Cinema

Cinema: programação para os dias 06 a 12 de setembro

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Liam, Louis, Zayn, Harry e Niall: cena de um show em Londres do documentário One Direction - This Is Us

› PRÉ-ESTREIA

✪✪✪ Por que Você Partiu?

Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Laurent Suaudeau, Frédéric Monnier, Alain Uzan e Roland Villard têm coisas em comum. Todos são chefs franceses que deixaram o país de origem e ganharam fama no Brasil. O sexteto protagoniza o documentário, dirigido pelo estreante Eric Belhassen. Também francês, o realizador possui uma questão primordial a ser esclarecida: o que levou esses profissionais, inclusive ele próprio, a abandonar os parentes na Europa? Para isso, Belhassen extrai confissões surpreendentes dos cozinheiros e, em pegada de road movie, vai até cidadezinhas do interior da França, onde colhe depoimentos dos pais e irmãos deles para chegar a conclusões emotivas. Direção: Eric Belhassen (Brasil, 2013, 94min). 10 anos. Estreia prometida para 13/9/2013.

Ponteio 3.

› ESTREIAS

Casa da Mãe Joana 2

Na continuação da comédia de 2008, os amigos Montanha (Antônio Pedro), Juca (José Wilker) e PR (Paulo Betti) continuam morando juntos. Só que, enquanto Montanha virou um bem-sucedido escritor, Juca mantém-se firme na maconha e PR continua tentando tirar proveito de uma viúva rica. Direção: Hugo Carvana (Brasil, 2013, 82min). 10 anos. Estreou em 6/9/2013.

Big Shopping 5, Itaú Power 4, BH Shopping 6, Boulevard 1, Del Rey 7, Pampulha Mall 5, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 5, Shopping Norte 2.

✪ A Filha do Meu Melhor Amigo

As famílias Walling e Ostroff, que moram de frente uma para a outra, sempre tiveram um bom relacionamento. Na comédia dramática, a relação fica abalada quando a jovem Nina Ostroff (Leighton Meester), depois de viver cinco anos em Paris, envolve-se com David (Hugh Laurie), o patriarca dos Walling. Uma premissa instigante está a serviço de um enredo supostamente moderno, mas que, em seu desenrolar, mostra-se conservador. Em meio a chichês, a trama sobrevive de seu bom elenco, encabeçado pelo eterno Dr. House Hugh Laurie. Direção: Julian Farino (The Oranges, EUA, 2011, 90min). 14 anos. Estreou em 6/9/2013. Boulevard 4, Pátio Savassi 2.

✪✪ Jobs

Steve Jobs (1955-2011) merecia mais, muito mais, do que esta cinebiografia de roteiro anêmico. Em diálogos cheios de frases de efeito do protagonista, o enredo cobre a vida dele desde os tempos da universidade, no início da década de 70, até a apresentação do iPod, em 2000. Aluno rebelde, mas bom de papo e ótimo vendedor, Jobs abriu a Apple na garagem da casa dos pais. Seu sócio e parceiro, Steve Wozniak (Josh Gad), ficava responsável pela execução das criações. O drama tem bons momentos, sobretudo quando exibe o lado tirano e egoísta de Jobs, além de focar sua negligência com a família (durante anos, ele não reconheceu a filha legalmente). Também passam ligeiras as duas horas de duração. Por outro lado, quase a todo instante, ele é aplaudido por funcionários e anônimos como se fosse o único gênio da Terra. Incomodam igualmente os buracos da história e a falta de explicação para o sumiço de alguns personagens. Direção: Joshua Michael Stern (Jobs, 2013, 128min). 12 anos. Estreou em 6/9/2013.

Dublado: Minas Shopping 5, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 4, Via Shopping 2. Legendado: Itaú Power 3, BH Shopping 10, Boulevard 2, Del Rey 6, DiamondMall 6, Paragem 4, Ponteio 1, Shopping Estação 4.

› EM CARTAZ

✪✪✪ Bling Ring - A Gangue de Hollywood

Entre 2008 e 2009, um grupo de jovens de classe média alta de um subúrbio de Los Angeles furtou o equivalente a 3 milhões de dólares de celebridades como Paris Hilton e Orlando Bloom. Eles procuravam notas na internet para saber quando os artistas se ausentavam de casa e entravam no local sem dificuldade. Essa história virou um artigo da jornalista Nancy Jo Sales para a revista Vanity Fair. Interessada em levar o enredo para o cinema, Sofia Coppola comprou os direitos do drama e criou uma azeitada e enxuta adaptação. Com uma pegada de registro ­real, a trama faz de Rebecca (Katie Chang) a líder da gangue e de Marc (Israel Broussard) seu fiel parceiro. Integram o time mais três amigas, incluindo a personagem interpretada por Emma Watson (a Hermione de Harry Potter). Mais uma vez, a realizadora de Encontros e Desencontros acerta no retrato de uma juventude enfadada, aqui usando um assunto bastante atual: a tênue linha que separa a fantasia da realidade em um mundo movido pelo consumo. Direção: Sofia Coppola (The Bling Ring, EUA/Inglaterra/França/Alemanha/Japão, 2013, 90min). 12 anos. Estreou em 16/8/2013.

Pátio Savassi 2, Ponteio 2.

✪✪ Camille Outra Vez

O fim de um casamento de mais de 25 anos pode provocar efeitos assombrosos. No caso de Camille, uma atriz pouco requisitada, a separação ganha ares de delírio. Ainda perplexa ao descobrir que o marido saiu de casa para morar com uma mulher mais nova, ela se entrega à melancolia. Eis que, num passe de mágica, durante uma festa de réveillon, ela é transportada para o passado. Fisicamente, continua a ser uma quarentona. Mas seus pais e seus amigos adolescentes não parecem perceber o "detalhe". De volta ao colégio, ela terá a chance de se apaixonar de novo pelo homem com quem se casou — ou fazer tudo diferente. O longa-metragem de Noémie Lvovsky, que também interpreta a personagem principal, remete a comédias de fantasia na linha de Quero Ser Grande (1988) e De Repente 30 (2004). A diferença é que a diretora leva essa premissa exageradamente a sério, usando cada uma das piadas ingênuas como desculpa para discutir as consequências das pequenas escolhas que são feitas no dia a dia. Indicado a treze prêmios César, o Oscar francês, e premiado em mostra paralela no Festival de Cannes, a comédia dramática tem lá algum charme, mas falha na intenção de trazer novidades ao lugar-comum. Direção: Noémie Lvovsky (Camille Redouble, França, 2012, 115min). 12 anos. Estreou em 30/5/2013.

Pátio Savassi 7.

✪ O Casamento do Ano

Só o dinheiro pode justificar o que quatro vencedores do Oscar (Robert De Niro, Diane Keaton, Susan Sarandon e Robin Wil­liams) estão fazendo nesta comédia sem graça e de premissa para lá de careta. Veja só o argumento: para que sua mãe biológica e supercatólica não saiba do divórcio de seus pais adotivos, o ex-casal Don e Ellie (Diane e De Niro), Alejandro (Ben Barnes) pede a eles para fingir ainda estarem juntos. Isso causa uma saia justa para a nova esposa de Don (papel de Susan Sarandon). A farsa poderia render momentos divertidos, mas o humor se ampara em estereótipos e piadas manjadas. Direção: Justin Zackham (The Big Wedding, EUA, 2013, 89min). 14 anos. Estreou em 30/8/2013.

Dublado: Minas Shopping 4, Shopping Cidade 6. Legendado: BH Shopping 9, Del Rey 4, Pátio Savassi 7, Ponteio 2, Shopping Cidade 6.

✪✪✪ Círculo de Fogo

O diretor mexicano Guillermo del Toro tem no currículo, entre outros filmes, os vistosos O Labirinto do Fauno e os dois Hellboy. Círculo de Fogo é, sem dúvida, seu projeto de maior ambição. A ficção científica possui cenas de arrasar o coração dos cinéfilos e dos nostálgicos, sobretudo nos momentos de ação nos quais cidades são destruídas pelos kaijus, criaturas das ficções de terror japonesas (tipo Godzilla) das décadas de 50 e 60. Mas há alguns deslizes no roteiro, costurado com personagens estereotipados (os cientistas nerds, o herói solitário, o rival valentão), e na concepção de algumas sequências que, em vez de empolgar, criam certa confusão devido ao excesso de elementos — em geral, elas se passam à noite e sob temporais incessantes. Na trama futurista, os gigantescos kaijus saem de uma fenda no fundo do Pacífico para dizimar lugares pelo mundo. O combate a eles se dá por meio dos jaegers (ou caçadores), robôs de estatura descomunal cujo controle é feito dentro da estrutura de aço por duplas. Raleigh (Charlie Hunnam) e Mako (Rinko Kikuchi) vão tentar unir forças para enfrentar as feras. Direção: Guillermo del Toro (Pacific Rim, EUA, 2013, 131min). 12 anos. Estreou em 9/8/2013.

Dublado: Shopping Cidade 1. Legendado: Del Rey 6.

✪ Os Estagiários

Billy (Owen Wilson) e Nick (Vince Vaughn) perdem o emprego como vendedores de relógio. Ao saber que o Google está recrutando novos estagiários, os amigos se mandam para São Francisco a fim de passar por um árduo processo de seleção para conquistar a vaga. A graça teria de vir do confronto entre os dois marmanjos nada plugados no mundo virtual e do grupo de nerds e geeks do qual eles vão fazer parte. Mas, diante um roteiro previsível e rixas tolas, nem isso funciona. Direção: Shawn Levy (The Internship, EUA, 2013, 199min). 12 anos. Estreou em 30/8/2013.

Dublado: Big Shopping 4, Itaú Power 1, BH Shopping 4, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 3, Shopping Estação 1, Via Shopping 5. Legendado: Boulevard 5, DelRey 3, DiamondMall 2, Pátio Savassi 6.

✪✪ Flores Raras

Em 1951, a poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) chega a Petrópolis, no Rio de Janeiro, para espairecer e visitar sua ex-colega de faculdade Mary (Tracy Middendorf), companheira da brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio, Elizabeth e Lota se estranham, sobretudo porque têm temperamento e sensibilidade distintos. Percebem, porém, aos poucos, que podem conviver sob o mesmo teto como um casal. A impulsiva Lota dá um chega pra lá em Mary e coloca a colega em sua cama. Inspirado numa história real, o drama capricha na recriação de época e é eficaz ao abordar o lado profissional de Lota, uma urbanista da alta sociedade carioca, responsável pela criação do Parque do Flamengo e de outras obras. No retrato do romance entre mulheres, contudo, o filme não convence. Carinhos, beijos e amassos ensaiados são insuficientes para transmitir a arrebatadora paixão vivida por elas. Direção: Bruno Barreto (Brasil, 2013, 118min). 12 anos. Estreou em 16/8/2013.

DiamonMall 3, Pátio Savassi 8.

✪✪✪✪ Frances Ha

Depois de A Lula e a Baleia (2005), o diretor Noah Baumbach não acertou mais a mão. Mas ressurge agora com uma adorável comédia dramática filmada em preto e branco. Frances, interpretada pela graciosa Greta Gerwig, tem 27 anos e estuda numa companhia de balé na esperança de ser uma profissional. Trata-se, enfim, de uma sonhadora sem grana cuja amizade por Sophie (Mickey Sumner) é aparentemente inabalável. Um dia a amiga avisa: vai sair do Brooklyn, onde elas dividem um apartamento, e se mudar para Manhattan. Frances, porém, consegue um canto na casa de dois amigos. Também roteirista, Baumbach segue a protagonista por um caminho de erros escorado no humor e na melancolia. Direção: Noah Baumbach (Frances Ha, EUA, 2012, 86min). 14 anos. Estreou em 23/8/2013.

Cine CentoeQuatro.

✪ Gente Grande 2

A sequência da comédia lançada em 2010 é pior do que o original. Mais infantilizada e com dispensáveis momentos escatológicos, a fita, embora escrita por três pessoas, não tem um roteiro consistente. Feita de cenas isoladas, que tentam garantir o riso, a trama ganha costura de piadas ora espirituosas, ora muito grosseiras. No pífio enredo, o protagonista, Lenny (Adam Sandler), saiu de Los Angeles para voltar a morar com a família em sua pequena cidade do interior. Lá, reencontrou três amigos, interpretados por Kevin James, David Spade e Chris ­Rock. É junho, início das férias escolares, e os personagens têm pouco a fazer. O tempo passa e quase nada acontece. Direção: Dennis Dugan (Grown Ups 2, EUA, 2013, 101min). 12 anos. Estreou em 16/8/2013.

Dublado: BH Shopping 5, Boulevard 4, Minas Shopping 4, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 6. Legendado: Pátio Savassi 4.

As Horas Vulgares

No drama de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize, um pintor em crise reencontra seu melhor amigo, com quem dividiu um amor no passado. Juntos, eles percorrem as ruas da cidade de Vitória, encontrando amigos antigos. A jornada pela memória, regada a bebida, sonhos e jazz, terminará junto com a noite. Direção: Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize (Brasil, 2011, 123 min). 14 anos.

Cine Centoequatro.

✪ Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos

Mais uma cinessérie na linha de Crepúsculo chega aos cinemas depois de fazer sucesso na literatura. Na trama de suspense, Clary Fray (Lily Collins) recebe um telefonema da mãe, que está em apuros em casa. Ao chegar lá, ela desapareceu. A protagonista, então, fica a par de alguns mistérios por intermédio de Jace (Jamie Campbell Bower). Ele é um caçador de demônios em Nova York e tenta ajudar a garota numa missão especial. Em uma história de reviravoltas, o que mais surpreende é o investimento quase fundo no terror, com cenas assustadoras para o público-alvo. A produção com jeitão de segunda linha tem atores fracos (a começar pelo insosso Jamie Campbell Bower), efeitos visuais meia-boca e enredo confuso. A quem puder interessar: chega a ser pior do que Crepúsculo e similares. Direção: Harald Zwart (The Mortal Instruments — City of Bones, EUA/Alemanha, 2013, 130min). 12 anos. Estreou em 23/8/2013.

Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 2, Itaú Power 4, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 1, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 2 e 6. Legendado: BH Shopping 7, Boulevard 5, Del Rey 4, Paragem 3, Pátio Savassi 8.

Jurassic Park em 3D

Em cópia remasterizada em 3D, o thriller dirigido por Steven Spielberg em 1993 volta aos cinemas. A trama de ficção científica, inspirada em livro de Michael Crichton, enfoca um pioneiro parque temático. Criado por um ricaço excêntrico (papel de Richard Attenbo­rough), o lugar é habitat de dinossauros, que voltaram à vida graças ao avanço da clonagem. Não tarda, porém, para os grandes animais pré-históricos darem sinais de selvageria. Direção: Steven Spielberg (Jurassic Park, EUA, 1993, 127min). 12 anos. Estreou em 16/8/2013.

Legendado, em 3D: BH Shopping 3.

✪✪✪ Meu Malvado Favorito 2

Depois de três menininhas órfãs derreterem seu coração em Meu Malvado Favorito (2010), o vilão Gru mudou e virou um paizão. Agora fabricante de geleias, Gru (dublado por Leandro Hassum) tem uma missão investigativa na nova animação. Contratado por uma organização secreta, ele vai se infiltrar num shopping center para encontrar o ladrão de um soro capaz de transformar pes­soas e animais em seres monstruosos. Direção: Pierre Coffin e Chris Renaud (Despicable Me 2, EUA, 2013, 98min). Livre. Estreou em 5/7/2013.

Dublado: Pampulha Mall 1.

✪ Percy Jackson e o Mar de Monstros

Lançado em 2010, o primeiro filme da série Percy Jackson tinha, ao menos, o fator novidade e apresentou ao público um personagem incomum: o semideus do título, filho de Poseidon com uma mortal. Neste segundo episódio, inspirado no livro de Rick Riordan, o protagonista acaba soterrado por uma avalanche de efeitos visuais — os melhores são usados numa divertida se­quên­cia dentro de um táxi. A nova missão de Percy (Logan Lerman) é encontrar o velocino de ouro, um tecido mágico capaz de salvar uma árvore do acampamento onde vivem os rebentos dos deuses. Na jornada, o rapaz será acompanhado do meio-irmão (um tímido ciclope interpretado por Douglas Smith), da amiga Annabeth (Alexandra Daddario) e do sátiro Grover (Brandon T. Jackson). Com cenas de ação genéricas e um insosso time de atores, a aventura demora a engrenar e naufraga em meio aos monstrengos digitais. Direção: Thor Freudenthal (Percy Jackson: Sea of Monsters, EUA, 2013, 106min). 10 anos. Estreou em 16/8/2013.

Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 3, Itaú Power 2, BH Shopping 7, Shopping Norte 5, Via Shopping 4. Dublado, em 3D: BH Shopping 1, Boulevard 6, Del Rey 1, DiamondMall 5, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 6, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2, Via Shopping 4. Legendado: Paragem 3. Legendado, em 3D: Pátio Savassi 5, Shopping Cidade 4.

✪✪✪ Os Sabores do Palácio

Em 1988, Danièle Delpeuch, cozinheira francesa e dona de um sítio na Dordonha, é procurada por assessores oficiais para uma missão especial. Ela recebeu um irrecusável convite para ser a chef particular do presidente François Mitterrand (1916-1996). Nessa simpática comédia dramática, Danièle virou Hortense Laborie (Catherine Frot). Como na maioria dos filmes inspirados em histórias verídicas, há um bocado de fantasia na realidade. Batalhadora e altiva, essa senhora, logo de cara, tem de enfrentar o machismo que, até então, reinava na cozinha do Palácio do Eliseu. Ela arranja um ajudante (Arthur Dupont) e começa a preparar pratos caseiros de dar água na boca de Mitterrand (Jean d'Ormesson). Assim como as refeições de Hortense, o roteiro tem uma aparente simplicidade, porém traz nobres e delicados ingredientes. Direção: Christian Vincent (Les Saveurs du Palais, França, 2012, 95min). 12 anos. Estreou em 23/8/2013.

Ponteio 3.

← Se Puder... Dirija!

Embora seja um ótimo humorista, Luiz Fernando Guimarães está engessado por um roteiro medonho na comédia, a primeira produção nacional em 3D com atores. A história parece um rascunho de um filme ruim de Adam Sandler e tenta misturar, à força, graça e momentos de ternura na reconciliação entre pai e filho. Manobrista do estacionamento de um hospital no Rio de Janeiro, o divorciado João (Guimarães) vai passar um dia inteiro com o menino de 4 anos (papel de Gabriel Palhares). O protagonista, porém, esqueceu que trocou sua folga e, para não deixar o garoto na mão, vai buscá-lo com o carro "emprestado" de uma cliente (Bárbara Paz). Seguem-se, então, cenas de humor patético que focam as tentativas do funcionário de voltar ao emprego. Aqui o 3D é tão inútil quanto o próprio filme, que não vale o ingresso. Direção: Paulo Fontenelle (Brasil, 2012, 84min). Livre. Estreou em 30/8/2013.

Betim Shopping 2, Big Shopping 5, Itaú Power 6, BH Shopping 1, Boulevard 6, Del Rey 2, DiamondMall 5, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Ponteio 3, Shopping Cidade 4, BH Shopping 1, Shopping Norte 2, Via Shopping 3.

✪✪✪ Sem Dor,

sem Ganho

Arrisque encontrar na carreira do diretor Michael Bay um filme melhor do que essa aventura. O novo trabalho, inspirado em fatos reais, tem humor (coisa rara em sua filmografia) e uma narrativa sem um pingo de gordura. Tudo começa na década de 90 numa academia de Miami, onde o personal trainer Daniel Lugo (um papel sob medida para Mark Wahlberg) dá duro. De tanto escutar a ladainha de um cliente (Tony Shalhoub) que venceu na vida, Lugo bola um plano de principiante: sequestrar esse empresário. Conta, então, com a ajuda do colega Adrian (Anthony Mackie) e de um ex-presidiário evangélico (Dwayne Johnson). Mas uma sucessão de erros vai pôr os três brucutus em maus lençóis. Direção: Michael Bay (Pain & Gain, EUA, 129min). 18 anos. Estreou em 23/8/2013.

BH Shopping 9, Shopping Cidade 8.

✪ Simplesmente uma Mulher

Se de tempos em tempos surge uma trama parecida com a da aventura Thelma & Louise, eis a novidade da vez: um pálido rascunho do cultuado filme dirigido por Ridley Scott em 1991. Nesta aventura dramática, Marilyn (Sienna Miller) tem um marido imprestável, e, ao perder o emprego e flagrá-lo com outra, pega o carro e sai de Chicago em direção a Santa Fé, no Texas, para participar de um concurso de dança do ventre. No caminho, dá carona a Mona (papel da iraniana Golshifteh Farahani), uma muçulmana que atende no mercadinho da sua vizinhança. Essa jovem está desesperada porque provocou, acidentalmente, a morte da sogra. Não dá outra: elas ficam amigas e são procuradas pelos respectivos parceiros e pela polícia. Francês de origem argelina, Rachid Bouchareb (de London River) fica à mercê de um roteiro minguado de originalidade e não consegue empolgar nem mesmo nas provocantes cenas de dança. Direção: Rachid Bouchareb (Just Like a Woman, EUA/Inglaterra/França, 2012, 90min). 14 anos

Estreou em 19/7/2013. DiamondMall 4.

✪✪ Os Smurfs 2

A aventura infantil destina-se só à meninada mais nova. Na trama, Smurfette é raptada a mando de Gargamel (Hank Azaria), que vive dias de glória em Paris. Papai Smurf e mais três azuizinhos vão pedir ajuda ao casal de nova-iorquinos Patrick e Grace (Neil Patrick Harris e Jayma Mays). Todos, então, se mandam para a capital francesa a fim de resgatar a pequenina. Direção: Raja Gosnell (The Smurfs 2, EUA, 2013, 105min). Livre. Estreou em 2/8/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 2, DiamondMall 3, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 4, Paragem 5, Shopping Cidade 1, Shopping Norte 4, Via Shopping 4. Dublado, em 3D: BH Shopping 3, Del Rey 1.

✪✪✪ A Sorte em Suas Mãos

Jorge Drexler faz sua estreia como ator nesta fofa comédia romântica argentina. Carismático e bastante confortável à frente das câmeras, Drexler interpreta Uriel. Esse portenho divorciado herdou a loja financeira do pai, tem dois filhos pequenos e vive ganhando (e perdendo) dinheiro no pôquer. Com preferência pelo sexo casual, ele decide fazer vasectomia. No dia da cirurgia, Uriel reencontra Gloria (Valeria Bertuccelli), uma antiga namoradinha. A previsibilidade não atrapalha o encantador trabalho do diretor Daniel Burman, que usa muito bem o humor. Direção: Daniel Burman (La Suerte en Tus Manos, Argentina/Espanha/Brasil, 2012, 110min). 14 anos. Estreou em 23/8/2013.

Ponteio 4.

✪✪✪ Wolverine - Imortal

Começa em 1945, em Nagasaki, pouco antes de a bomba atômica destruir a cidade na II Guerra, a nova aventura do herói (Hugh Jackman). Mesmo preso num poço, Logan, ou Wolverine, consegue salvar Yashida (Hiroyuki Sanada), um jovem soldado japonês. Nos dias de hoje, o taciturno protagonista vive isolado nos Estados Unidos quando é procurado por Yukio (Rita Fukushima). A moça pede a ele que volte ao Japão para rever o agora velho Yashida (Hal Yamanouchi), que está à beira da morte. O diretor James Mangold traz uma história envolvente e de fundo dramático. Direção: James Mangold (The Wolverine, EUA, 2013, 126min). 14 anos. Estreou em 26/7/2013.

Dublado: Minas Shopping 6, Shopping Cidade 8, Shopping Norte 3. Legendado: Paragem 5. Legendado, em 3D: Itaú Power 6.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE