na animação, a jovenzinha Eep conta que todas as famílias da pré-história foram dizimadas. Só restaram os Croods, o clã do qual ela faz parte e cujo pai, Grug, raciocina com a força dos músculos. Completam o grupo sua mãe, a avó materna, o medroso irmão Tunk e a bebê troglodita Sandy. Eep acredita que seu universo não se resume à caverna onde eles se escondem. Para confirmar a tese, surge o mocinho Guy, um tipo descolado que, entre outras "modernidades", sabe fazer fogo. Nesta mais recente trama do diretor de Como Treinar Seu Dragão, não há compromisso com a realidade histórica, e sim com a ação incessante e o bom humor. Direção: Kirk De Micco e Chris Sanders (The Croods, EUA, 2013, 98min). Livre. Estreou em 22/3/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Itaú Power 4, BH Shopping 10, Boulevard 4, Del Rey 7, DiamondMall 6, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 4, Paragem 5, Shopping Cidade 3, Via Shopping 5.

Dublado, em 3D: BH Shopping 3.

✪✪✪✪ Dentro da Casa

Intrigante e hipnótico drama de suspense cujo excelente roteiro foi extraído de uma peça espanhola. A história está centrada na relação entre o professor Germain (Fabrice Luchini) e Claude (o ótimo Ernst Umhauer), seu aluno de 16 anos. Ao propor uma redação à classe, Germain percebe que Claude se destaca dos outros. Diariamente, ele alimenta o mestre com um extenso conto saí­do (ou não) da realidade. Nele, o garoto narra os laços de amizade com Rapha (Bastien Ughetto) e como ele se aproximou da mãe do amigo (papel de Emmanuelle Seigner). Com Kristin Scott Thomas. Direção: François Ozon (Dans la Maison, França, 2012, 105min). 14 anos. Estreou em 29/3/2013.

Belas Artes 2.

✪✪✪ Uma Garrafa no Mar de Gaza

Descontente com um ataque a bomba em Jerusalém, a judia nascida na França Tai Levine (Agathe Bonitzer) pede ao irmão militar que jogue uma garrafa com uma mensagem de paz no mar. Quem a encontra é Naïm (Mahmood Shalabi), um palestino morador da Faixa de Gaza. Embora revoltado com os israelenses, sobretudo por não poder sair de sua região, o rapaz começa a trocar e-mails em segredo com a nova amiga. Os recados irônicos dele ganham menos acidez quando percebe que, por trás da tela do computador, existe uma moça capaz de lhe indicar um caminho de vida promissor. O diretor francês usa linguagem e roteiro bem explicadinhos para mostrar as diferenças dos protagonistas — trata-se de uma história feita com jovens e sobre as dificuldades dessa geração em uma nação dividida. Além do desfecho positivo e imprevisível, há uma qualidade ímpar: o registro de como é viver em Gaza e dos trâmites burocráticos para, numa eventual possibilidade, deixar a região. Direção: Thierry Binisti (Une Bouteille à la Mer, França/Israel/Canadá, 2011, 100min). 12 anos. Estreou em 19/4/2013.

Ponteio 3.

O que vem aí

A fita de terror O Último Exorcismo - Parte II estreia na sexta (10)

José Wilker dirige e estrela a comédia Giovanni Improtta, que chega às telas no dia 17

Velozes & Furiosos 6, com Paul Walker, Vin Diesel e Dwayne Johnson, deve ser lançado no dia 24

✪✪ Homem de Ferro 3

Ninguém duvida do sucesso da franquia Homem de Ferro. E muito desse êxito é devido ao carisma e talento de seu protagonista, Robert Downey Jr., de 48 anos. Os fãs podem nem notar, mas o astro faz deste terceiro episódio um espetáculo para lustrar seu ego. Há uma ótima (e praticamente única) cena em que o herói surge para salvar da morte os passageiros do avião presidencial. De resto, o milionário Tony Stark (ou Downey Jr.) se livra da armadura para ­localizar um terrorista que atende pelo nome de Mandarim (Ben Kingsley). Numa sequência espetacular, o criminoso destruiu a cinematográfica residência de Stark e pôs em risco a vida de sua amada (Gwyneth Paltrow). Enquanto isso, um cientista (Guy Pearce) ressurge do passado com intenções duvidosas. Os efeitos visuais são bons, a direção melhorou com a saída de Jon Favreau e o humor ganhou espaço. Ainda assim, falta ação à altura de uma aventura extraída dos quadrinhos. Direção: Shane Black (Iron Man 3, EUA/China, 2013, 130min). 12 anos. Estreou em 26/4/2013.

Dublado: BH Shopping 4 e 5, Big Shopping 2, Boulevard 5, Del Rey 5, DiamondMall 4, Itaú Power 2, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 1 e 2, Shopping Cidade 6 e 8, Shopping Estação 6, Shopping Norte 5, Via Shopping 1 e 3.

Dublado, em 3D: Betim Shopping 2 e 3, Big Shopping 5, BH Shopping 1, Boulevard 6, Del Rey 2, Itaú Power 6, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 3 e 4, Shopping Norte 1, Via Shopping 4.

Legendado: BH Shopping 8, Boulevard 1, Del Rey 6, DiamondMall 1, Itaú Power 1, Minas Shopping 4, Paragem 4, Pátio Savassi 7, Ponteio 4, Shopping Cidade 5, Via Shopping 3.

Legendado, em 3D: BH Shopping 2, Boulevard 6, Del Rey 1, DiamondMall 5, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 4 e 5, Ponteio 3, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 3 e 4, Via Shopping 4.

✪✪ Mama

A trama de terror foca duas irmãs. Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nélisse) foram deixadas numa cabana isolada após o desaparecimento do pai. Cinco anos depois, são localizadas e passam a viver com o tio (Nikolaj Coster-Waldau) e a mulher dele (Jessica Chastain). Com um comportamento selvagem, as garotas sentem a constante presença do fantasma de uma mulher, a quem chamam de Mama. Sustos estão garantidos mais pela eficiência dos efeitos sonoros do que pela trama cheia de clichês. Direção: Andrés Muschietti (Mama, Espanha/Canadá, 2013, 100min). 14 anos. Estreou em 5/4/2013.

Dublado: Shopping Norte 4, Via Shopping 5.

✪✪ Meu Pé de Laranja Lima

Tudo está no seu devido lugar: a recriação de época entre os anos 60 e 70 (embora haja elementos mais contemporâneos), a atuação graciosa do menino João Guilherme Ávila (filho do cantor sertanejo Leonardo) e uma atmosfera nostálgica para relembrar o clima do interior mineiro. Esses acertos, porém, não fazem um bom filme, sobretudo por causa de um roteiro sem muita consistência. São tramas episódicas que, juntas, não dão liga. Inspirado no livro de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984), o drama flagra o cotidiano de Zezé. Como se mostra muito arteiro, recebe o desprezo do pai desempregado (Eduardo Dascar) e pouco carinho da mãe (Fernanda Vianna). Quem o acaba acolhendo é um português, interpretado por José de Abreu. Direção: Marcos Bernstein (Brasil, 2012, 99min). Livre. Estreou em 19/4/2013.

Big Shopping 3, Pampulha Mall 5.

✪✪✪ A Morte do Demônio

Além de reverente e uma homenagem a Evil Dead (1981), trata-se de uma boa fita de terror que independe da matriz. Sam Raimi, diretor do original de 1981, aparece aqui como produtor e certamente deu pitacos no longa-metragem comandado por um cineasta uruguaio. A trama não disfarça o enredo-clichê. Acompanhado da namorada e de mais dois amigos, David (Shiloh Fernandez) chega a uma cabana na floresta a fim de rever Mia (Jane Levy), sua irmã drogada. No porão, forrado de gatos em decomposição, o colega Eric (Lou Taylor Pucci) encontra um livro enigmático e, ao pronunciar algumas palavras, liberta um espírito do mal com alvo certo: o corpo da garota viciada. O resultado mostra-se sanguinolento, vibrante e assustador para os nervos sensíveis. Se a refilmagem não tem status para fazer história, ao menos destaca-se da mesmice que vem rondando o gênero. Direção: Fede Alvarez (Evil Dead, EUA, 2013, 91min). 18 anos. Estreou em 19/4/2013.

BH Shopping 10, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 3.

✪✪ Oblivion

O visual espetacular criado para a ficção científica, dirigida por Joseph Kosinski (de Tron — O Legado), dá uma certa animada numa trama arrastada e confusa. Ambientada em 2077, a história mostra o trabalho de Jack (Cruise) e sua mulher, Victoria (Andrea Riseborough). Eles vivem numa casa no espaço e são responsáveis por monitorar as torres de captação da água que vai abastecer a humanidade, já que a Terra foi dizimada. A produção evoca clássicos como 2001, uma Odisseia no Espaço e Planeta dos Macacos, mas, até nisso, o longa-metragem peca pela pretensão. Direção: Joseph Kosinski (Oblivion, EUA, 2013, 126min). 12 anos. Estreou em 12/4/2013.

Dublado: Big Shopping 3, Pampulha Mall 5, Shopping Norte 3.

Legendado: Boulevard 4, Pátio Savassi 8.

✪✪✪ Vai que Dá Certo

Na trama, ambientada em São Paulo, Rodrigo (Danton Mello) perdeu tudo de uma vez só: o emprego, a esposa, a casa e a vontade de seguir adiante sem grana. Ao reencontrar o primo Danilo (Lúcio Mauro Filho), nasce uma ideia promissora: assaltar um carro-forte da transportadora de valores onde Danilo trabalha. Para cometer o crime aparentemente perfeito, Rodrigo convoca os briguentos irmãos Amaral (Fábio Porchat) e Vaguinho (Gregório Duvivier), além do colega Tonico (Felipe Abib). Com impressionante timing para a comédia de erros, o elenco veste a camisa dos personagens com talento. O filme usa situações que, de alguma maneira, espelham o jeitinho de sobrevivência do brasileiro. Trata-se, portanto, de uma crônica social da classe média numa história levada em ritmo de diversão crescente. Direção: Maurício Farias (Brasil, 2013, 87min). 12 anos. Estreou em 22/3/2013.

Big Shopping 4, Itaú Power 4, BH Shopping 10, Boulevard 4, Minas Shopping 6, Paragem 5, Shopping Norte 3.

› Surpresas demais

O inglês Danny Boyle mistura um bando de ladrões com um especialista em hipnose numa trama cheia de reviravoltas

Simon (James McAvoy) trabalha numa casa de leilões em Londres e, endividado pela jogatina, decide roubar uma valiosa tela de Goya para pagar um empréstimo ao bandidaço Franck (Vincent Cassel). Mas, durante o assalto, Simon leva uma pancada na cabeça e vai parar no hospital. Sai de lá, tempos depois, sem lembrar onde escondeu o quadro. Para ajudá-lo a recuperar a memória, o raivoso Franck e seus comparsas o acompanham ao consultório de Elizabeth (Rosario Dawson), uma especialista em hipnose. Seja pela trilha sonora eletrônica, seja pela montagem acelerada, o inglês Danny Boyle nunca foi um diretor conservador ou burocrático. Nesta trama de suspense, porém, há um exagero nas reviravoltas. A certa altura, em vez de surpreender, elas tiram o interesse do espectador.

✪✪ Em Transe, de Danny Boyle (Trance, Inglaterra, 2013, 101min). 16 anos. Estreou em 3/5/2013. BH Shopping 9, Boulevard 2 e 3, Del Rey 4, DiamondMall 3, Paragem 3, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 5.

› Vida de empregada

No documentário Doméstica, o dia a dia delas em registros dos filhos dos patrões

Diretor de Um Lugar ao Sol, o pernambucano Gabriel Mascaro entregou uma câmera para sete adolescentes de Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. A missão dessa moçada era registrar, durante uma semana, o cotidiano das empregadas domésticas de sua casa. De posse do material, Mascaro costurou o interessante documentário. Embora deem depoimentos de coração aberto, elas jamais se arriscam a criticar os patrões — afinal, estão diante dos filhos deles. Entre uma e outra cena dispensáveis, encontram-se histórias comoventes. Uma delas é a de Flávia Santos Silva: ela cuida da casa e dos filhos de outra doméstica. Também rema contra o óbvio a trajetória de Sérgio de Jesus, cujo destino o colocou como faxineiro e babá de uma família que o acolheu após um casamento desfeito.

✪✪ Doméstica, de Gabriel Mascaro (Brasil, 2012, 75min). 12 anos. Estreou em 1º/5/2013.

Cine Centoequatro.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE