Cinema

Cinema: programação para os dias 04 a 10 de outubro

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

› PRÉ-ESTREIAS

✪✪✪✪ Anos Incríveis

O diretor Michel Leclerc já havia acertado em Os Nomes do Amor (2010) e agora faz um registro saboroso nesta comédia dramática inspirada em fatos verídicos. Ambientada em 1996, a história segue o jovem Victor, interpretado pelo enérgico Félix Moati, indicado ao César 2013 de revelação masculina. Ele sai da casa da família, no interior da França, ao descolar um estágio no programa de TV de uma badalada apresentadora (Emannuelle Béart). Com uma tremenda vontade de ser cineasta, o rapaz encontra numa trupe de esquerdistas radicais seu habitat em Paris. Jean-Lou (Eric Elmosnino) e Yasmina (Mäiwenn) são os líderes de uma atração pirata cujo charme vem da mistura anárquica de humor e política - algo na linha do CQC. Ao conhecer Clara (Sara Forestier), Victor une as sensações do primeiro amor à paixão por um trabalho que ele e seus parceiros julgam revolucionário. Em uma reflexão astuta sobre a crise do então governo do presidente Jacques Chirac, o enredo é crítico e simpático, esfuziante e contemplativo, qualidades difíceis de ser encontradas em um único longa-metragem. Direção: Michel Leclerc (Télé Gaucho, França/Bélgica, 2012, 108min). 14 anos.

Belas Artes 2, Ponteio 3.

Os Belos Dias

No romance francês, Caroline (Fanny Ardant) tem 60 anos, duas filhas e acabou de se aposentar. Ela entra para um clube de idosos e redescobre o amor no contato com um professor bem mais jovem. Direção: Marion Vernoux (Les Beaux Jours, França, 2013, 94min).

Belas Artes 1, Ponteio 1.

› ESTREIAS

Amor em Trânsito

No drama ambientado em Buenos Aires, Mercedes finaliza as etapas que a levarão a Barcelona e a um novo namorado, que está a sua espera. Mas por coincidência ela tromba em Ariel, que se transforma em uma companhia muito agradável. Em paralelo, Juan chega à Argentina depois de muitos anos fora. Ele não consegue se acertar com a mulher que estava à procura e, em vez disso, acaba conhecendo Micaela. Direção: Lucas Blanco (Amor en Tránsito, Argentina, 2009, 91min). 14 anos. Estreou em 4/10/2013.

Belas Artes 2.

Jardim Atlântico - Um Musical Brasileiro

No musical, um casal se envolve em triangulo amoroso com um de seus melhores amigos. Direção: Jura Capela (Brasil, 2012, 83min). 16 anos. Estreou em 4/10/2013.

Cine CentoeQuatro.

✪✪ Mato sem Cachorro

O primeiro longa-metragem de Pedro Amorim (irmão do também cineasta Vicente Amorim, de Corações Sujos) tem pouco romance e mais humor. Na comédia, Deco (Bruno Gagliasso, leia a entrevista com o ator na pág. 88) passa o tempo em seu apartamento no Rio de Janeiro mixando som com imagens no computador para, um dia, ficar famoso. Ao atropelar um cachorrinho, ele conhece a doce Zoé (Leandra Leal). O bicho une o novo casal, mas, cansada da leseira do namorado, ela o abandona tempos depois levando junto o cão. Enciumado, Deco planeja o sequestro do animal com seu primo paulistano (Danilo Gentili). Propositalmente, a trama tem momentos fofos (sobretudo pela presença dos cachorros) e outros tantos vulgares. O roteiro estica a graça além da conta e, lá no finalzinho, chega ao desfecho previsível. Direção: Pedro Amorim (Brasil, 2013, 122min). 12 anos. Estreou em 4/10/2013.

Betim Shopping 3, Big Shopping 1, Itaú Power 4 e 6, BH Shopping 5 e 10, Boulevard 5, Del Rey 5, DiamondMall 4, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 4, Paragem 4, Pátio Savassi 3, Ponteio 3, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 5, Shopping Norte 2, Via Shopping 1.

Uma Primavera com Minha Mãe

O drama enfoca a conturbada relação de mãe (Hélène Vincent) e filho (Vincent Lindon) quando, depois de muitos anos, eles têm de conviver sob o mesmo teto. Com Emmanuelle Seigner. Direção: Stéphane Brizé (Quelques Heures de Printemps, França, 2012, 108min). 16 anos. Estreou em 27/9/2013.

Belas Artes 1.

✪✪✪ Tá Chovendo Hambúrguer 2

+ Animação 'Tá Chovendo Hambúrguer 2' tem roteiro ágil e tudo para entreter crianças e adultos

Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 2, Itaú Power 5, BH Shopping 8, Boulevard 2, Del Rey 7, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 3, Paragem 1, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 5, Shopping Norte 5. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 5, BH Shopping 2, Del Rey 2, DiamondMall 5, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 5, Shopping Estação 3, Shopping Norte 1.

› EM CARTAZ

✪✪ Aviões

A história da nova animação da Disney é tão comum que pode ser resumida em poucas linhas. Teco-teco que trabalha como pulverizador, Dusty tem um sonho: participar de um ­rali aéreo. O enredo lembra muito o de Turbo, no qual um caracol queria disputar a Fórmula Indy. Mas, ao contrário do concorrente, Aviões tem poucas piadinhas espertas e parece planar numa fórmula muito manjada. Resta, então, contemplar o belo visual. No circuito da corrida pelos ares, os competidores vão da Índia (com vista de tirar o fôlego do Taj Mahal) ao deserto mexicano, passando por uma divertida escala de Dusty no Tibete. Direção: Klay Hall (Planes, EUA, 2013, 91min). Livre. Estreou em 13/9/2013.

Dublado: Big Shopping 3, BH Shopping 7, Boulevard 4, DiamondMall 6, Paragem 3, Shopping Cidade 2, Shopping Norte 4, Via Shopping 5. Dublado, em 3D: Itaú Power 6, Del Rey 1, DiamondMall 6, Pátio Savassi 4, Shopping Estação 2 e 4.

✪✪ As Bem-Armadas

De um lado está Sandra Bullock, uma estrela do primeiro time, vencedora do Oscar de melhor atriz (por Um Sonho Possível). Na outra ponta, aparece a gorducha Melissa McCarthy, projetada em Missão Madrinha de Casamento (2011) e, recentemente, alçada à condição de protagonista de comédia. O embate das duas rende alguns momentos divertidos. Contudo, fica difícil encontrar alguma originalidade na história. Repare na mesmice do enredo: Sandra interpreta Sarah Ashburn, uma agente do FBI que usa terninhos impecáveis e desvenda crimes na base da metódica intuição. Para conquistar uma promoção, ela sai de Nova York para fazer uma investigação em Boston. Lá, precisa contar com a ajuda da esculachada Shannon Mullins (Melissa). Essa policial tem irmãos de caráter duvidoso, jeitão masculinizado e resolve as paradas no braço. A docilidade de uma e a rigidez da outra criam lugares-comuns, incluindo um estereotipado porre num bar. Direção: Paul Feig (The Heat, EUA, 2013, 117min). 12 anos. Estreou em 20/9/2013.

Dublado: Big Shopping 3, Itaú Power 2, BH Shopping 6, Del Rey 1, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 2, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 1, Shopping Norte 3. Legendado: BH Shopping 1, Boulevard 1, Del Rey 1, Pátio Savassi 8, Via Shopping 2.

✪✪✪ Cabaré Biblioteca Pascal

A romena Mona (Orsolya Török-Illyés) precisa convencer um durão assistente social a ter de volta a guarda da filha, a quem abandonou nas mãos de uma tia irresponsável. Tem início, então, a trajetória errante dessa jovem. O pai da menina foi morto pela polícia logo após a primeira transa deles. Artista de rua, Mona decidiu ir atrás de seu pai, mas foi vendida por ele a traficantes de escravas. O destino mostra-se ainda mais cruel quando ela vai parar no bordel de luxo Biblioteca Pascal, em Liverpool, na Inglaterra. Trancafiada em seu quarto, Mona, que pouco fala inglês, deve atuar como a personagem de um livro para seus clientes. O lugar exótico abriga prostitutas que vivem papéis como a Lolita, de Nabokov, e a Desdêmona, de Shakespeare. Em esfuziante narrativa, o diretor húngaro Szabolcs Hajdu dá conta de enfocar uma história triste com certo humor e alegorias surreais, demonstrando fôlego e renovação neste drama do cinema do Leste Europeu. Direção: Szabolcs Hajdu (Bibliothèque Pascal, Alemanha/Hungria, 2010, 105min). 16 anos. Estreou em 13/9/2013.

Cine CentoeQuatro.

✪✪ Elysium

O diretor sul-africano Neill Blomkamp fez uma estreia vistosa, quatro anos atrás, com a ficção científica Distrito 9. Retoma agora o gênero, mas sem a mesma originalidade e com uma teoria de futuro um bocado ingênua. A ação se passa na Los Angeles de 2154, um lugar onde os pobres sobrevivem de migalhas e, para ganhar uma grana, entram para a criminalidade. Max (Matt Damon) saiu da cadeia, arranjou emprego numa fábrica de robôs e se afastou dos amigos marginais. Contudo, uma mudança radical em sua vida o fará buscar ajuda em Elysium. Trata-se de uma estação espacial cujo maior privilégio dos ricos que lá habitam é ter uma máquina capaz de curar qualquer tipo de doença. Além de procurar o tratamento para si, Max quer salvar a pequena filha de uma amiga de infância (Alice Braga). Para chegar ao destino, o protagonista precisa da colaboração de um hacker dissimulado, interpretado por Wagner Moura. Se Sharlto Copley (a revelação de Distrito 9), no papel de um mercenário, e Moura optam por atuações estridentes, a senadora feita por Jodie Foster cai no estereótipo da mandachuva gélida. O ritmo da narrativa tem seus tropeços e o visual, às vezes fascinante, ganha torpedos barulhentos para comprovar o poder dos efeitos especiais. Direção: Neill Blomkamp (Elysium, EUA, 2013, 109min). 12 anos. Estreou em 20/9/2013.

Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 4, Boulevard 6, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 4, Via Shopping 5. Legendado: Itaú Power 3, BH Shopping 4, Boulevard 6, Del Rey 3, DiamondMall 2, Minas Shopping 4, Paragem 3, Pátio Savassi 6, Ponteio 1, Shopping Estação 4.

✪✪ A Espuma dos Dias

Michel Gondry não é um diretor convencional nem burocrático. Do espetacular Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças ao fiasco O Besouro Verde, o realizador francês sempre foi plugado nas esquisitices. O auge encontra-se nesta comédia dramática, adaptação do livro homônimo de Boris Vian, na qual a excentricidade vai além do suportável. Numa Paris atemporal, objetos ganham vida, um ratinho tem cara de gente e Colin (Romain Duris, de A Datilógrafa) ainda não encontrou sua cara-metade. Instigado pelos amigos, incluindo o empregado faz-tudo (papel de Omar Sy, de Intocáveis), a arranjar uma namorada, o protagonista encontra na doce Chloé (Audrey Tautou) a parceira ideal. Contudo, não tarda a surgir uma doença nos pulmões dela. Gondry abusa da duração e floreia uma trama vazia com uma direção de arte retrô de encher os olhos. São truques que se espalham pelos cenários para enxergar beleza onde há tristeza. Direção: Michel Gondry (L'Écume des Jours, França/Bélgica, 2013, 125min). 14 anos. Estreou em 28/6/2013.

Pátio Savassi 2.

✪ Os Estagiários

Billy (Owen Wilson) e Nick (Vince Vaughn) perdem o emprego como vendedores de relógio. Ao saberem que o Google está recrutando novos estagiários, os amigos se mandam para São Francisco a fim de passar por um árduo processo de seleção para conquistar a vaga. Na comédia, a graça teria de vir do confronto entre os dois marmanjos nada plugados no mundo virtual e o grupo de nerds e geeks do qual eles vão fazer parte. Mas, diante de um roteiro previsível e rixas tolas, nem isso funciona. Direção: Shawn Levy (The Internship, EUA, 2013, 199min). 12 anos. Estreou em 30/8/2013.

Dublado: Itaú Power 1. Legendado: DiamondMall 3.

✪✪ Eu, Anna

Demora um pouco para o público entender o que se passa neste policial dramático. Anna Welles (Charlotte Rampling), divorciada de meia-idade, mora com a filha e a neta e trabalha como vendedora. Ela tem o hábito de participar de encontros de solteiros para procurar sua cara-metade. Ao deixar um edifício, Anna cruza com o detetive Reid (Gabriel Byrne), que saiu de lá após examinar a cena de um crime. O policial fica intrigado com o comportamento de Anna e passa a vigiá-la. Aos poucos, a história ganha os infalíveis flashbacks para mostrar se a protagonista pode (ou não) ser a suspeita número 1. Embora Charlotte traga dignidade inabalável à personagem e haja uma surpresa de fundo psicológico ao final, o filme é encaminhado de forma previsível e termina baixo-astral. Direção: Barnaby Southcombe (I, Anna, Inglaterra/Alemanha/França, 2012, 93min). 14 anos. Estreou em 13/9/2013.

Belas Artes 3, Ponteio 4.

✪✪ Família do Bagulho

Pelas primeiras cenas já dá para notar que: 1) Jason Sudeikis (de Passe Livre e Quero Matar Meu Chefe) é um dos mais sensatos comediantes da atualidade por saber escolher bem seus papéis e 2) Jennifer Aniston resolveu chutar o pau da barraca e, na pele de uma provocante stripper, prova estar inteiraça aos 44 anos. Quanto ao enredo, tem altos e baixos. Agradam o tom politicamente incorreto de algumas sequências e as piadas "sujas". Contudo, o comportamento disfuncional dos protagonistas vai, aos poucos, se encaixando numa sucessão de caretices - motivo maior de a comédia perder seu rumo anárquico na meia hora final. A trama mostra a encrenca em que se mete David Clark (Sudeikis). Ao tentar salvar Casey (Emma Roberts), uma punk sem-teto, esse traficante tem sua mercadoria e grana roubadas. Seu chefe, então, o obriga a buscar um carregamento de drogas no México a fim de saldar o prejuízo. Para atravessar a fronteira com uma família-padrão, ele contrata Kenny (Jennifer), a vizinha sensual, para posar de esposa, além de Casey e um moleque solitário (papel de Will Poulter) para serem seus filhos. Cria-se, assim, o comportadinho clã dos Millers. Direção: Rawson Marshall Thurber (We're the Millers, EUA, 2013, 110min). 14 anos. Estreou em 27/9/2013.

Dublado: Pampulha Mall 2, Shopping Cidade 2, Shopping Estação1. Legendado: Boulevard 1, Del Rey 4, DiamondMall 3, Paragem 2, Pátio Savassi 2.

✪✪✪✪ Frances Ha

Depois de A Lula e a Baleia (2005), o diretor Noah Baumbach não acertou mais a mão. Mas ressurge agora com uma adorável comédia dramática filmada em preto e branco. Frances, interpretada pela graciosa Greta Gerwig, tem 27 anos e estuda numa companhia de balé na esperança de ser uma profissional. Trata-se, enfim, de uma sonhadora sem grana cuja amizade por Sophie (Mickey Sumner) é aparentemente inabalável. Um dia a amiga avisa: vai sair do Brooklyn, onde elas dividem um apartamento, e se mudar para Manhattan. Frances, porém, consegue um canto na casa de dois amigos. Também roteirista, Baumbach segue a protagonista por um caminho de erros escorado no humor e na melancolia, encontrados nas esquinas de uma Nova York ora solidária, ora solitária. Por seus papos verborrágicos, Frances parece saída de um filme de Woody Allen. A homenagem à nouvelle vague marca presença sobretudo na insólita passagem da personagem por Paris. Direção: Noah Baumbach (Frances Ha, EUA, 2012, 86min). 14 anos. Estreou em 23/8/2013. Cine CentoeQuatro.

✪ Gente Grande 2

A sequência da comédia lançada em 2010 é pior do que o original. Mais infantilizada e com dispensáveis momentos escatológicos, a fita, embora escrita por três pessoas, não tem um roteiro consistente. Feita de cenas isoladas, que tentam garantir o riso, a trama ganha costura de piadas ora espirituo­sas, ora muito grosseiras. No pífio enredo, o protagonista, Lenny (Adam Sandler), saiu de Los Angeles para voltar a morar com a família em sua pequena cidade do interior. Lá, reencontrou três amigos, interpretados por Kevin James, David Spade e Chris ­Rock. É junho, início das férias escolares, e os personagens têm pouco a fazer. O tempo passa e quase nada acontece. Direção: Dennis Dugan (Grown Ups 2, EUA, 2013, 101min). 12 anos. Estreou em 16/8/2013.

Dublado: Minas Shopping 6, Paragem 5.

✪✪✪ Hannah Arendt

O drama enfoca a trajetória verídica de Hannah Arendt, interpretada por Barbara Sukowa. Judia alemã, ela fugiu de seu ­país devido à ascensão do nazismo, acompanhada do marido (papel de Axel Milberg). No início da década de 40, o casal chegou a Nova York e, lá, Hannah tornou-se professora universitária. A filósofa e escritora foi convidada pela revista The New Yorker para cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann, em Israel, em 1961. Por revelarem que judeus estiveram envolvidos nos crimes de guerra, seus artigos tornaram-se polêmicos. Além da narrativa envolvente, o filme traz imagens reais, em preto e branco, do julgamento de Eichmann. Direção: Margarethe von Trotta (Hannah Arendt, França/Alemanha/Luxemburgo, 2012, 113min). 14 anos. Estreou em 5/7/2013.

Belas Artes 2.

✪✪ Invocação do Mal

Casas assombradas e casos de exorcismo são uma constante no cinema no intuito de apavorar as plateias. De imenso sucesso nos Estados Unidos, este terror tende a repetir o êxito por aqui - mais pela propaganda boca a boca do que por suas reais qualidades de meter medo no espectador. Diretor do primeiro Jogos Mortais (2004), o malaio James Wan sabe como poucos criar um clima de suspense, mas, entre pegadinhas e sequências de clima sinistro, a história demora a engrenar. Ambientada no início da década de 70 e inspirada em caso verídico, a trama mostra o sofrimento de Carolyn e Roger Perron (Lili Taylor e Ron Livingston). Eles se mudam com as cinco filhas para um decrépito casarão do século XVIII e sentem na pele o clima pesadão. O jeito é apelar para o casal de caça-fantasmas Ed e Lorraine Warren (Pa­trick Wilson e Vera Farmiga). Direção: James Wan (The Conjuring, EUA, 2013, 112min). 14 anos. Estreou em 13/9/2013.

Dublado: Betim Shopping 1, Itaú Power 3, Del Rey 4, Minas Shopping 4, Shopping Norte 4, Via Shopping 2. Legendado: BH Shopping 7, Boulevard 4, Paragem 5, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 1.

✪✪ Jobs

Steve Jobs (1955-2011) merecia mais, muito mais, do que esta cinebiografia de roteiro anêmico. Em diálogos cheios de frases de efeito do protagonista, o enredo cobre a vida dele desde os tempos da universidade, no início da década de 70, até a apresentação do iPod, em 2000. Aluno rebelde, mas bom de papo e ótimo vendedor, Jobs abriu a Apple na garagem da casa dos pais. Seu sócio e parceiro, Steve Wozniak (Josh Gad), ficava responsável pela execução das criações. O drama tem bons momentos, sobretudo quando exibe o lado tirano e egoísta de Jobs, além de focar sua negligência com a família (durante anos, ele não reconheceu a filha legalmente). Também passam ligeiras as duas horas de duração. Por outro lado, quase a todo instante, ele é aplaudido por funcionários e anônimos como se fosse o único gênio da Terra. Incomodam igualmente os buracos da história e a falta de explicação para o sumiço de alguns personagens. Direção: Joshua Michael Stern (Jobs, EUA, 2013, 128min). 12 anos. Estreou em 6/9/2013.

BH Shopping 6.

✪ Percy Jackson e o Mar de Monstros

Lançado em 2010, o primeiro filme da série Percy Jackson tinha, ao menos, o fator novidade e apresentou ao público um personagem incomum: o semideus do título, filho de Poseidon com uma mortal. Neste segundo episódio, inspirado no livro de Rick Riordan, o protagonista acaba soterrado por uma avalanche de efeitos visuais - os melhores são usados numa divertida se­quên­cia dentro de um táxi. A nova missão de Percy (Logan Lerman) é encontrar o velocino de ouro, um tecido mágico capaz de salvar uma árvore do acampamento onde vivem os rebentos dos deuses. Na jornada, o rapaz será acompanhado do meio-irmão (um tímido ciclope interpretado por Douglas Smith), da amiga Annabeth (Alexandra Daddario) e do sátiro Grover (Brandon T. Jackson). Com cenas de ação genéricas e um insosso time de atores, a aventura demora a engrenar e naufraga em meio aos monstrengos digitais. Direção: Thor Freudenthal (Percy Jackson: Sea of Monsters, EUA, 2013, 106min). 10 anos. Estreou em 16/8/2013.

Dublado: Itaú Power 1.

✪✪ R.I.P.D. - Agentes do Além

Nick (Ryan Reynolds) e Hayes (Kevin Bacon) são policiais de Boston que roubaram pepitas de ouro. Para calar a boca do colega, prestes a se entregar, Hayes o mata. Lá no além, Nick encontra um lugar surreal: uma delegacia de investigadores cuja especialidade é localizar os "desmortos", monstrengos disfarçados de humanos. Recebido pela durona Proctor (Mary-Louise Parker), ele terá como parceiro o intransigente caubói Roy (Jeff Bridges). Enquanto isso, o rapaz tenta entrar em contato com sua esposa (Stephanie Szostak), literalmente na pele de um velho chinês. Numa mistura insossa de Ghost com Homens de Preto (até o mau humor de Bridges lembra o de Tommy Lee Jones), esta aventura fantasiosa se defende com razoáveis efeitos visuais, algumas cenas de ação e humor para adolescentes. Trata-se de um programa inofensivo que, no fim das contas, tem na falta de química dos protagonistas seu maior prejuízo. Direção: Robert Schwentke (R.I.P.D., EUA, 2013, 96min). 12 anos. Estreou em 27/9/2013.

Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Boulevard 2, Minas Shopping 1, Paragem 1, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 2, Shopping Norte 1. Legendado, em 3D: BH Shopping 2.

✪✪✪✪ Rush - No Limite da Emoção

No ano de 1976, naquele que foi considerado o mais emocionante campeonato da Fórmula 1, o embate entre o piloto inglês James Hunt (Cris Hemsworth) e o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl) atingiu seu auge. Essa história já seria boa para um documentário e, felizmente, rendeu um ótimo longa de ação. Ron Howard (de O Código Da Vinci), de 59 anos, dirige com tremenda habilidade a disputa desses campeões dentro e fora das pistas. Aproveita a beleza e o charme de Hemsworth (o Thor) para dar a Hunt o que ele tinha de mais atraente: o carisma, a audácia e uma inabalável autoconfiança. Brühl (de Bastardos Inglórios), por sua vez, faz uma composição sensacional de Lauda, o corredor conservador e prudente. Para completar, o filme traz cenas fabulosas nos autódromos. Utilizando a textura da fotografia das fitas da década de 70, Howard coloca câmeras em pontos estratégicos para dar ao espectador a sensação de estar dentro do cockpit. Direção: Ron Howard (Rush, EUA/Alemanha/Inglaterra, 2013, 123min). 14 anos. Estreou em 13/9/2013.

BH Shopping 8, Ponteio 2.

✪✪✪ A Sorte em Suas Mãos

Cantor e compositor uruguaio de 49 anos, Jorge Drexler ganhou fama mundial ao levar o Oscar de melhor canção, em 2005, por Al Otro Lado del Río, do filme Diários de Motocicleta. Tão surpreendente quanto receber aquele prêmio é sua estreia como ator nesta fofa comédia romântica argentina. Carismático e bastante confortável à frente das câmeras, Drexler interpreta Uriel. Esse portenho divorciado herdou a loja financeira do pai, tem dois filhos pequenos e vive ganhando (e perdendo) dinheiro no pôquer. Com preferência pelo sexo casual, ele decide fazer vasectomia. No dia da cirurgia, Uriel reencontra Gloria (Valeria Bertuccelli), uma antiga namoradinha que acabou de terminar um relacionamento. Após alguns desacertos afetivos, os protagonistas engrenam um romance, mas as consecutivas mentiras de Uriel podem pôr tudo a perder. A previsibilidade não atrapalha o encantador trabalho do diretor Daniel Burman, que usa muito bem o humor e tira de campo os dramas característicos de fitas anteriores, a exemplo de O Abraço Partido (2004) e As Leis de Família (2006). Direção: Daniel Burman (La Suerte en Tus Manos, Argentina/Espanha/Brasil, 2012, 110min). 14 anos. Estreou em 23/8/2013.

DiamondMall 3.

✪✪ O Tempo e o Vento

Jayme Monjardim é um diretor de olhar clínico para paisagens, vide seus belos trabalhos na TV, como nas novelas Pantanal e Terra Nostra. Nesta livre adaptação de O Continente, o primeiro volume da trilogia O Tempo e o Vento, do gaúcho Erico Verissimo (1905-1975), o realizador comanda um elenco estelar e, como sempre, capricha nas locações. Entre um pôr e um nascer do sol, narra-se, em formato épico, a história de Bibiana, interpretada na velhice por Fernanda Montenegro. Em um reencontro com Rodrigo (Thiago Lacerda), ela relembra a sofrida trajetória de sua avó, Ana Terra (Cleo Pires), no século XVIII. A empolgante condução da trama tropeça na segunda parte, quando a jovem Bibiana (vivida por Marjorie Estiano) se casa com um valente capitão. Direção: Jayme Monjardim (Brasil, 2013). 14 anos. Estreou em 27/9/2013.

BH Shopping 9, Boulevard 3, DiamondMall 6, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 1, Pátio Savassi 4, Ponteio 4, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2, Shopping Norte 2, Via Shopping 3.

✪✪✪ A Voz Adormecida

Após a Guerra Civil Espanhola, o general Francisco Franco assume o poder e instaura uma ditadura. Manda fuzilar comunistas e ateus contrários ao estado católico e ao regime autoritário. Nesse cenário de medo, a jovem Pepita (María León) chega a Madri vinda de Córdoba, em 1940. Humilde, ela tem um enorme coração e logo vai ver a irmã, Hortensia (Inma Cuesta), que está grávida, presa e possivelmente no corredor da morte por causa de sua militância política. Nas visitas a Hortensia, Pepita leva notícias do marido dela, procurado pela polícia. Mas não demora para ela se encantar com o jovem comunista Paulino (Marc Clotet), amigo do cunhado, e também ter seu cotidiano vigiado. O diretor Benito Zambrano adapta o livro de Dulce Chacón (1954-2003) e faz um panorama sombrio da Espanha franquista - inclui-se no registro a estreita ligação do governo com a Igreja. Para conquistar o coração da plateia, o realizador carrega no drama. María León, seguindo a escola da atriz italiana Anna Magnani, dá o sangue numa interpretação de força emocional singular. Direção: Benito Zambrano (La Voz Dormida, Espanha, 2011, 128min). 16 anos. Estreou em 27/9/2013.

Belas Artes 3.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE