Cinema

Cinema: programação para os dias 07 a 13 de junho

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Pai e filho: história no planeta Terra destruído

› PRÉ-ESTREIA

Além da Escuridão ­ Star Trek

J.J. Abrams, diretor que revigorou a cinessérie Star Trek, assina o novo episódio da ficção científica. Na viagem de volta para casa, a equipe da nave Enterprise, liderada pelo capitão Kirk (papel de Chris Pine), se vê ameaçada por uma força maligna. Após ter se infiltrado na organização espacial, ela põe em ação um plano para tomar conta do universo. Direção: J.J. Abrams (Star Trek into Darkness, EUA, 2013, 132min).

Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 6, Shopping Cidade 4, Shopping Norte 1.

Legendado, em 3D: BH Shopping 3, Boulevard 2, Del Rey 2, Paragem 1, Pátio Savassi 3.

› ESTREIAS

✪✪✪ Além do Arco-Íris

+ Longa Além do Arco-Íris ironiza romances dos contos de fadas

Belas Artes 3.

✪ Confissões de um Jovem Apaixonado

Parecia promissora a ideia de convidar Pete Doherty, ex-vocalista da banda inglesa The Libertines, para interpretar justamente um libertino esnobe numa adaptação do romance autobiográfico de Alfred de Musset, publicado em 1836. A experiência, no entanto, resultou num equívoco. Quando Doherty contracena com a ótima Charlotte Gainsbourg, de Anticristo, o desastre se torna ainda mais evidente. No drama de época, ele vive Octave, um bon vivant traído pela namorada e entregue à depravação. Ele volta a amar quando conhece Brigitte (papel de Charlotte), uma viúva dez anos mais velha. Direção: Sylvie Ver­heyde (Confession of a Child of the Century, França/Alemanha/Inglaterra, 2012, 120min). 14 anos. Estreou em 7/6/2013.

Belas Artes 1.

O Dia que Durou 21 Anos

O documentário faz uma investigação a respeito de como o governo americano, na figura dos presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson, apoiaram o golpe militar no Brasil em 1964. Direção: Camilo Tavares (Brasil, 2012, 77min). 14 anos. Estreou em 7/6/2013.

Belas Artes 3.

As Hiper Mulheres

Desenvolvido pela ONG Vídeo nas Aldeias, que produz filmes com realizadores indígenas, o drama registra um ritual feminino do Alto Xingu, em Mato Grosso: o Jamurikumalu. Na trama, um homem organiza o evento tradicional para que sua mãe idosa possa cantar pela última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, mas a única que sabe todos os versos das músicas fica doente. Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro (Brasil, 2012, 80min). 10 anos. Estreou em 7/6/2013.

Cine Centoequatro.

Nitro Circus - O Filme

Com muita adrenalina, aventuras e desastres hilariantes, Nitro Circus o Filme 3D é estrelado por atletas do mundialmente famoso Nitro Circus, sob o comando do atleta de ação, Travis Pastrana. Direção: Gregg Godfrey e Jeremy Rawle (EUA, 2012, 92min). 12 anos. Estreou em 7/6/2013.

BH Shopping 1 e 3.

✪✪ Odeio o Dia dos Namorados

A combinação de humor e romantismo, muito bem-aceita pelo público em De Pernas pro Ar 2, ganha um repeteco na comédia de Roberto Santucci, diretor daquele sucesso de bilheteria e de Até que a Sorte Nos Separe. Desta vez, Ingrid Guimarães sai de cena e é a amiga Heloísa Périssé quem interpreta o papel da mulher prática, independente e que põe o trabalho acima de qualquer outro compromisso. Em matéria de frieza, a publicitária Débora Ferrão revela-se ainda mais intratável: ela espezinha os funcionários, detesta declarações de amor e rejeita o pedido de casamento do namorado de adolescência (papel de Daniel Boaventura). A personagem tem a chance de rever esse estilo de vida casca-grossa quando sofre um acidente de trânsito e recebe a visita do fantasma de um amigo gay (o divertido Marcelo Saback). Com um quê de fábula, o roteiro acerta ao deixar de lado as piadas escrachadas e optar por uma narrativa mais leve, para toda a família. Nada que justifique, contudo, um desenrolar tão previsível. Direção: Roberto Santucci (Brasil, 2013, 95min). 14 anos. Estreou em 7/6/2013.

Big Shopping 3, Itaú Power 1, BH Shopping 4, Boulevard 2, Del Rey 7, DiamondMall 6, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 1 e 2, Paragem 1, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 6, Shopping Norte 4, Via Shopping 3.

› EM CARTAZ

Cabra Marcado para Morrer

O documentário de Coutinho (Edifício Master) volta ao cartaz em cópia restaurada pela Cinemateca. Em 1964, o realizador foi à Paraíba para fazer um registro do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. Com o golpe militar de 64, o longa-metragem foi interrompido. Dezessete anos depois, Coutinho voltou até lá para dar continuidade ao filme e entrevistar, além da viúva, outros companheiros que participaram das filmagens originais. Direção: Eduardo Coutinho (Brasil, 1984, 119min). 14 anos.

Pátio Savassi 6.

✪✪ Camille Outra Vez

O fim de um casamento de mais de 25 anos pode provocar efeitos assombrosos. No caso de Camille, uma atriz pouco requisitada, a separação ganha ares de delírio. Ainda perplexa ao descobrir que o marido saiu de casa para morar com uma mulher mais nova, ela se entrega à melancolia. Eis que, num passe de mágica, durante uma festa de réveillon, ela é transportada para o passado. Fisicamente, continua a ser uma quarentona. Mas seus pais e seus amigos adolescentes não parecem perceber o "detalhe". De volta ao colégio, ela terá a chance de se apaixonar de novo pelo homem com quem se casou - ou fazer tudo diferente. A comédia dramática de Noémie Lvovsky, que também interpreta a personagem principal, remete a fitas de fantasia na linha de Quero Ser Grande (1988) e De Repente 30 (2004). A diferença é que a diretora leva essa premissa exageradamente a sério, usando cada uma das piadas ingênuas como desculpa para discutir as consequências das pequenas escolhas que são feitas no dia a dia. Indicado a treze prêmios César, o Oscar francês, e premiado em mostra paralela no Festival de Cannes, o filme tem lá algum charme, mas falha na intenção de trazer novidades ao lugar-comum. Direção: Noémie Lvovsky (Camille Redouble, França, 2012, 115min). 12 anos. Estreou em 30/5/2013.

Belas Artes 2, Ponteio 4.

✪ Cores

Retrata-se aqui o desencanto de brasileiros que ficaram à margem do avanço econômico das últimas décadas. A provocação, no entanto, se esgota nos primeiros minutos de um enredo de poucas ideias. Rodado em preto e branco, o drama retrata o cotidiano vazio de três amigos. Luca (Pedro di Pietro) tenta abrir uma pequena loja de tatuagens, mas não consegue sair da barra da saia da avó (Maria Célia Camargo). Os namorados Luiz (Acauã Sol) e Laura (Simone Iliescu) também estão numa pior. Ele se envolve com bandidos para engordar o salário de balconista, enquanto ela mata o tempo fotografando aviões no Aeroporto de Congonhas. O clima baixo-astral toma conta da narrativa. Direção: Francisco Garcia (Brasil, 2012, 92min). 16 anos. Estreou em 30/5/2013.

Cine Centoequatro.

✪✪✪ Elena

Entre os tantos caminhos abertos pelo documentário brasileiro, poucos oferecem tantas armadilhas quanto o do registro em primeira pessoa. Como transformar, por exemplo, uma tragédia íntima em um filme abrangente? A diretora mineira Petra Costa, de 29 anos, passa no teste em seu longa de estreia. A cineasta foi a Nova York para repetir uma viagem feita no fim da década de 80 pela irmã mais velha, Elena - na época, ela queria tentar a sorte como atriz. Não convém revelar quando ou como Elena morreu; afinal, quanto menos se sabe, maior o impacto. Apesar dos cacoetes de fitas de arte, Petra usa um rico acervo de imagens para compartilhar com o público a dor da perda. Direção: Petra Costa (Brasil, 2011, 82min). 12 anos. Estreou em 10/5/2013.

Belas Artes 2.

Família

Estreia do diretor mineiro Guilherme Reis, o drama conta a história do cotidiano de uma família de classe média. A inspiração para o longa são as fitas de John Cassavetes. Direção: Guilherme Reis (Brasil, 2013, 85 min). 16 anos.

Cine Centroequatro.

✪✪✪ Faroeste Caboclo

Prepare-se para um provável momento de nostalgia: quem cresceu nos anos 80 se pegará murmurando a melodia de Faroeste Caboclo, um dos hits do fim daquela década, logo no começo do filme dirigido por René Sampaio. Para ouvir os nove minutos da faixa, porém, será preciso esperar até os créditos finais. Antes disso, o cineasta transforma a saga da banda Legião Urbana num drama violento, vibrante e tecnicamente impecável que, apesar de não convencer nas passagens mais intimistas, supera o desafio de transportar o público para o universo da canção. Na trama, o migrante João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira, ótimo) vai tentar a vida em Brasília, onde vende drogas, apaixona-se por Maria Lúcia (Isis Valverde) e provoca o traficante Jeremias (Felipe Abib). O western abrasileirado soa como uma espécie de lado B para a cinebiografia Somos Tão Jovens, também em cartaz. Em vez de retratar a vida de Renato Russo, Sampaio investiga o imaginário do compositor. Direção: René Sampaio (Brasil, 2013, 105min). 16 anos.

Betim Shopping 1, Big Shopping 4, Itaú Power 3, BH Shopping 6, Boulevard 3, Del Rey 5, DiamondMall 4, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 4, Paragem 4, Pátio Savassi 2 e 8, Ponteio 3, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 1 e 5, Shopping Norte 5, Via Shopping 2.

✪✪ A Fuga do Planeta Terra

No cinema de animação, a tecnologia avança tão rapidamente que a novidade da estação corre o risco de envelhecer em poucos meses. Pior quando o desenho já nasce datado, como ocorre na fita produzida pelo estúdio canadense Rainmaker Entertainment. Os personagens principais são os irmãos Scorch e Gary, dois seres azuis do planeta Baab. O primeiro pensa ser herói, mas se mete em encrencas ao desembarcar na Terra e ser preso por um militar. Quem poderá resgatá-lo? O nerd Gary, claro. Sem o visual caprichado de Valente, da Pixar, nem as tiradas inteligentes de Detona Ralph, da Disney, o filme só diverte ao recorrer a piadinhas sobre a cultura pop. A concorrência, por enquanto, não tem por que se preocupar. Direção: Cal Brunker (Escape from Planet Earth, Canadá/EUA, 2013, 89min). Livre. Estreou em 30/5/2013.

Dublado, em 3D: Del Rey 1, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 4, Shopping Norte 2, Via Shopping 4.

✪✪ Homem de Ferro 3

O astro Robert Downey Jr. faz deste terceiro episódio de Homem de Ferro um espetáculo para lustrar seu ego. Há uma ótima (e praticamente única) cena em que o herói surge para salvar da morte os passageiros do avião presidencial. De resto, o milionário Tony Stark (ou Downey Jr.) se livra da armadura para ­localizar um terrorista que atende pelo nome de Mandarim (Ben Kingsley). Enquanto isso, um cientista (Guy Pearce) ressurge do passado com intenções duvidosas. Os efeitos visuais são bons, a direção melhorou com a saída de Jon Favreau e o humor ganhou espaço. Ainda assim, falta ação à altura de uma aventura extraída dos quadrinhos. Direção: Shane Black (Iron Man 3, EUA/China, 2013, 130min). 12 anos. Estreou em 26/4/2013.

Dublado: BH Shopping 10, Del Rey 4, Shopping Cidade 4 e 6.

Dublado, em 3D: Itaú Power 6.

✪✪✪ Na Neblina

Os documentários que o bielorrusso Sergei Loznitsa realizou antes de Minha Felicidade (2010), seu primeiro longa de ficção, foram decisivos para sua formação de cineasta. Na Neblina, um austero drama de guerra cujo roteiro é uma adaptação do livro de seu conterrâneo Vasili Bykov, combina à perfeição com um registro da realidade da Bielorrússia de 1942. Com fotografia de cores esmaecidas e recriação de época detalhista, a trama centra-se em dois personagens. Amigos desde a infância, Shushenya e Burov (papéis de Vladimir Svirsky e Vladislav Abashin) tomaram lados opostos nos conflitos. Shushenya juntou-se aos alemães e foi considerado um traidor. Partidário da resistência à ocupação nazista naquele país, Burov o encontra na intenção de matá-lo. O enredo, contudo, reserva algumas surpresas e volta no tempo para explicar os motivos da ruptura entre esses vizinhos. Para o diretor, não há quem esteja certo ou errado em sua dura visão de uma guerra sem nenhum resquício de solidariedade. E o fabuloso ator Vladimir Svirsky traduz apenas no olhar a tristeza infinita de uma situação-limite. Direção: Sergei Loznitsa (In the Fog, Alemanha/Rússia/Bielorrússia/Letônia, 2012, 127min). 14 anos.

DiamondMall 3.

✪✪✪ Reino Escondido

Quem não resiste a uma animação digital certamente vai notar as semelhanças entre a novidade da Blue Sky Studios (de Rio) e Valente, o sucesso mais recente da Pixar. Os dois contos de fadas apresentam meninas nada comportadinhas que enfrentam as ordens da família para fazer valer as suas vontades. Aqui, Maria Catarina tem um motivo não tão grave para bater o pé: irritada com as esquisitices do pai, ela foge de casa. Acaba, porém, perdida numa floresta. Para piorar, um botão de flor mágico a transforma num ser minúsculo. A heroína descobrirá a existência de uma multidão de tipos pequeninos, entre eles os arqueiros da natureza Nod e Ronin. O desafio da guerreira será ajudá-los a impedir os planos de destruição de um vilão de visual dark. Direção: Chris Wedge (Epic, EUA, 2013, 102min). Livre. Estreou em 17/5/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Itaú Power 3, BH Shopping 9, Del Rey 4, DiamondMall 3, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 3, Shopping Norte 1.

Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Boulevard 6, Paragem 1, Pátio Savassi 5, Shopping Cidade 4, Shopping Norte 1.

✪✪ Se Beber, Não Case! - Parte 3

Depois de uma continuação repetitiva, o diretor Todd Phillips sai do automático no terceiro (e, ele garante, último) capítulo da comédia. Só faltou... graça. A premissa do sucesso de 2009, o day after de uma ressaca infernal, foi trocada por um enredo mais genérico, semelhante ao do road movie Um Parto de Viagem (2010), também assinado por ele. Mais acertada mostra-se a decisão de promover o personagem barbudo Alan, interpretado pelo hilariante Zach Galifianakis, a protagonista absoluto da história. As divertidas sandices do quarentão agora preocupam os amigos Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms) e Doug (Justin Bartha), que aceitam levá-lo de carro a uma clínica psiquiátrica. No caminho para Tijuana, no México, eles são atacados por uma gangue liderada por um chefão do tráfico (John Goodman). O bandido os obriga a encontrar o encrenqueiro Sr. Chow (Ken Jeong), escondido em Las Vegas. Apelando para referências excessivas aos capítulos anteriores, o cineasta volta a pregar mil e uma surpresas infantis nos personagens. Para o público, fica a sensação de déjà vu. Direção: Todd Phillips (The Hangover Part 3, EUA, 2013, 100min). 14 anos. Estreou em 30/5/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 4, Itaú Power 2, BH Shopping 3, Del Rey 2 e 4, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 1 e 4, Shopping Norte 2, Via Shopping 4.

Legendado: Itaú Power 2, BH Shopping 8, Boulevard 5, Del Rey 2, DiamondMall 1, Minas Shopping 4, Paragem 5, Pátio Savassi 5 e 6, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 4.

✪✪ Sem Proteção

Seis anos depois do sonolento drama político Leões e Cordeiros, Robert Redford volta a se dividir entre a atuação e a direção. Não foi desta vez que ele fez algo à altura de seus melhores trabalhos como cineasta, Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1994) e Gente Como a Gente (1980). Neste thriller em marcha lenta, ele interpreta Jim Grant, um advogado que se torna fugitivo da polícia quando um jovem jornalista (Shia LaBeouf) descobre sua identidade real. Na verdade, Jim fazia parte, nos anos 70, de um grupo terrorista. Enquanto tenta se esconder, Jim reencontra velhos parceiros, também sob disfarce. O tema manjado serve às habituais lições de Redford sobre ética e coleguismo. Direção: Robert Red­ford (The Company You Keep, EUA, 2012, 121min). 12 anos. Estreou em 24/5/2013.

Ponteio 2.

✪✪✪ Somos Tão Jovens

Com excelente trabalho vocal, que o fez cantar à semelhança do líder da Legião Urbana, o ator Thiago Mendonça esbanja talento em sua interpretação e mostra-se o maior mérito de Somos Tão Jovens. O drama biográfico leva, portanto, três estrelas pela atuação dele e pelos empolgantes números musicais. Quem é fã provavelmente vai relevar a direção comportada e a estrutura didática do roteiro para contar como Renato Manfredini Júnior (1960-1996), carioca radicado em Brasília a partir de 1973, virou Renato Russo. Da doença na adolescência ao "descobrimento" do punk rock, estão lá o surgimento e o fim da banda Aborto Elétrico, o amor platônico por Flávio Lemos (do Capital Inicial) e a amizade incondicional por Aninha (Laila Zaid), uma personagem ficcional. E, claro, não faltam hits como Ainda É Cedo e Eduardo e Mônica. Direção: Antonio Carlos da Fontoura (Brasil, 2013, 104min). 14 anos. Estreou em 3/5/2013.

BH Shopping 9.

✪✪ Velozes & Furiosos 6

Se o episódio anterior da cinessérie de ação, filmado no Rio de Janeiro, "roubava" o enredo de Onze Homens e Um Segredo, o novo parece ter inspiração na freguesia de James Bond. Tal como nas fitas de espionagem do agente inglês, os personagens marombados vivem aventuras e acumulam milhas aéreas em uma volta ao mundo com escalas nas Ilhas Canárias, em Londres, na Rússia... Tanto investimento em cenários turísticos, contudo, não ajuda a engatar uma historinha digna de ferro-velho hollywoodiano. Depois de surrupiar 100 milhões de dólares no Brasil, a gangue liderada por Dom Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker) quer se regenerar. Aceita, então, o desafio de desmontar uma organização de motoristas mercenários. Para os fãs da franquia, mais importante do que o roteiro é a qualidade das cenas de ação. Boa notícia para eles. Os rachas espetaculares ainda provocam vertigem. Direção: Justin Lin (Fast & Furious 6, EUA, 2013, 130min). 14 anos. Estreou em 24/5/2013.

Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 2, Itaú Power 4 e 6, BH Shopping 7 e 10, Del Rey 3, Minas Shopping 2 e 5, Pampulha Mall 3 e 6, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 2, Shopping Norte 5, Via Shopping 1.

Legendado: Itaú Power 6, BH Shopping 1, Boulevard 4, Del Rey 3, DiamondMall 3, Minas Shopping 2, Paragem 2, Pátio Savassi 2 e 3, Ponteio 4, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 2.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE