Cinema

Cinema: programação para os dias 09 a 15 de novembro

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

O ator e diretor Ben Affleck: no comando do sufocante Argo, thriller inspirado em fato real ocorrido em Teerã em 1979

PRÉ-ESTREIA ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA, de Marcelo Gomes (Brasil, 2012). O diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus enfoca no drama o dilema de Verônica (Hermila Guedes). Recém-formada em medicina, essa recifense passa a questionar a escolha da profissão e seu futuro. Com João Miguel (90min). Belas Artes 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

ESTREIAS ✪✪✪✪ ARGO, de Ben Affleck (Argo, EUA, 2012). Diretor de dois bons filmes (o policial Medo da Verdade e a aventura romântica Atração Perigosa), o astro Ben Affleck atinge o auge neste thriller inspirado em caso real e extraído do livro de Antonio Mendez, lançado pela editora Intrínseca. Mendez era um agente da CIA quando, em 1979, foi escalado para uma missão complicada. Os iranianos estavam descontentes com os Estados Unidos por eles terem concedido asilo político ao xá Reza Pahlevi cuja ditadura foi derrubada por uma revolução. Revoltada, a população invadiu a embaixada americana em Teerã e fez os funcionários reféns. Seis deles, porém, conseguiram escapar e se refugiaram, sem que ninguém soubesse, na casa do embaixador canadense. A dificílima tarefa de Mendez era resgatar os seis americanos do Irã. Foi então que ele teve uma ideia a princípio absurda: passar-se por um produtor de cinema de um falso filme de ficção científica chamado Argo e, assim, entrar disfarçado no país. Em uma narrativa altamente angustiante, Affleck, também intérprete do protagonista, combina ação e suspense para trazer à tona um caso de tensão política que, embora ocorrido há mais de trinta anos, está muito atual. Há fortes apostas de a fita ser indicada a várias estatuetas no Oscar 2012. Com Alan Arkin e John Goodman (120min). 14 anos. Estreou em 9/11/2012. Legendado: Boulevard 6, Del Rey 2, Diamond Mall 6, Pátio Savassi 7, Shopping Cidade 8, Shopping Estação 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ MARCADOS PARA MORRER, de David Ayer (End of Watch, EUA, 2012). Quem já viu algum episódio do programa de TV Polícia 24 Horas vai notar semelhanças. O drama policial começa com Brian Taylor (Jake Gyllenhaal) e Mike Zavala (Michael Peña) perseguindo dois bandidos. Numa troca de tiros, os criminosos são mortos. Os tiras são afastados das ruas por um tempo e retornam para vigiar um dos bairros mais violentos de Los Angeles. Para dar um toque original, Taylor passa a carregar uma câmera para registrar seu cotidiano e o do parceiro — vêm daí as imagens trepidantes e o clima de cinema-verdade. Além dos registros enfocando ocorrências pesadas que nunca são concluídas, o roteiro busca batidos clichês para dar certa dramatização à trama. Enquanto Zavala vem de uma zelosa família mexicana, Taylor tenta firmar um namoro com a personagem de Anna Kendrick. Quando os protagonistas decidem investigar a rotina de traficantes, o título do longa-metragem passa a fazer sentido (109min). 14 anos. Estreou em 9/11/2012. Legendado: Itaú Power 6, BH Shop­ping 4, Shopping Cidade 5, Via Shopping 5.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ SELVAGENS, de Oliver Stone (Savages, EUA, 2012). É muito bom ver que Oliver Stone deu um tempo de seus filmes políticos (como Ao Sul da Fronteira e W.) e voltou à cinematografia do início de carreira. Isso quer dizer: aventura descompromissada com uma narrativa febril. Embora incomparável ao cult Assassinos por Natureza (1994), o longa-metragem tem sexo, drogas e violência sem pudores. De interesse imediato, a trama mostra um triângulo amoroso sem traumas. Os amigos Chon (Taylor Kitsch) e Ben (Aaron Johnson) dividem a loiraça Ophelia (Blake Lively) e, além de uma vida confortável, possuem uma bela casa numa praia da Califórnia. Motivo: a dupla produz uma maconha de qualidade ímpar. Quem está de olho na droga é a rainha do narcotráfico mexicano, Elena (Salma Hayek), mas Chon e Ben se negam a fazer negócio com ela. Não sabem, porém, com quem se meteram. A bandida manda sequestrar a namorada deles até que seu pedido seja atendido. Em performance avassaladora, Benicio Del Toro faz um capanga da criminosa capaz de cometer as atrocidades mais repugnantes — um tipo, certamente, a entrar para a galeria de vilões da história. Satisfatório em geral, o filme peca por ter dois finais, feliz ou infeliz, à escolha do freguês (131min). 18 anos. Estreou em 9/11/2012. Legendado: Minas Shopping 2, Paragem 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA, de Fabiano de Souza (Brasil/ 2010). Leo, Norberto e Paula são amigos íntimos. No início de uma viagem para o litoral, eles conhecem um estranho que não fala. Enquanto o novo amigo silencioso se defronta com seus temores, os três mergulham nas fronteiras de um relacionamento triangular. Nas areias intermináveis das praias gaúchas, eles descobrem que é impossível ser alegre o tempo inteiro. Estreou em 9/11/2012 (93 min). Cine Centoequatro.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ VIRANDO BICHO, de Silvia Fraiha e Alexandre Carvalho (Brasil, 2012). Com uma estrutura narrativa que lembra o programa Profissão Repórter, o documentário seguiu seis estudantes durante 2010. Os personagens são três moças e dois rapazes de São Paulo, além de uma jovem do Rio de Janeiro. De classes sociais distintas, eles tentam entrar na universidade. O filme cobre desde as aulas no cursinho até o sufocante momento de saber o resultado do vestibular. Extraindo-se os momentos pessoais (onde moram, de qual cidade são, como chegam para assistir às aulas), que pouco acrescentam ao enredo, o filme traz à tona assuntos oportunos — entre eles a discussão da cota racial. Há ainda depoimentos bacanas de Dráuzio Varella e Heródoto Barbeiro, ex-professores de cursinho (75min). Livre. Estreou em 9/11/2012. Belas Artes 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

EM CARTAZ ✪✪ ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE, de Roberto Santucci (Brasil, 2012). Diretor de De Pernas pro Ar, Santucci eleva o nível da comédia nacional tratando de um assunto, no mínimo, interessante: como os casais se comportam diante das despesas domésticas. O mote saiu do best-seller de autoajuda Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi, e foca dois pares totalmente distintos. De um lado estão Tino (Leandro Hassum) e Jane (Danielle Winits), que ganharam 100 milhões de reais na loteria e torraram tudo em quinze anos. Na outra ponta, seu vizinho, o consultor econômico Amauri (Kiko Mascarenhas), é o oposto. Para o desgosto da esposa (Rita Elmôr) dele, o almofadinha evita ter um segundo filho para não inflar o orçamento. Embora se detestem, os inimigos vão precisar conviver: Amauri vai ajudar Tino a sair do buraco financeiro. Na primeira (e melhor) parte, os estereótipos abundam no cotidiano dos novos-ricos e provocam risos. Quando a lição de moral entra em cena, o humor cai na banalidade conservadora (103min). 12 anos. Estreou em 5/10/2012. Betim Shopping 3, Big Shopping 3, BH Shopping 1 e 7, Boulevard 1, Del Rey 6, Diamond Mall 3, Itaú Power 3, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 3, Paragem 4, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 6, Shop­ping Norte 5, Via Shopping 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

ATIVIDADE PARANORMAL 4, de Henry Joost e Ariel Schulman (Paranormal Activity 4, EUA, 2012). A cinessérie de terror, iniciada em 2007, chega ao quarto episódio. Para relembrar, cinco anos atrás, Katie (Katie Featherston) matou seu namorado, a irmã e o cunhado e levou consigo o bebê deles, Hunter, agora chamado Robbie. A nova trama enfoca os estranhos acontecimentos que rondam a casa de Alice e sua mãe desde a chegada de Katie e da criança à vizinhança (88min). 16 anos. Estreou em 19/10/2012. Legendado: Betim Shopping 3, Big Shopping 5, BH Shopping 8, Boulevard 4, Del Rey 7, Itaú Power 1, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 4, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 2, Shopping Norte 3, Via Shopping 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ O DIÁRIO DE TATI, de Mauro Farias (Brasil, 2010). Heloísa Périssé tinha um quadro no Fantástico com a personagem Tati, criada em 2001 e inspirada na enteada da atriz. O longa-metragem veio na esteira do sucesso e, rodado em 2006, só agora sai da geladeira. Público-alvo da comédia juvenil, os adolescentes podem até se identificar, mas dificilmente vão achar muita graça — em seis anos, o mundo mudou muito. Com roteiro esquemático e direção quadradinha, o filme flagra os descontentamentos e as alegrias de Tati. Ao mesmo tempo em que joga charme para um skatista bonitão (Thiago Rodrigues), a garota precisa esconder de sua mãe (Louise Cardoso) que ficou de recuperação em matemática. Maurinho (Marcelo Adnet), amigo de seu irmão (Pedro Neschling), vai ajudá-la a entrar nos eixos dando aulas particulares. O universo da protagonista se resume a isto: amores não correspondidos, confissões às amigas do peito, atritos familiares, paqueras tortas e baladas de rock nacional. Fácil de ver e de esquecer (90min). Livre. Estreou em 24/8/2012. BH Shopping 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

DIÁRIO DE UM BANANA — DIAS DE CÃO, de David Bowers (Diary of a Wimpy Kid: Dog Days, EUA/Canadá, 2012). No terceiro episódio da cinessérie, adaptada dos livros de Jeff Kinney, Greg (Zachary Gordon) vai passar férias com seu pai (Steve Zahn). Na aventura, o garoto decide fingir que trabalha num luxuoso clube de campo (94min). Livre. Estreou em 2/11/2012. Dublado: BH Shopping 8, DiamondMall 2, Pátio Savassi 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?, de Stéphane Robelin (Et Si on Vivait Tous Ensemble?, França/Alemanha, 2011). Drama. Na região da Grande Paris, vivem os casais Jean e Annie (Guy Bedos e Geraldine Chaplin) e Albert e Jeanne (Pierre Richard e Jane Fonda) mais o viúvo paquerador Claude (Claude Rich). Eles são amigos há décadas e, embora felizes, os sinais da idade começam a aparecer. Jeanne tem um câncer terminal, mas decidiu não contar a Albert, que já apresenta lapsos de memória. Claude, afeito a transas com garotas de programa, não possui o mesmo coração da juventude. Parte, então, de Jean e Annie, ambos com a saúde em dia, a proposta de todos morarem juntos na casa deles. Além da ajuda mútua, a vida comunitária permite a troca de experiências e um contato diário próximo. O grupo contrata um jovem alemão (Daniel Brühl) para auxiliá-los. Para um ator idoso, deve ser um prazer imenso interpretar um ótimo personagem principal. Com gosto e rugas no rosto (exceto a esticada Jane Fonda), o elenco mostra-se afinado e com fôlego de sobra. Entre a graça e a morte iminente, o diretor e roteirista Stéphane Robelin comanda seu segundo longa-metragem sem choro nem vela. Prefere fazer um registro real da velhice oferecendo reflexões prudentes e comoções contidas (96min). 14 anos. Estreou em 12/10/2012. Legendado: Belas Artes 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ ELEFANTE BRANCO, de Pablo Trapero (Elefante Blanco, Argentina/Espanha, 2012). O astro argentino Ricardo Darín (O Filho da Noiva) volta a trabalhar com o mesmo diretor após o desconcertante Abutres (2010). Em seu novo drama, contudo, Pablo Trapero se engasga na variedade de (bons) temas. Enquanto realizador, trata-se de uma figura notável — seus planos-sequência são brilhantes e as cenas de perseguição policial aproximam-se mais da realidade do que do "hollywoodianismo". Darín, na pele de Julián, e o belga Jérémie Renier (atuando muito bem em espanhol), no papel de Nicolás, vivem padres às voltas com os problemas sociais de uma favela em Buenos Aires. A resistência de ajudar os carentes, porém, vem de todos os lados: dos políticos, da igreja, da polícia e, sobretudo, da rivalidade entre traficantes. Até aí já haveria assunto suficiente para um longa-metragem. Mas o roteiro ainda abre espaço para a doença terminal de Julián e para a inesperada atração de Nicolás por uma assistente social, papel de Martina Gusman (110min). 16 anos. Estreou em 2/11/2012. . Legendado: Belas Artes 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

ELLES, de Malgorzata Szumowska (França/Alemanha/Polônia/2012). Um tema clichê ressurge e, não fosse pela presença sempre empenhada de Juliette Binoche, o drama seria ainda mais dispensável. A atriz interpreta Anne, jornalista de uma revista feminina de Paris às voltas com uma reportagem polêmica: o caso de duas estudantes que se prostituem para pagar a faculdade. Ao entrevistar a francesa Charlotte (Anaïs Demoustier) e a polonesa Alicja (Joanna Kulig), Anne consegue enxergar não só um cotidiano de desgostos, mas também de pequenos prazeres. Em família, sua relação com o marido (Louis-Do de Lencquesaing) dá sinais de cansaço e os desentendimentos com o filho adolescente tornam-se constantes. (110 minutos). 14 anos. Legendado: Belas Artes 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ FRANKENWEENIE, de Tim Burton (Frankenweenie, EUA, 2012). Assim como o cãozinho da animação, o novo longa-metragem do sempre criativo Tim Burton (de A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas) é feito de retalhos de alguns clássicos do cinema — da óbvia homenagem a Frankenstein ao anárquico Gremlins. O excesso de citações, no entanto, só tende a deixar o filme ainda mais saboroso, sobretudo para os cinéfilos. Se a realização em stop-motion se mostra impecável, a começar pela brilhante fotografia em preto e branco, o roteiro tem altos e baixos. Por ser um produto da marca Disney, Burton deve ter ficado receoso em fazer algo muito assustador direcionado ao público infantil. A trama, então, ora busca os adultos, ora tenta fisgar a criançada — e o equivocado desfecho não deixa dúvida da decisão em contentar mesmo a meninada. Victor Frankenstein, menino aplicado em ciências, leva adiante a ideia de um professor após o atropelamento de seu cachorro Sparky. Através dos raios de uma tempestade, ele consegue ressuscitar o bicho e o esconde no sótão de sua casa. Mas seus colegas de escola, muito abelhudos, descobrem o segredo (87min). 10 anos. Estreou em 2/11/2012. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 6, Boulevard 2, Del Rey 1, Minas Shopping 1, Paragem 1, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 4. Legendado: BH Shopping 9, Pátio Savassi 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ GONZAGA — DE PAI PRA FILHO, de Breno Silveira (Brasil, 2012). Parece inesgotável o talento do diretor Breno Silveira para dar vida a histórias comoventes e genuinamente brasileiras — vide o recente e, infelizmente, pouco visto À Beira do Caminho. Depois do acerto com 2 Filhos de Francisco, o realizador retorna com outra cinebiografia de artistas nacionais, agora centrada na trajetória pessoal e musical de Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, Gonzaguinha (1945-1991). Embora a carreira de ambos seja um dos carros-chefe, o mote está na relação amarga entre eles. O início se dá com o reencontro em 1980. Gonzagão, já um astro decadente, recebe a contragosto em sua casa, em Pernambuco, Gonzaguinha, um sucesso nas rádios. Rei do baião, o cantor de Asa Branca relembra, então, as passagens mais marcantes de sua vida. Saído da cidade de Exu enxotado por um coronel, ele desistiu da carreira militar para tentar a sorte como artista no Rio de Janeiro. Entre passado e presente, o roteiro enfoca desde seu primeiro casamento, com uma dançarina (papel de Nanda Costa), até sua ascensão na música a partir dos anos 40. Em pouco mais de duas horas, o drama promove um passeio por um Brasil nostálgico, envolto em preciosa direção de arte de Cláudio Amaral Peixoto (O Palhaço) e situações afetivas emocionantes. O elenco, encabeçado por Chambinho do Acordeon, que faz Gonzaga dos 27 aos 50 anos, e Julio Andrade, intérprete de Gonzaguinha adulto, dá conta muito bem do recado. Com Luciano Quirino e Silvia Buarque (130min). 12 anos. Estreou em 26/10/2012. Betim Shopping 2, Big Shopping 4, Itaú Power 4, BH Shopping 6, Boulevard 5, Del Rey 5, DiamondMall 3, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 5, Paragem 5, Pátio Savassi 8, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 2, Shopping Norte 2, Via Shopping 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ HOTEL TRANSILVÂNIA, de Gen­ndy Tartakovsky (Hotel Transylvania, EUA, 2012). Uma das maiores sacadas da animação está na inventiva reunião de personagens emblemáticos das histórias de terror envolvidos numa... comédia (!). Aqui, os monstros são do bem. Na trama, Drácula abriu um resort para receber exclusivamente seus amigos Frankenstein, Lobisomem e Múmia, entre outros. As criaturas se reencontram para comemorar o aniversário de 118 anos de Mavis, a filha do anfitrião. Durante os preparativos, porém, aparece na propriedade um visitante abelhudo, o jovem mochileiro Jonathan. Para o vampirão, todo humano é uma ameaça, e, sem saber lidar com o inesperado, Drácula o apresenta como um parente distante de Frankenstein. Não dá outra. O momento olhos nos olhos de Jonathan e Mavis provoca paixão à primeira vista. Originalíssima, a criação não entedia a molecada pela narrativa extremamente ágil e há piadas só para gente grande sacar. Primeiro longa-metragem de Genndy Tartakovsky, o desenho, com o perdão do trocadilho, anima até morto-vivo (91min). Livre. Estreou em 5/10/2012. Dublado: Betim Shopping 2, BH Shopping 5, Itaú Power 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ INTOCÁVEIS, de Olivier Nakache e Eric Toledano (Intouchables, França, 2011). Inspirada em história real, a comédia dramática levou mais de 20 milhões de franceses aos cinemas e, não fosse pela invencibilidade de O Artista, teria faturado os principais prêmios no César, o Oscar da França — apenas Omar Sy foi laureado como melhor ator. O que poderia render um dramalhão lacrimoso virou uma espirituosa trama capaz de tirar do sério um tema espinhoso. François Cluzet, em excelente desempenho, interpreta Philippe, um milionário tetraplégico de Paris que busca um cuidador — vários já passaram por suas mãos e desistiram por causa de seu comportamento. Quando conhece Driss (Omar Sy), Philip­pe parece ter encontrado a pessoa certa. Vindo da periferia, pobre, negro e malandro, Driss não tem carta de referências, mas possui autoestima inabalável, além de uma contagiante alegria de viver. Como quer alguém que não o veja com piedade, o ricaço o contrata. Começa aí uma amizade improvável, embalada por si­tua­ções ora divertidas, ora emocionantes, quase sempre de deixar a plateia com um nó na garganta (111min). Estreou em 31/8/2012. Legendado: Big Shopping 2, Belas Artes 2, DiamondMall 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ MAGIC MIKE, de Steven Soderbergh (Magic Mike, EUA, 2012). Drama. Gays e garotas (de preferência desacompanhadas), preparem-se: o diretor não economiza na libido para mostrar homens seminus fazendo danças eróticas de acalorar a plateia. Diretor de fitas mais densas, como Contágio e Che, Steven Soderbergh pegou o jeitão leve e agradável da cinessérie Onze Homens e Um Segredo para transpor para as telas uma parte do passado do astro Channing Tatum, ex-stripper e hoje galã de romances, a exemplo de Querido John e Para Sempre. Coproduzido por Tatum, o filme serve para o intérprete revelar suas habilidades — sejam elas dramáticas ou tirando a roupa sensualmente. O roteiro segue uma linha básica e envereda pelos bastidores de uma casa noturna que abriga um clube das mulheres. Mike (Tatum) faz bicos como servente em obras e, à noite, vira Magic Mike, a principal atração do Xquisite, em Tampa, na Flórida. Ao conhecer o tímido Adam (Alex Pettyfer), de 19 anos, Mike o apelida de Kid, apresenta-o ao dono da boate (papel de Matthew McConaughey) e coloca o rapaz no palco para faturar uns dólares da mulherada. Mas, enquanto o jovem Kid se encanta com o mundo do dinheiro fácil, o trintão Mike começa a sentir o peso da profissão (110min). 16 anos. Estreou em 2/11/2012. Legendado: BH Shopping 10, Boulevard 2, Del Rey 1, DiamondMall 1 e 2, Shopping Cidade 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ O MAR NÃO ESTÁ PRA PEIXE — TUBARÕES À VISTA, de Mark Dippé (The Reef 2: High Tide, EUA, 2012). O desenho animado original, de 2006, terminava com o peixinho Pê derrotando o tubarão Troy. Nesta sequência, pouco inspirada, o vilão escapa de uma gaiola com a ajuda do tubarão Ronny e vai atrás de seu inimigo. Feliz da vida, casado e agora pai, Pê se protege em seu recife junto dos amigos. Mas Troy arranja um jeito de infiltrar Ronny por ali, a fim de descobrir os planos de contra-ataque de Pê. Embora fartamente colorida, a animação é apenas mais uma aventura no fundo do mar com a sensação de déjà-vu (75min). Livre. Estreou em 2/11/2012. Dublado: Big Shopping 4, BH Shopping 10, Paragem 3. Dublado, em 3D: Boulevard 2, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2, Shopping Norte 2, Via Shopping 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ ONDE A CORUJA DORME, de Márcia Derraik e Simplício Neto (Brasil, 2010). Em 2001, a dupla de diretores realizou o curta-metragem Coruja, usando o mesmo assunto: a personalidade singular do sambista Bezerra da Silva e a eclética gama de compositores que o cercava. Não contentes, os cineastas decidiram esticar o filme, e o resultado é um documentário musical repetitivo. Até pelas imagens, nota-se que se trata de algo antigo — Bezerra morreu em 2005, aos 77 anos. Além de depoimentos do próprio, há declarações de seus parceiros, em geral homens humildes da Baixada Fluminense que trabalham como bombeiro, carteiro ou técnico de ar-condicionado. Para quem curte o repertório de Bezerra, há 37 canções, entre elas as pérolas Malandragem Dá um Tempo e Malandro É Malandro e Mané É Mané (72min). 12 anos. Estreou em 2/11/2012. Cine Centoequatro.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ POSSESSÃO, de Ole Bornedal (The Possession, EUA/Canadá, 2012). Bom diretor de fitas de terror, o dinamarquês Ole Bornedal (O Principal Suspeito, de 1997) fica aqui à mercê de mais uma trama querendo emular o insuperável clássico O Exorcista. Embora com dois ou três sustos eficientes, o filme encaminha-se para mais do mesmo em sua meia hora final. Começa bem a história de Clyde (Jeffrey Dean Morgan) e Stephanie (Kyra Sedgwick). Separados há mais de um ano, eles têm duas filhas, que se dividem entre as casas de ambos. Clyde possui mais afinidades com a caçula, Em (Natasha Calis). Quando ele compra uma antiga caixa de madeira para a menina, a família passa a notar as mudanças de comportamento dela. Preocupado, Clyde pesquisa sobre o objeto e encontra a resposta: um demônio escapou de lá e se instalou no corpo da garota (92min). 14 anos. Estreou em 2/11/2012. Dublado: Shopping Estação 3. Legendado: BH Shopping 9, Del Rey 4, Paragem 3, Pátio Savassi 6, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ TED, de Seth MacFarlane (Ted, EUA, 2012). Criador do cultuado seriado de animação Uma Família da Pesada (1999-2012), MacFarlane marcou um golaço em sua estreia no cinema (como diretor e roteirista). Além de divertidíssima, a comédia ocupa a sexta posição no ranking das maiores bilheterias de 2012 nos Estados Unidos. Inteligente, perspicaz e recheada de referências ao universo pop, a trama começa em mea­dos da década de 80 e flagra a solidão do menino John. Para fazer companhia ao filho, seus pais o presenteiam no Natal com o tal brinquedo. John quer que Ted ganhe vida, e seu desejo é atendido. Já aos 35 anos, John (Mark Wahlberg) virou atendente numa locadora de carros em Boston, mora há quatro anos no apartamento da namorada (Mila Kunis) e ainda tem em Ted (dublado por Mac­Farlane na versão em inglês) seu único amigo. Ted, olhe só, gosta de cerveja, substâncias ilícitas e, longe de ser um modelo, transa com prostitutas. Impressionante: embora uma criação digital, o personagem de personalidade forte parece mesmo de verdade. MacFarlane não perdoa nada nem ninguém em sua sátira ácida e politicamente incorreta. Os alvos dos disparos hilários incluem judeus, gays, a cantora Norah Jones e o galãzinho Taylor Lautner (Crepúsculo). Trata-se de uma das melhores comédias do ano (106min). 16 anos. Estreou em 21/9/2012. Dublado: Betim Shopping 2, Itaú Power 2, Minas Shopping 6, Shopping Norte 4. Legendado: Del Rey 7, Paragem 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

TRÊS HISTÓRIAS, UM DESTINO, de Robert C. Treveiler (Destiny Road, EUA/Brasil, 2012). Gravado na Carolina do Norte e baseado no livro do missionário R.R. Soares, o drama evangélico está focado em três personagens: o ambicioso pastor Frank (Daniel Zacapa), um rapaz (Kevin L. Johnson) vindo de uma humilde família desestruturada e uma mãe superprotetora (Zoe Myers) que se afastou de Deus após se casar (100min).10 anos. Estreou em 2/11/2012. Dublado: Shop­ping Cidade 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ VALENTE, de Mark Andrews e Brenda Chapman (Brave, EUA, 2012). Produtora de extraordinárias animações, como Monstros S.A., Procurando Nemo e Up, a Pixar inova ao ter, pela primeira vez, uma princesa rebelde como protagonista. Contudo, essa é uma das únicas novidades de um desenho animado correto, gracioso, divertido e emocionante no desfecho. A técnica impecável permanece. Mas o espírito anárquico e revolucionário da Pixar parece estar se igualando aos comportadinhos e recentes trabalhos da Disney, na linha de Enrolados. Na trama, a princesa Merida cresceu com gana de ser arqueira, para desgosto da mãe. Seus pais, então, decidem arranjar-lhe um pretendente. Merida não aceita tal imposição e, na floresta, encontra uma bruxa capaz de dar uma mexidinha em seu destino (100min). Livre. Estreou em 20/7/2012. Dublado: Pampulha Mall 1. Dublado, em 3D: Pátio Savassi 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ 007 — OPERAÇÃO SKYFALL, de Sam Mendes (Skyfall, 2012). Dos três filmes com Daniel Craig no papel de James Bond, este é o melhor. Há várias surpresas indicando suas qualidades, a começar pela direção esfuziante de Sam Mendes, um ci­neas­ta mais afeito a dramas, a exemplo do premiado Beleza Americana (1999). A trama, simples e básica, vem recheada de diálogos saborosos, sobretudo no primeiro confronto entre Bond e o vilão interpretado com muito gosto por Javier Bardem — há uma história sobre ratos aprisionados desde já antológica. Embora com fotogênicas locações em Istambul e Xangai, o enredo concentra-se em Londres, sede do MI6, o órgão britânico de inteligência. A aventura tem início em Istambul no momento em que o agente 007 persegue um bandido (papel do sueco Ola Rapace) de posse de uma lista com nomes de terroristas. A agente Eve (Naomie Harris) ajuda o colega na missão e, mesmo sem ter o vilão na mira, recebe ordem da chefe M (Judi Dench) para atirar. A bala, contudo, atinge Bond. Dado como morto, ele ressurge tempos depois na capital inglesa, para surpresa de M, e, persistente, vai atrás do homem que estaria por trás do terrorismo internacional. Com Albert Finney e Ralph Fiennes (143min). 16 anos. Estreou em 26/10/2012. Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 1, BH Shopping 5, Minas Shop­ping 3, Pampulha Mall 1 e 2, Shopping Estação 4 e 5, Shopping Norte 1. Legendado: BH Shopping 2 e 3, Boulevard 3, Del Rey 3, Diamond Mall 4, Minas Shopping 3, Paragem 2, Pátio Savassi 4 e 5, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 4 e 5, Via Shopping 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE