Cinema

Cinema: programação para os dias 05 a 11 de abril

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Os tios e as garotas: um espírito ronda a família

› PRÉ-ESTREIA

✪✪ Atrás da Porta

O diretor húngaro de Mephisto (1981) e Adorável Julia (2004) foi buscar o tema de seu novo drama no livro autobiográfico de sua conterrânea Magdá Szabó (1917-2007), com quem não possui parentesco. Embora tenha uma montagem equivocadamente rápida e o formato quadradão de um telefilme, a história cativa pelo embate entre duas fortes personagens. Interpretada pela alemã Martina Gedeck, a escritora Magda muda-se com o marido para uma casa na Budapeste da década de 60. A primeira providência é arranjar uma empregada para fazer os serviços domésticos. Ao contatar a vizinha Emerenc (papel da grande Helen Mirren), recebe em troca desprezo e desaforos. Emerenc teve um passado difícil após perder toda a família ainda criança. Por isso, virou uma senhora amarga, rancorosa, de poucas palavras e acessos temperamentais. Ela, contudo, aceita o trabalho e, aos poucos, patroa e empregada vão descobrir que dependem uma da outra.Direção: István Szabó (The Door, Hungria/Alemanha/ 2012, 97 min). 14 anos.

Belas Artes 3.

› ESTREIA

✪✪✪ César Deve Morrer

Diretores cultuados nas décadas de 70 e 80 por fitas como Pai Patrão e Kaos, os irmãos Paolo e Vittorio Taviani (de 81 e 83 anos, respectivamente) ganharam, por este filme, o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2012. Empolgados ao ver uma encenação de teatro na prisão de segurança máxima de Rebibbia, em Roma, os realizadores convidaram os intérpretes detentos para uma ousada empreitada. Eles seriam filmados durante os ensaios da peça Júlio César, de Shakespeare. Vê-se aqui, portanto, uma espécie de docudrama em que realidade e ficção, cor e preto e branco se misturam. O passado e a vida na cela dos presidiários se confundem com o texto do bardo inglês, uma narrativa sobre conspiração, poder e traição. Salvatore Striano, que cumpriu pena lá por oito anos e depois atuou em quatro filmes, sobressai no papel de Brutus. Assim como alguns colegas, ele já estava fora das grades, mas retornou para fazer o filme. Direção: Paolo e Vittorio Taviani (Cesare Deve Morire, Itália, 2012, 76 min). Livre. Estreou em 5/4/2013.

Belas Artes 3.

✪✪✪ Therese D.

Estreou em 5/4/2013. Leia a resenha do filme.

Belas Artes 1.

› EM CARTAZ

✪✪✪ O Amante da Rainha

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (perdeu para Amor), este drama traz uma caprichada produção de época para embalar um escândalo ocorrido na corte dinamarquesa no século XVIII. Princesa da Grã-Bretanha, Carolina Matilde (Alicia Vikander) casa-se com Cristiano VII (Mikkel Boe Folsgaard), rei da Dinamarca, em 1766. O matrimônio se consuma desajeitadamente, e ele prefere a companhia de cortesãs. Após o nascimento do filho, o tédio continua reinando no cotidiano de Carolina. Mas sua rotina tende a mudar quando ela conhece Johann Struensee (Mads Mikkelsen). Aconselhado por um amigo, esse doutor alemão torna-se médico oficial da corte e percebe estar diante de um monarca de personalidade frágil e considerado insano por seus conselheiros. Muito ligado ao novo amigo, Cristiano acaba aceitando suas sugestões de dar ao povo miserável melhores condições de vida. As mudanças provocam barulho nos bastidores da realeza. Carolina, no entanto, compartilha dos ideais de Struensee e não tarda a virar sua amante. Sem pretensões originais, o diretor Nikolaj Arcel recria um episódio significativo da história de seu país seguindo uma fórmula acadêmica Direção: Nikolaj Arcel (En Kongelig Affaera, Dinamarca/Suécia/República Checa, 2012, 137min). 14 anos. Estreou em 8/2/2013.

Ponteio 4.

✪✪✪ Amor É Tudo o que você Precisa

Em adorável atuação, Trine Dyrholm interpreta a cabeleireira Ida, que acabou as sessões de quimioterapia para tratamento de um câncer de mama. Às voltas com o casamento de sua filha na Itália, Ida pega o marido em flagrante com outra. Desnorteada, bate o carro no aeroporto de Copenhague com o do executivo viúvo Philip (Pierce Brosnan). Já dá para perceber: vai pintar um romance entre eles. Ambos rumam para Sorrento e, veja só, Philip é o futuro sogro da filha de Ida. A realizadora não nega a previsibilidade do desfecho, mas salpica a trama de surpresinhas. Direção: Susanne Bier (Den Skaldede Frisor, Dinamarca/Suécia/Itália/França/Alemanha, 2012, 116 min). 12 anos. Estreou em 8/3/2013.

Pátio Savassi 2.

✪✪✪ Anna Karenina

Diretor de Desejo e Reparação (2007), o inglês Joe Wright contou com o roteiro de Tom Stoppard (Shakespeare Apaixonado) para fazer uma original adaptação do romance do russo Leon Tolstoi. O cineasta criou uma encenação de encher os olhos, vencedora do Oscar de melhor figurino, ao misturar teatro e dança num balé cinematográfico único. Tantas firulas visuais, no entanto, acabam comprometendo a força do texto, tornando-o frio. A trama é ambientada na Rússia czarista de 1874. Casada com um aristocrata (Jude Law), Anna Karenina (papel de Keira Knightley) mora em São Petersburgo e, numa viagem a Moscou, conhece o conde Vronski (Aaron Taylor-Johnson), oficial da cavalaria. A paixão arrebatadora dos amantes vai criar conflitos em casa e aos olhos da sociedade. Direção: Joe Wright (Anna Karenina, Inglaterra, 2012, 129min). 14 anos. Estreou em 15/3/2013.

Pátio Savassi 2, Ponteio 1.

✪✪ A Busca

Antes chamado A Cadeira do Pai, o longa-metragem de estreia de Luciano Moura traz uma competente produção da O2. E, mais uma vez, Wagner Moura acaba sendo a melhor atração neste drama familiar formulaico, escrito por Elena Soarez, também roteirista de Xingu. A base é simples. Na pele do médico Theo, Moura tem uma violenta discussão com o filho de 15 anos, interpretado por Brás Moreau Antunes (filho do compositor Arnaldo Antunes). No dia seguinte, o garoto desaparece alegando uma viagem com um amigo. Theo, que está em via de se separar da mulher (Mariana Lima), empreende uma busca para reencontrá-lo. A partir daí, o protagonista segue uma jornada de descobertas enfrentando contratempos forçados. Com Lima Duarte. Direção: Luciano Moura (Brasil, 2012, 96min). 12 anos. Estreou em 15/3/2013.

Betim Shopping 3.

✪✪✪ Os Croods

Na animação, a jovenzinha Eep conta que todas as famílias da pré-história foram dizimadas. Só restaram os Croods, o clã do qual ela faz parte e cujo pai, Grug, raciocina com a força dos músculos. Completam o grupo sua mãe, a avó materna, o medroso irmão Tunk e a bebê troglodita Sandy. Eep acredita que seu universo não se resume à caverna onde eles se escondem. Para confirmar a tese, surge o mocinho Guy, um tipo descolado que, entre outras "modernidades", sabe fazer fogo. Resistente a qualquer tipo de aventura fora de seus domínios, Grug se vê obrigado a partir. Daí em diante, ele e os parentes descobrem um admirável mundo novo. Nesta mais recente trama do diretor de Como Treinar Seu Dragão, não há compromisso com a realidade histórica, e sim com a ação incessante e o bom humor. Direção: Kirk De Micco e Chris Sanders (The Croods, EUA, 2013, 98min). Livre. Estreou em 22/3/2013.

Dublado: Betim Shopping 3, Itaú Power 1, BH Shopping 5, Boulevard 4, Del Rey 7, DiamondMall 6, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 3, Paragem 2, Shopping Cidade 3, Via Shopping 1.

Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 6, BH Shopping 2, Boulevard 6, Del Rey 1, DiamondMall 5, Minas Shopping 2, Paragem 1, Pátio Savassi 6, Ponteio 3, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 4, Shop­ping Norte 1, Via Shopping 4.

Disparos

Drama criminal que marca a estreia da diretora em longa-metragem. Na trama, o fotógrafo Henrique (Gustavo Machado) é assaltado por dois motoqueiros, e o motorista de um carro atropela os criminosos para fazer justiça. O protagonista segue em frente e sente-se vingado. Ao retornar logo depois ao local do acidente, é acusado de omissão de socorro às vítimas. Com Caco Ciocler. Direção: Juliana Reis (Brasil, 2012, 82 min). 14 anos. Estreou em 1º/7/2012.

DiamondMall 6.

✪✪ G.I. Joe - Retaliação

Coisa rara: uma continuação melhor do que o original. Com um roteiro mais simples e explicadinho, a fita de ação dá sequência à história de 2009. Trata-se, sobretudo, de um programa para adolescentes - há cenas que parecem saídas de um videogame, algumas delas muito bacanas. Além disso, os personagens são baseados nos bonecos da Hasbro, também produtora do longa-metragem. Duke (papel do galã Channing Tatum, em breve participação) foi promovido e agora lidera o time da elite militar. Dentro da Casa Branca, o vilão Zartan prendeu o presidente, tomou suas feições e pegou seu lugar. O objetivo está claro: Zartan e o parceiro Cobra querem exterminar as outras nações e, como primeiro passo, matam todos os G.I. Joes. Ou quase todos. Roadblock (Dwayne Johnson), Jaye (Adrianne Palicki) e Flint (D.J. Cotrona) sobrevivem. O trio, portanto, tem a missão de ir atrás dos adversários, salvar a própria pele e, patrioticamente, impedir uma catástrofe nuclear mundial. Bruce Willis entra na parada na metade da trama como um militar aposentado e participa de explosões barulhentas, lugar-comum do enredo genérico. Direção: Jon M. Chu (G.I. Joe: Retaliation, EUA, 2013, 110min). 12 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 1, Minas Shopping 5, Shopping Cidade 8, Via Shopping 2. Dublado, em 3D: Itaú Power 5, BH Shopping 1, Del Rey 2, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 3, Shopping Norte 2. Legendado, em 3D: BH Shopping 1, Del Rey 2, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Pátio Savassi 4, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 3.

✪ A Hospedeira

Depois de escrever os quatro livros da série Crepúsculo, Stephenie Meyer lançou mais uma bobagem romântica, transposta para o cinema pelo diretor de O Senhor das Armas (2005). Numa ficção científica de fundo new age, a Terra foi invadida por alienígenas que tomaram o corpo dos humanos e transformaram o planeta num lugar sem nenhum tipo de violência. Alguns sobreviventes, porém, reagiram e refugiaram-se nas montanhas de um deserto. Entre esses dissidentes está Melanie (Saoirse Ronan). Capturada, ela também acaba hospedando em seu corpo uma alienígena chamada "a peregrina". Acontece que as memórias de Melanie não foram apagadas e, assim, ela pode comandar a extraterrestre. Seu objetivo: reencontrar o irmão, o amado (Max Irons) e seus companheiros de resistência. Embora de premissa instigante, o filme não escapa da ingenuidade e atinge momentos constrangedoramente risíveis. Com William Hurt e Diane Kruger Direção: Andrew Niccol (The Host, EUA, 2013, 125mim). 12 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado: Big Shopping 2, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 1, Ponteio 4, Shopping Cidade 6, Shopping Norte 5, Via Shopping 5. Legendado: Itaú Power 3, BH Shopping 7, Boulevard 5, Del Rey 6, DiamondMall 3, Minas Shopping 4, Paragem 2, Pátio Savassi 8, Shopping Estação 2.

✪✪✪ Jack, o Caçador de Gigantes

De A Garota da Capa Vermelha a João e Maria - Caçadores de Bruxas, eis a melhor adaptação de uma fábula infantil destinada aos adolescentes e ao público adulto. Trata-se de uma versão robusta e bastante livre de João e o Pé de Feijão. A trama tem início enfocando a paixão de Jack (Nicholas Hoult) pela princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson). Na aventura que se segue, o protagonista e os soldados do rei têm de escalar um gigantesco pé de feijão que brotou na cidade para ir atrás da donzela. Ao chegar lá em cima, deparam com um mundo habitado por seres gigantescos. Aprisionados nas alturas, eles estão revoltados e com muita sede de voltar a viver na terra. Diretor dos dois primeiros episódios da cinessérie X-Men, Singer acerta nos efeitos visuais e dá ritmo ágil à epopeia dos personagens. Direção: Bryan Singer (Jack the Giant Slayer, EUA, 2013, 114min). 10 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado: Itaú Power 4, Pampulha Mall 2, Shopping Cidade 3. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, BH Shopping 3, Boulevard 6, Del Rey 1, Minas Shopping 2, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2, Shopping Norte 1, Via Shopping 4.

Legendado: BH Shopping 7, Del Rey 6. Legendado, em 3D: BH Shopping 3, Del Rey 1, DiamondMall 5, Minas Shopping 2, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Ponteio 3, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2.

✪✪ Oz - Mágico e Poderoso

Estão lá efeitos visuais de encher os olhos, bom uso do 3D e elenco de primeira linha. Os atores, porém, são mal dirigidos e trazem à tona apenas a canastrice — a começar pelo protagonista, James Franco, sem talento para o humor. A história da aventura de fantasia mostra as origens de O Mágico de Oz, livro de L. Frank Baum (1856-1919) que se transformou em um dos maiores clássicos do cinema em 1939. No início do século XX, Oscar Diggs (Franco) trabalha num circo fazendo truques de magia. Ao fugir num balão, entra no olho de um furacão em Kansas e vai parar no mundo de Oz. Lá, conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis) e o impasse vivido por sua família depois da morte do pai. Um roteiro sem surpresas passeia pelo universo infantil, embora o filme traga alguns personagens assustadores. Entre os pontos positivos, há a deslumbrante sequência da chegada a Oz e a boneca de porcelana, uma carismática personagem digital. Com Rachel Weisz e Michelle Williams. Direção: Sam Raimi (Oz: The Great and Powerful, EUA, 2013, 130min). Livre. Estreou em 8/3/2013.

Dublado: Big Shopping 4, BH Shopping 5, Itaú Power 2, Pampulha Mall 4, Shopping Norte 3. Legendado: Pátio Savassi 6.

✪✪✪✪ O Quarteto

Mesmo quem não gosta de ópera vai encontrar muitos atrativos nesta deliciosa comédia dramática estrelada por um time de grandes atores. A ação se desenrola numa casa para músicos e cantores aposentados na Inglaterra. Como o local corre o risco de fechar por falta de financiamento, os moradores decidem preparar um espetáculo em homenagem a Giuseppe Verdi. Amigos de palco no passado, Reggie (Tom Courtenay), Wilf (Billy Connolly) e Cissy (Pauline Collins) topam recriar o quarteto da ópera Rigoletto. O mais difícil, contudo, será convencer Jean (Maggie Smith) a participar da empreitada. Diva de outrora, essa prima-dona acabou de se instalar (muito a contragosto) por lá e é irredutível em sua recusa de voltar a cantar. Dustin Hoffman, 75 anos de idade, faz uma bela e contagiante estreia na direção. Sem deixar de tocar em temas duros, como o Alzheimer e as limitações físicas da velhice, o roteiro dá uma trégua ao drama ao partir para um desenrolar alto-astral. Completa o elenco um time veterano formado por músicos e cantores líricos, apresentados um a um nos créditos finais. Direção: Dustin Hoffman (Quartet, Inglaterra, 2012, 98min). 12 anos. Estreou em 8/3/2013.

Belas Artes 3.

✪ Rânia

Interpretada pela promissora Graziela Felix, Rânia mora em Fortaleza e leva uma vida humilde. Filha de pais separados, essa adolescente tem na escola pública a maior motivação nas aulas de dança. Tentada por Zizi (Nataly Rocha), que faz números sensuais numa boate, Rânia fica em dúvida: ganha dinheiro como dançarina no inferninho ou persegue o sonho de ser bailarina com a ajuda de uma profissional (papel de Mariana Lima)? O drama apresenta uma realidade muito comum às jovens de baixa renda do Nordeste - daí sua virtude. Tropeça, contudo, em roteiro alinhavado por clichês, montagem que deixa cenas sem solução e fracas atuações de alguns coadjuvantes. Só valeu a intenção. Direção: Roberta Marques (Brasil, 2011, 85min). 14 anos. Estreou em 29/3/2013.

Cine Centoequatro.

✪✪✪ Sejam Muito Bem-Vindos

Depois de Conversas com Meu Jardineiro (2007) e Minhas Tardes com Margueritte (2010), o diretor francês Jean Becker volta a colocar dois personagens antagônicos entrando em choque para (re)descobrir prazeres. O par neste drama é formado pelo renomado pintor Taillandier (Patrick Chesnais) e por Marylou (Jeanne Lambert), uma menina de 15 anos. Em crise de depressão, o sessentão sai de casa e, sem avisar a mulher (Miou-Miou), embarca numa jornada com um trágico destino final. Seu rumo muda, porém, quando ele dá carona à espevitada adolescente que foi renegada pela mãe e pelo padrasto. A partir daí, nascem afinidades dos contrastes e uma implícita relação de pai e filha embaladas por emoções contidas. Direção: Jean Becker (Bienvenue Parmi Nous, França, 2012, 92min). 14 anos. Estreou em 29/3/2013.

Belas Artes 3.

✪ O Som ao Redor,

Embora a crônica recifense traga elementos atuais e contundentes, o disperso roteiro do drama pouco aprofunda temas oportunos. Como existem muitos personagens, as subtramas se perdem e são mal resolvidas. Em pouco mais de duas horas, o diretor e roteirista apresenta um bairro do Recife e seus vários moradores. Entre eles está Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, cujo tormento consiste nos latidos do cachorro da casa ao lado. Já o corretor de imóveis João (Gustavo Jahn) mora num condomínio de classe média, é órfão e tem um primo bandido (Yuri Holanda). Como a região onde moram anda sofrendo com uma onda de roubos, uma milícia particular, liderada pelo segurança Clodoaldo (Irandhir Santos), aparece na área a fim de oferecer vigilância paga. Direção: Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2012, 131min). 16 anos. Estreou em 4/1/2013.

Cine Centoequatro.

✪✪ Tainá - A Origem,

Um roteiro banal é o maior problema da terceira aventura da indiazinha Tainá, personagem dos longas-metragens de 2001 e 2004. Como indica o título, este terceiro episódio volta-se ao surgimento da pequena guerreira da Amazônia, agora interpretada pela fofa Wiranu Tembé. Encontrada ainda bebê por Vô Tigê (Gracindo Junior), a garota órfã vai enfrentar um vilão em sua nova missão. Vitor (Guilherme Berenguer) quer derrubar a árvore sagrada da floresta, local onde a mãe de Tainá a deixou. A melhor parte da história é o encontro da protagonista com Laurinha (Beatriz Noskoski), menina da cidade grande que está de passagem pela Amazônia para visitar o avô, papel de Nuno Leal Maia. Direção: Rosane Svartman (Brasil, 2013, 83min). 10 anos. Estreou em 8/2/2013.

Pampulha Mall 5.

✪✪✪ O Último Elvis

O drama argentino, feito com simplicidade e sem pretensão, resulta num trabalho singelo e eficiente. Professor universitário, John McInern faz sua estreia no cinema na pele do protagonista: Carlos Gutiérrez, de 41 anos, trabalha numa fábrica, está separado da mulher (Griselda Siciliani) e tem um relacionamento de poucas palavras com a filha pequena (Margarita Lopez). Nas horas vagas, ele solta o vozeirão apresentando-se em casamentos, clubes e até asilos. Seu cotidiano e sua figura beiram o patético. Carlos não só se veste como o Rei do Rock — ele tem certeza de que é Elvis Presley. Em toada melancólica, o registro se apega à comovente reaproximação entre pai e filha. Direção: Armando Bo (El Último Elvis, Argentina, 2012, 90min). 14 anos. Estreou em 29/3/2013.

Belas Artes 3.

✪✪✪ Vai que Dá Certo

Na trama, ambientada em São Paulo, Rodrigo (Danton Mello) perdeu tudo de uma vez só: o emprego, a esposa, a casa e a vontade de seguir adiante sem grana. Ao reencontrar o primo Danilo (Lúcio Mauro Filho), nasce uma ideia promissora: assaltar um carro-forte da transportadora de valores onde Danilo trabalha. Para cometer o crime aparentemente perfeito, Rodrigo convoca os briguentos irmãos Amaral (Fábio Porchat) e Vaguinho (Gregório Duvivier), além do colega Tonico (Felipe Abib). Com impressionante timing para a comédia de erros, o elenco veste a camisa dos personagens com talento. O filme usa situações que, de alguma maneira, espelham o jeitinho de sobrevivência do brasileiro. Trata-se, portanto, de uma crônica social da classe média numa história levada em ritmo de diversão crescente. Direção: Maurício Farias (Brasil, 2013, 87min). 12 anos. Estreou em 22/3/2013.

Betim Shopping 2, Big Shopping 3, BH Shopping 6 e 9, Boulevard 3, Del Rey 5, DiamondMall 4, Pampulha Mall 5, Paragem 4, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 6, Shopping Norte 4, Via Shopping 1.

+ Clique aqui para conferir os horários dos filmes em cartaz Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE